Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quarta-feira, novembro 05, 2008

Equipes de Emergência

A Equipe de Emergência (EE), composta de funcionários treinados para realizar tarefas específicas antes, durante e depois de uma emergência, pode minimizar perdas potenciais de patrimônio em sua empresa.
Nunca é demais enfatizar a importância de uma resposta rápida e bem treinada. As estatísticas da "Factory Mutual Insurance Company", mostram que as perdas médias por incêndio podem reduzir mais de 70 por cento com a atuação de uma EE efetiva.

Com uma Equipe de Emergência eficiente, a sua empresa pode:
■ diminuir a gravidade de perdas de patrimônio
■ evitar interrupções onerosas nos negócios
■ ajudar a manter a participação no mercado e conservar funcionários experientes
■ evitar o risco de ter de se submeter as novas normas de construção que, em alguns casos, podem tornar os custos de reconstrução proibitivos ou exagerados.
■ elevar o moral do funcionário, delegando maior responsabilidade e autoridade no controle de perdas.

O Desafio
Emergências são eventos inesperados, potencialmente destruidores.
Incluem;
■ incêndios, exp1osões, acidentes nucleares e com materiais perigosos e,
■ desastres naturais, como; vendaval, inundações e ciclones.

Uma EE eficiente e treinada, composta de ele­mentos mais familiarizados com a empresa e suas operações, pode responder rapidamente a uma emergência e ajudá-la a recuperar-se com um mínimo de danos e prejuízos.

Como iniciar um programa
Uma EE é formada por funcionários que são treinados para cumprir as seguintes funções:
■ Chefe
■ Responsável pelo Alarme
■ Operador de Válvula de Controle de Sprinklers
■ Operador de Bomba de Incêndio
■ Brigada do Incêndio
■ Operador de Linha
■ Eletricista
■ Equipe do Salvamento (Recuperação)

Para assegurar que a EE seja orientada para as condições globais específicas, a FM Global definiu níveis de capacitação baixos, modera­dos e altos para cada uma dessas funções e para o treinamento da EE e o planejamento do Corpo de Bombeiros e da EE.
O nível de conhecimento/habilidade para cada função é determinado pelo responsável da empresa e pelas suas necessidades. Um especialista de prevenção de perdas pode ajudar na adaptação dessas funções para a formação de uma EE que possa proteger a empresa de forma efetiva.

Definições dos Níveis de Capacitação da EE

Chefe
Baixo - Conhece o layout do prédio; as rotas de acesso para o Corpo de Bombeiros; técnicas de combate a incêndios incipientes; uso e manutenção de dispositivos de proteção de incêndio. Pode arcar com outras responsabilidades da EE. Tem acesso à alta gerencia.

Adapte essas funções para formar uma EE, que possa proteger as instalações de sua empresa de forma efetiva.

Moderado - Todas as habilidades acima. É familiarizado com métodos de recuperação, processos e riscos inerentes. Pode treinar outros membros da EE. Garante o preenchimento de todas as posições-chave do EE (se necessário, substitui outros).
Alto - Todas as habilidades baixas e moderadas. Tem conhecimento total de riscos específicos e processos; treinamento e experiência suficientes no combate a incêndios para dirigir o pessoal da EE e dar assistência ao Corpo de Bombeiros; conhecimento de atuação em desastres, de planejamento e treinamento e da filosofia correspondente de sistema de comando. Não substitui mais do que uma posição na EE.

Responsável pelo Alarme
Baixo - Comunica o incêndio ao Corpo de Bombeiros e fornece informações preliminares sobre a localização das chamas.
Moderado - Chama o Corpo de Bombeiros e comunica o tipo de incêndio, localização e processo envolvido. Tem conhecimento dos procedimentos de incêndio pré-estabelecidos com o Corpo de Bombeiros (veja o nível moderado de Planejamento do Corpo de Bombeiros/Equipe de Emergência).
Alto - Possui todas as habilidades baixas e moderadas e conhecimento dos procedimentos de incêndio pré-estabelecidos com o Corpo de Bombeiros (veja o nível alto de Planejamento do Corpo de Bombeiros/ Equipe de Emergência).

