Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sábado, fevereiro 14, 2009

Andorinha leva 13 dias para ir do Brasil aos EUA

Uma andorinha-azul fez o trajeto entre a Amazônia e o Estado americano da Pensilvânia em apenas 13 dias, surpreendendo cientistas do Canadá, que pela primeira vez conseguiram rastrear toda a rota migratória dessas aves individualmente.

Longa jornada
A mesma andorinha-azul tinha levado 43 dias na sua "viagem" de ida - uma distância de cerca de 15 mil km-, quando migra para o sul para evitar o inverno no Hemisfério Norte.
Ao retornar na primavera seguinte, a ave percorreu em média 577 km por dia.

Em um estudo publicado na revista científica Science, os pesquisadores afirmam ter descoberto que essa distância percorrida por dia chega a ficar entre o dobro e o triplo do que se acreditava até agora.

'Geolocalizador'
A pesquisa só foi possível graças a um minúsculo dispositivo de rastreamento colocados nos dorsos desses pequenos pássaros, que têm peso médio entre 40 g e 50 g.

O "geolocalizador" pesa cerca de 1,5 g, e é normalmente colocada nos pés das aves maiores, como os albatrozes.

Até agora, os cientistas estudavam as andorinhas-azuis rastreando o vôo de um bando inteiro com radares em distâncias curtas, e analisando seu comportamento nas suas paradas.

Pesquisa
Para a atual pesquisa, os biólogos da Universidade de York em Toronto, no Canadá, colocaram os dispositivos de rastreamento em 14 tordos-do-bosque e 20 andorinhas-azuis, em agosto de 2007. Quando recuperaram cinco dos tordos e duas andorinhas em abril de 2008, ficaram surpresos com a velocidade de vôo registrada.
Segundo os cientistas, os pássaros voaram de duas a seis vezes mais rápido na "viagem" de volta do que na ida, o que lhes dá uma vantagem sobre outras espécies na busca por um território propício para se reproduzirem.

Fontes: BBC Brasil - 13 de fevereiro de 2009 e Science Magazine, 12 February 2009

Comentário
Algumas indagações:
Como os pássaros podem ler o campo magnético da Terra? Como conseguem identificar sua posição geográfica? Como podem migrar milhares de quilômetros e encontrar a mesma árvore?
Deve existir no pássaro algum tipo de sensor que atrai o campo magnético? Como os pássaros reconhecem as correntes de ar ascendentes, para permanecer praticamente imóveis por longos períodos de tempo e economizar energia?

Marcadores:

posted by ACCA@5:31 PM