Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, janeiro 09, 2009

Earthrace bate recorde mundial de circunavegação movido a biodiesel

Foto ampliada
Às 13 h 42 min, horário local, sexta-feira, 27 de junho de 2008, Earthrace cruzou a linha final em Sagunto, Espanha quebrando o recorde mundial de velocidade de circunavegação do globo para um superbarco (Powerboat).

O Earthrace é o mais rápido dos barcos do tipo eco-barco (combustível ecológico), completou a circunavegação de 24.000 milhas náuticas em 60 dias, 23 horas e 49 minutos, batendo o recorde mundial anterior de 1998 do superbarco, Cable & Wireless, que cobriu o percurso em 74 dias, 23 horas e 52 minutos, em quase 14 dias.


Foto: Rota da circunavegação do globo


Construção
A construção da Earthrace iniciou-se em fevereiro de 2005, e 14 meses depois foi lançado em Henderson Creek, em Auckland, Nova Zelândia. Um total de 14.000 horas de trabalho foram gastos, acrescido de muito mais de milhares de horas de voluntários que ajudaram na construção. A estimativa de custo foi de 2 milhões de dólares.

A construção do Earthrace baseou‑se fortemente em cooperação de voluntários, e isso foi evidente em todo o processo de construção. Escolas locais, grupos ambientalistas, estudantes e profissionais altamente qualificados todos doaram generosamente seu tempo ao projeto.
Do mesmo modo, quase todos os hardwares e equipamentos em Earthrace foram doados ou patrocinados. Centenas de companhias de todo o mundo contribuíram na preparação do Earthrace.

Característica do Earthrace
O Earthrace foi projetado por Craig Loomes Design Group e construído por Calibre Boats, uma empresa especializada em embarcações de materiais compostos de alta tecnologia, da Nova Zelândia. A embarcação foi construída especialmente para bater o recorde de circunavegação do globo em barco a motor.
Ele é totalmente movido a biodiesel e com finalidade de demonstrar a eficiência dos biocombustíveis como fonte alternativa de combustível..
O superbarco foi projetado para ondas de até 15m (50 pés) e em mergulho subaquático (submergir) até 7 m (23ft). Acima de 7 m de mergulho subaquático o casco provavelmente implodirá. As condições mais adversas que a tripulação encontrou foram ondas de 12 m (40 ft) e ventos de 80 km, e o pára-brisa do superbarco foi coberto com 5 m de água, numa condição subaquática.
Um membro da tripulação descreveu a experiência como "a mais brutal coisa que tinha feito".

Tipo de casco
É um trimarã do tipo wavepiercing (penetra nas ondas, submergir). Tem três cascos deste tipo, o que significa que foi projetado para atravessar as ondas em vez de flutuar sobre elas. Também se denomina monocasco estabilizado.
Seu desenho permite que a embarcação navegue por mares turbulentos com maior velocidade do que as embarcações convencionais.
É construído com uma estrutura do tipo sanduíche com três camadas de fibra de carbono, Kevlar e fibra de vidro, e um núcleo de espuma Diab de 40 mm entre as camadas de fibra de carbono.
O pára brisa é formado por lâminas de vidro endurecida, com uma espessura de 17 mm. É composto por duas lâminas de vidro de 8 mm, coladas com uma resina especial que os torna extremamente resistente.

Dados técnicos
Comprimento: 24 m
Largura: 8,05 m
Calado (sem combustível): 1,0 m
Calado (carregado de combustível): 1,3 m Peso (sem combustível): 13 t
Peso (carregado de combustível): 23 t
Velocidade máxima: 40 nós
Autonomia (6 nós): 14.000 milhas náuticas
Autonomia (25 nós): 2.000 milhas náuticas
Capacidade de combustível: 11.500 litros
Tipo de combustível: Biodiesel ou diesel
N.º de tripulantes: 4
N.º de camas: 6
Motores: 2 Cummins Mercruiser QSC 540
Caixas de mudanças: ZF 305A (relação 1.4:1)

Chamar a atenção para o potencial de fontes alternativas de combustível
A circunavegação do Earthrace teve como objetivo também promover internacionalmente o desenvolvimento de combustíveis renováveis.
Depois desta viagem, o barco será usado para testar, em condições extremas, o programa de inovação e desenvolvimento de combustíveis sustentáveis de nova geração produzido pela SGC Energia, em particular os combustíveis resultantes de micro-algas e de óleo vegetais não alimentício e os resultantes da valorização energética dos resíduos urbanos.

Fotos ampliadas

Fontes: Earthrace, Calibre Boats, The Guardian e Mail Online



Comentário:
O Earthrace lembra muito a espaçonave futurística, USS Entreprise do filme Star Trek. O projeto é magnífico e a criatividade humana não tem limite.

Marcadores: ,

posted by ACCA@10:01 PM