Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, dezembro 19, 2008

Foto de menina em favela do Haiti ganha prêmio do Unicef




















A imagem de uma menina haitiana caminhando descalça em meio à água e sujeira em um bairro pobre de Porto Príncipe, obra da fotógrafa belga Alice Smeets, foi escolhida em Berlim, como a melhor fotografia de 2008 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Ela foi escolhida entre 1.450 fotos, segundo a entidade.
A foto, tirada em julho de 2007, em um bairro pobre da capital haitiana, mostra uma menina com um vestido branco e laços no cabelo da mesma cor, andando junto a porcos e cercada de lixo.

Favela no Haiti
Na favela os haitianos convivem com porcos soltos pelas vielas, onde o esgoto corre a céu aberto e o cheiro ruim chega a ser insuportável até mesmo para quem passa de carro pelo local.
Também é grande o numero de amontoados de lixo que se pode avistar pelas ruas da cidade, a maioria palha de milho, garrafas plásticas e sobras de cachos de banana.
A água que se mistura ao esgoto é usada para lavar a comida, além da limpeza de carros, motocicletas e vans. Alguns armazenam a água do esgoto em garrafas e bacias para, posteriormente, usar para lavar as roupas e utensílios em geral.
Também e comum ver os porcos andando sobre a água. Eles dividem o mesmo espaço com as pessoas. Ambos vasculham até os montes de lixo na tentativa de obter comida.

Fonte: G1 e Folha Online - - 18 de dezembro de 2008

Vídeo
Uma equipe multimídia da Agência Brasil, formada pelos jornalistas Aloisio Milani (direção), Marcello Casal Jr. (fotografia) e Oswaldo Alves (cinegrafia) partiu para registrar, sem escolta da Organização das Nações Unidas (ONU), o cotidiano da mais pobre favela de Porto Príncipe, Cité Soleil.

Comentário:
O Haiti é a nação mais pobre das Américas
População: 8,4 milhões
280 mil habitantes: 3,4% da população tem o vírus da Aids
Expectativa de vida: 52 anos (a média na América Latina é de 69 anos)
80% da população vive abaixo da linha de pobreza
80% da população economicamente ativa está desempregada
47% da população é analfabeta
Mortalidade infantil: 73,4 mortos por mil nascidos vivos
75% das crianças não são vacinadas
PIB: US$ 3,6 bilhões (1999)
Renda per capita anual: US$ 440 em 2003 (um sexto da brasileira)
Posição no IDH: 153o lugar entre 177 países no Índice de Desenvolvimento Humano da ONU (o Brasil é o 63º)

Marcadores:

posted by ACCA@5:16 PM