Operador de Válvula
Baixo - Sabe onde, quando e como os equipamentos de controle de incêndios devem ser manuseados para assegurar funcionamento em uma situação de incêndio.
Moderado - Conhece o projeto, layout e operação de equipamentos de proteção de incêndios. Conhece todos os locais/áreas controlados por válvulas individuais de controle de sprinklers.
Alto - Possui todas as habilidades baixas e moderadas e tem substituto permanente e treinado 24 horas por dia.

Operador de Bomba
Baixo - Pode verificar que a bomba de incêndio esteja funcionando e pode desligá‑la quando instruído pelo responsável.
Moderado - Possui as habilidades acima. Mantém e opera a bomba regularmente e está disponível durante um incêndio para assegurar operação adequada da bomba.
Alto - Todas as habilidades baixas e moderadas. Sabe como tomar as providências corretivas, como ajustar as gaxetas de vedação que estejam frouxas ou começando a "fumaçar". Tem substituto permanente e treinado 24 horas por dia.

Brigada de Incêndio

Baixo - Conhece a localização dos equipamentos de combate a incêndio e é treinada para usar extintores de incêndio para controlar incêndios incipientes.
Moderado - Possui as habilidades acima, mais treinamento adequado para usar mangueiras leves em incêndios incipientes. Conhece a localização e pode operar manualmente sistemas de dióxido de carbono (CO2), pó químico e outros sistemas extintores. Conhece os riscos de quaisquer mecanismos de paralisação do sistema.
Alto - Treinada adequadamente para desempenho avançado no combate interno e externo de incêndio. Há necessidade de roupas de proteção e pode haver necessidade de apare­lhos respiratórios. Há linhas gerais de análise de desempenho estabelecido para os membros da brigada de incêndio, definindo níveis básicos de capacitação, habilidade, conhecimento, níveis de segurança e limitações.

Operador de Linha
Baixo – Tem acesso a serviços externos para desligar o fornecimento de gás, água e vapor. Tem disponibilidade de 24 horas desses serviços.
Moderado - Capaz de controlar eficiente­mente os sistemas de gás, água e vapor durante as horas normais de expediente. Tem acesso a serviços externos para casos de emergência em períodos sem expediente ou para situações além da capacidade dos serviços internos.
Alto – Tem disponibilidade permanente de pessoal totalmente qualificado para dominar uma ocorrência catastrófica ou situação além do escopo do pessoal treinado em outros turnos.

Eletricista
Baixo - Acesso a serviços externos capazes de desligar o fornecimento de energia elétrica. Tem disponibilidade de 24 horas desses serviços.
Moderado - Capaz de controlar eficiente­mente os sistemas elétricos durante as horas normais de expediente. Tem acesso a serviços externos para casos de emergência em períodos sem expediente ou para situações além da capacidade dos serviços internos.
Alto – Tem disponibilidade permanente de pessoal totalmente qualificado para dominar uma ocorrência catastrófica ou situação além do escopo do pessoal treinado em outros turnos.

Equipe de Recuperação
Baixo - Pode avaliar a necessidade de operações de recuperação de materiais e equipamentos e têm planos de contingência e com serviços externos, em função do tipo da ocupação. Tem acesso a alta gerencia.
Moderado - Possui todas as habilidades acima. Pode conduzir operações de recuperação de materiais e equipamentos menores. Têm planos de contingência e um serviço externo contratado para áreas especiais. Conhece as prioridades de recuperação para a empresa, incluindo equipamentos de produção, estoques, provisões e produtos acabados.
Alto - Todas as habilidades baixas e moderadas. Pode conduzir operações de recuperação em conjunto com serviços externos. Tem um plano de contingência formalizado e equipamentos e materiais disponíveis, além de acesso a serviços de múltiplos fornecedores.

