Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, dezembro 30, 2008

Sem o dedo mindinho, a mão está quase perdida


1- Primeiro quirodáctilo, polegar.
2- Segundo quirodáctilo, indicador.
3- Terceiro quirodáctilo, dedo médio.
4- Quarto quirodáctilo, dedo anelar
5 - Quinto quirodáctilo, dedo mínimo, dedinho ou mindinho.

O mindinho, o humilde dedo mínimo, sempre foi considerado um acessório decorativo, uma extensão elegante da taça de vinho.

Então o que perde quem não o tem?
"Perde 50% da força da mão, facilmente", disse Laurie Rogers, terapeuta ocupacional com certificação em terapia da mão, do Hospital Nacional da Reabilitação, em Washington. Ela explicou que, enquanto a função dos dedos indicador e médio, junto com o polegar, é de pinçar e agarrar, o mindinho se une ao anular para dar força.

Experiência própria: fratura do mindinho
Eu soube disso em abril deste ano, quando caí e quebrei um osso -da espessura de um lápis- na base do dedo mínimo direito. A fratura aconteceu na articulação metacarpofalangeana (MCF), onde o dedo se une à mão. Cinco meses depois, o dedo não dobrava sozinho. Eu não podia cerrar o punho, manipular uma raquete de tênis nem segurar halteres com firmeza.
Minha situação estava longe de ser rara. Fraturas do dedinho e do seu metacarpo -osso que se estende da base do dedo até dentro da mão- ocorrem com quase o dobro da freqüência de fraturas em outros conjuntos do dedo.
"As pessoas acham que se não dói e dá para mexer o dedo é porque não está quebrado", disse Scott Edwards, chefe de cirurgia de mão e cotovelo do Hospital da Universidade Georgetown, em Washington. "Isso simplesmente não é verdade."

Operação
Consertar um dedinho quebrado pode envolver pinos, placas e parafusos. Oito dias depois da minha queda, dois pinos foram inseridos pela articulação MCF. Esse procedimento ambulatorial religou minha falange proximal e fortaleceu o nó médio do dedo. Um gesso foi aplicado da ponta dos dedos ao cotovelo.
Doze dias depois, o gesso foi retirado, e a reabilitação começou. Fui rápido para a fisioterapia, mas caí numa terapeuta que era tímida demais para manipular o meu dedo. Quando encontrei outra, meu dedo estava rígido, e o surgimento de fibroses (tecido cicatricial) parecia bem avançado.

Problema: fibrose
A fibrose é bem mais proeminente e problemática nos dedos porque praticamente não há músculo, e os tendões ficam diretamente sobre o osso. Acumular fibrose no dedo mínimo equivale a "pôr cola dentro de um relógio", segundo Benson.
Uma ressonância magnética do dedo, feita depois que os pinos haviam sido retirados, confirmou que a fibrose havia imobilizado os tendões flexores, que são os tendões, no lado da palma, que permitem que os dedos se dobrem. Além da falta de terapia adequada no prazo necessário, a genética também pode ter contribuído, já que algumas pessoas criam fibroses com mais facilidade que outras.

Cirurgia
Em outubro, me submeti a uma tenólise dos flexores, na qual Edwards liberou meus tendões. No dia seguinte à cirurgia, iniciei a fisioterapia. No começo deste mês, completei o tratamento. Meu dedo agora se dobra com facilidade, e a mão recuperou a sua força habitual. De quebra, o humilde mindinho conquistou o meu respeito.

Fonte: Folha de São Paulo e The New York Times - 29 de dezembro de 2008

Vídeo: Acidente com serra circular de mesa (table saw), mostrando a mão do trabalhador, quatro meses após o acidente.


Comentário:
A mão é um dos principais instrumentos de trabalho do profissional. Perdê-la significa não só um grande trauma físico e psicológico como o fim inesperado da força de trabalho do empregado.

Os acidentes de trabalho envolvendo as mãos têm chamado a atenção pelos índices elevados. Nos dados oficiais, eles envolvem desde os traumáticos até aqueles denominados ferimentos menores e doenças ocupacionais.

Durante o ano de 2007, foram registrados no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) cerca de 653,1 mil acidentes do trabalho. Comparado com 2006, o número de acidentes de trabalho aumentou 27,5%.

No ano de 2007, os acidentes de trabalho, com maior participação foram;
■ ferimentos do punho e da mão – 11,5%
■ dorsalgia – 7,8%
■ e fratura ao nível do punho ou da mão – 6,4 do total

As partes do corpo com maior incidência de acidentes de motivo típico foram;
■ dedo – 30,4%
■ mão (exceto punho ou dedos) – 9%
■ pé (exceto artelhos) - 7,3% do total.

Os números mostram que, em todo o Brasil, as partes do corpo mais atingidas foram justamente as mãos e os dedos, totalizando 171.218 registros. Na seqüência aparecem os pés, com cerca de 36 mil ocorrências.

Marcadores:

posted by ACCA@9:32 PM