Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, novembro 25, 2008

Irmãos morrem afogados na praia


No domingo, 23 de novembro de 2008, início da manhã, por volta das 7 horas, o ônibus de excursão de Carapicuíba, município da Grande São Paulo, chegou à praia José Menino em Santos, na Baixada Santista. Os pais dos meninos pediram que Luiz Henrique, 14 anos, tomasse conta dos irmãos, João Marcos Oliveira, 8 anos, e Henry Oliveira, de 11 anos e uma amiga de 7 anos e não entrasse no mar e era a primeira vez que as crianças viam o mar. No entanto, três entraram na água.

Afogamento
A água empurrou e a gente caiu. Comecei a bater na água, subiu um por cima do outro. Quando vi, já estavam longe - diz Henry Oliveira, irmão de João Marcos e Paulo Henrique.
Quando viu as crianças se afogando, Paulo Henrique Souza Oliveira, de 14 anos, entrou para salvar os irmãos. João Marcos chegou a ser retirado da água com vida, mas morreu antes de chegar ao hospital. Gerciane foi resgatada em estado grave e está internada na Santa Casa de Santos. Luiz Henrique Souza Oliveira permanece desaparecido

Guarda-vidas
"O guarda-vida estava pegando o serviço. Ele entraria às 8 horas, mas chegou antes e conseguiu retirar os dois do mar, o outro afundou", disse o tenente.
Cinco homens do Corpo de Bombeiros trabalharam nas buscas pelo adolescente, de 14 anos, até o anoitecer com o apoio de uma lancha e de um bote.

Corpo aparece
O corpo do garoto de 14 anos apareceu por volta das 8 h de segunda-feira, 25 de novembro, perto do emissário submarino. Foi retirado do mar pelos bombeiros, que informaram que ele estava preso nas pedras.

Salva vidas
"O guarda-vida estava pegando o serviço. Ele entraria às 8 horas mas chegou antes e conseguiu retirar os dois de oito anos do mar, o outro afundou", disse o tenente do Corpo de Bombeiros Carlos Silva
Cinco homens do Corpo de Bombeiros trabalharam nas buscas pelo adolescente, de 14 anos, até o anoitecer com o apoio de uma lancha e de um bote.

Família desesperada
O pai dos garotos, Almir Lima de Oliveira, estava desesperado. Primeira vez que trouxe meus filhos para conhecer o mar e dois morrem. Nós chegamos, e eles estavam na areia e foram para o mar. Eu falei, ”cuidado".
Menina sobrevivente
A menina Gerciane Pessoa Simião de Souza, de 7 anos, respira com ajuda de aparelhos e é mantida sedada na UTI da Santa Casa de Santos. Segundo o hospital, ela foi resgatada inconsciente e engoliu muita água do mar. A avaliação neurológica só poderá ser feita quando a criança sair do estado de sedação.

Praia sem sinalização
O trecho da praia José Menino, em Santos, onde ocorreram os afogamentos estava sem sinalização. A área, perto do emissário submarino, é de forte correnteza e apenas surfistas experientes se arriscam a entrar no mar no local.
O tenente do Corpo de Bombeiros Agdes Garibaldi, disse que as placas somem por ação de vândalos ou arrastadas pelo mar. Apenas quando o guarda-vidas chega é que ele verifica e repõe as placas que faltam. No domingo, a excursão chegou cedo a Santos. Os meninos se afogaram por volta de 7h45m. Os guarda-vidas, segundo os bombeiros, começam a trabalhar às 8h. Um deles chegou 15 minutos mais cedo à praia e conseguiu ajudar a retirar as crianças.

Fonte: Yahoo Noticias – 23 de Novembro de 2008 e Globo Online – 24 de novembro de 2008

Comentário
A falta de conhecimento dos pais dos perigos que existem no mar, quando levam filhos pequenos a praia. O que seria um passeio divertido com os filhos virou uma tragédia. O menor descuido é fatal. É o que aconteceu.
No artigo publicado, Cuidado! As crianças estão chegando! Férias, Verão, Água! – relata os perigos e recomendações sobre diversão na água.
http://zonaderisco.blogspot.com/2008/11/cuidado-as-crianas-esto-chegando-frias.html

O que mais acontece nos clubes e praias; “De todas as crianças com idade pré-escolar que se afogam, 70 por cento estão com cuidados de um ou ambos os pais no momento do afogamento e 75 por cento perderam de vista durante cinco minutos ou menos”. Orange County, Califórnia, Fire Authority.

Recomendações do Corpo de Bombeiros
■ Quando chegar à praia procure orientação de um guarda-vidas para saber qual o local mais seguro para o banho de mar.
■ Não abuse do álcool, ele faz você perder a noção do perigo.
■ Comer demais e entrar na água é perigoso, você corre o risco de ter uma congestão.
■ Não avance além da linha do umbigo. Lembre-se: "Água no Umbigo Sinal de Perigo”. Para crianças até a altura do joelho.
■ Não confie em bóias, pranchinhas e objetos flutuantes. Eles transmitem uma falsa impressão de segurança.
■ Evite entrada brusca no mar após longa exposição ao sol. Há o risco de choque térmico e desmaio.
■ Evite exposição excessiva ao sol, pois há o risco de insolação.
■ Pais e responsáveis por crianças devem dar atenção especial a elas quando estiverem nas praias, procurando sempre identificá-las com pulseiras que são distribuídas gratuitamente nos Postos de Bombeiros.
■ Quando as crianças forem para o mar, devem estar sempre acompanhadas.
■ Caso esteja em situação de risco no mar, sendo arrastado por uma correnteza, não entre em pânico; procure boiar e, em seguida, peça socorro, ou nade paralelamente à praia.
■ Se encontrar alguma pessoa em dificuldades no mar, não tente salvá-la. Jogue uma bóia e avise ao guarda-vidas mais próximo. Ele saberá como agir.
■ Afaste-se das praias em caso de temporal ou raios.

Marcadores:

posted by ACCA@1:14 PM