Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, dezembro 09, 2008

Acidente com extintor de incêndio em Home Center

O incidente na Home Depot começou aproximadamente às 14 h 15 min, 9 de abril de 2006, domingo à tarde, quando um cliente conduzindo um carrinho de compras pela seção de pintura da loja bateu em um extintor de 10 kg fixado na parede, que aparentemente causou à descarga.
O extintor soltou com violência irritante substância química de fosfato de amônio, composto químico retardante ao fogo usado também em fertilizantes. Embora o produto químico seja considerado não tóxico, ele pode causar irritação quando inalado.

Atendimento de emergência
"A loja ainda estava sendo estava evacuada, quando chegamos ao local," disse Daniel King, chefe de emergência da cidade de Greene. Acrescentando que não tinha certeza quantas pessoas estavam no interior naquele momento.
O pessoal de emergência inicialmente tratou dois pacientes, mas muito mais pessoas começaram queixar-se da falta de respiração e irritação nos olhos.

Vítimas
O pessoal de emergência tratou de 14 pessoas, sendo 11 delas foram encaminhadas aos hospitais da cidade. O mais seriamente afetado foi um homem que sofreu um ataque de asma grave.

Unidade de Resgate
O incidente foi atendido por membros da unidade de gerenciamento de emergência do condado de Greene com paramédicos e pessoal de resgate de Coxsackie, de Catskill, de Cairo e de Leeds.
"No início foi uma grande incógnita," disse Daniel. "Eu nunca tive qualquer coisa semelhante a isto até agora, um extintor de incêndio."

Home Depot
O porta-voz do setor de comunicação corporativo da companhia em Atlanta, Yancey Casey, disse que a loja foi fechada e uma empresa foi contratada para ajudar na limpeza.

Fonte: Times Union - Monday, April 10, 2006

Comentário:
Na maioria das vezes, em um incidente como esse, consideramos quase banal. Mas não preocupamos com as conseqüências, onde ocorreu o problema, o meio ambiente. O meio ambiente pode ser, clientes, funcionários, etc. Entre eles, poderemos encontrar algumas pessoas alérgicas, outras asmáticas, ou aquelas que entram em pânico devido à ocorrência. Se no local não tiver atendimento de emergência, as conseqüências serão muito mais graves, provavelmente com risco de vida.

Característica do fosfato de amônio:
Irritante para o nariz e a garganta. Irritante para os olhos. Se inalado, causará tosse ou dificuldade respiratória.

Marcadores:

posted by ACCA@9:46 PM