Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, dezembro 26, 2008

Bleve em trem cargueiro em Murdock, Ilinóis

Em 3 de setembro de 1983, em Murdock, Ilinóis, EUA, um trem cargueiro transportando propano e isobutano descarrilou provocando incêndio e posteriormente explosão com Bleve. Houve duas explosões com Bleve;
■ a primeira com propano, nota-se que no vídeo um dos vagões é lançado a quase 1 km.
■ a segunda explosão muito mais violenta com isobutano, com um clarão que foi visto a dezenas de quilômetros.

O motivo do descarrilamento foi a péssima conservação de dormentes dos trilhos.





Como ocorre o BLEVE (boiling liquid expanding vapor explosion)?
Um BLEVE ocorre quando há ruptura de um tanque sob pressão.
Mas que fenômeno físico ocorre?
Para compreender o fenômeno, devemos levar em consideração os seguintes fatores:
■1.A pressão interior do reservatório
Quando o reservatório está aquecido, há um aumento de pressão no seu interior.
■ 2 Quantidade de líquido
Quando o reservatório está aquecido, a substância em seu interior se transforma do estado líquido em estado gasoso. Há uma diminuição da quantidade de líquido no reservatório, aumentando bruscamente a temperatura bem acima do ponto de ebulição.
■ 3 Superfície exposta
O líquido no interior do tanque pode absorver uma parte do calor das paredes do reservatório e diminui a velocidade de seu enfraquecimento. Porém a quantidade de líquido diminui e a superfície do reservatório, exposta e sem defesa, aumenta a sua temperatura.
■ 4.Resistência material do reservatório
A superfície do reservatório superaquece gradativamente, a resistência do reservatório diminui cada vez mais. A 400o C o aço perde 30% de sua resistência . A 700o C o aço perde 90% de sua resistência. Em geral a superfície do reservatório superaquece e perde suas propriedades mecânicas, levando à ruptura. Quando a pressão interior aumenta além do que pode suportar o tanque, ele se rompe e o BLEVE ocorre. É preciso igualmente compreender quanto menor o tanque, mais rapidamente ocorrerá o BLEVE, devido à facilidade de aquecimento, a pressão aumentará no seu interior e as paredes do tanque enfraquecerão.

O BLEVE pode ocorrer em pequenos reservatórios:
Bola de fogo (fireball)
Fenômeno que se verifica quando o volume de vapor inflamável, inicialmente comprimido num recipiente, escapa repentinamente para a atmosfera e, devido à despressurização, forma um volume esférico de gás, cuja superfície externa queima, enquanto a massa inteira eleva-se por efeito da redução da densidade provocada pelo superaquecimento.

Fonte : Université Queen’s, Kingston – Ontário – Canadá – A.M. Birk – pesquisador

Marcadores: ,

posted by ACCA@1:19 PM