Treinamento da EE

Baixo – Reuniões trimestrais onde as posições-chave e responsabilidades da EE são atualizadas. Treinamento para novos membros.

Certifique-se de que a EE esteja treinada e capacitada para o seu tipo de ocupação e nível de risco.

Moderado – Reuniões trimestrais com exercícios de treinamento em sessões alternadas. Reuniões rápidas mensais com o encarregado, seu substituto e novos membros.
Alto- Reuniões trimestrais de treinamento com exercícios práticos em sessões alterna­das. Anualmente, realiza-se pelo menos uma sessão de oito horas de treinamento simula­do com fogo; uma sessão de treinamento com equipamento de respiração e um exercício da EE em conjunto com o Corpo de Bombeiros.
Deve-se revisar rapidamente os procedi­mentos e operações da EE mensalmente para assegurar que as atribuições e exigências de treinamento estejam em dia.

Planejamento do Corpo de Bombeiros/EE
Baixo - Visita anual do Corpo de Bombeiros ou o Corpo de Bombeiros tem um plano pré‑estabelecido de combate a incêndios para a empresa.
Moderado - Visita anual do Corpo de Bombeiros e reunião com a EE.
Alto - Visita anual do Corpo de Bombeiros que inclui visita completa às instalações e realização de exercícios de treinamento com a EE. O
Corpo de Bombeiros deve ter um mapa da instalação indicando as áreas que possuem sprinklers e as que não possuem (incluindo quaisquer deficiências dos sprinklers) e a localização de ocupações e processos perigosos.

Níveis básico e dirigido de controle
A fim de obter o melhor aproveitamento em termos de custo-benefício da proteção da empresa, a empresa poderá avaliar (se necessário com auxílio de um especialista em prevenção de perdas) o papel da Equipe de Emergência em sua estratégia global de gerenciamento de riscos.
Primeiro, a empresa terá de assegurar a formação de uma Equipe de Emergência eficaz. Dependendo, da natureza de suas operações e do nível das outras medidas de controle de perdas que a sua empresa possa ter como proteção por sprinklers automáticos, e do tipo de ocupação pode-se optar por trabalhar em um nível de controle mais dirigido e sofisticado. O nível dirigido assegurará um maior controle da extensão de eventuais incêndios.
A empresa encontrará seu nicho em algum lugar entre o nível básico, de proteção localizada, e o nível dirigido, que demanda mais envolvimento e co1aboração. Embora possa não ser necessário em todos os tipos de empresas, o nível dirigido certamente aumentará o controle e reduzirá o custo de perdas.

Descrição dos elementos-chave para Equipe de Emergência.

Equipe de Emergência
Elementos Básicos

De uma forma geral, em um bom programa de prevenção de perdas para Equipes de Emergência, deve identificar os riscos na instalação e discutir alternativas. Estabeleça formalmente um EE composta dos elementos-chave apropriados. Algumas empresas têm altos potenciais de perdas por incêndios inerentes a seus processos. Em conseqüência, deve-se examinar cuidadosamente os níveis de capacitação (se necessário com auxílio de um especialista em prevenção de perdas) da Equipe de Emergência; baixo, moderado ou alto, é mais apropriado para a empresa.

Elementos dirigidos
Alem dos elementos básicos, certifique-se de que a EE tenha treinamento e material adequado ao seu tipo de ocupação e aos níveis de risco existentes.

Para alcançar um nível dirigido, é necessário atingir um nível mais alto nas seguintes funções:
■ brigada de incêndio
■ equipe de recuperação
■ treinamento da EE
■ planejamento com Corpo de Bombeiros

Todos os níveis de capacitação para as outras funções permanecem iguais. Se o nível alto (ou nível moderado para a equipe de salvamento) já fizer parte de seu nível básico de controle, esses níveis de capacitação não precisam ser reavaliados para o nível dirigido.

Fonte: "Factory Mutual Insurance Company".

Marcadores: ,

posted by ACCA@10:54 PM