Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, novembro 14, 2008

Caixas de hidrante trancadas

Em um centro comercial de minha cidade, encontrei uma situação inusitada, onde as caixas de mangueira de hidrante encontravam-se bloqueadas com arames grossos, que segundo a administração seria para impedir furtos.
Mas caso fosse necessário utilizar, como romper os arames? Deveríamos procurar alicates para cortar, que seria um absurdo?
Tentei alertar as autoridades, mas os bombeiros informaram-me que; quem fiscaliza é a prefeitura e que eles não podem fazer nada. A Prefeitura por sua vez não fiscaliza, somente anota sua reclamação e nada resolve.

Fonte: Alexandre Pontes e Costa, engenheiro de segurança

Comentário
Um problema sério que ocorre em alguns shopping´s, centros comerciais, transporte urbano, o roubo e/ou vandalismo contra equipamento contra incêndio, tais como; extintores (principalmente de gás carbônico), esguichos e mangueiras.
Por exemplo, o Metrô de São Paulo, já teve caso roubo de extintores e esguichos. Houve redução nos roubos com colocação de câmeras de segurança.
Nos trens da CPTM, lacres de extintores são destroçados, é rotina de todo dia.
Caso haja roubo ou acionamento dos hidrantes (vandalismo) poderia ter colocado cadeado com chave colocado em locais estratégicos em que todos os funcionários teriam conhecimentos. Também a segurança do centro comercial teria uma chave. Seria um único tipo de chave que abriria todos os cadeados dos abrigos.

O que diz a norma do Corpo de Bombeiros: Não se podem trancar os abrigos dos hidrantes.
Deveremos analisar qual seria o menos prejudicial na eventual utilização do equipamento durante a ocorrência de um incêndio; a falta do equipamento por motivo de roubo ou no momento de incêndio o equipamento está lacrado ou bloqueado ou trancado? Poderemos minimizar esse problema com uma chave?

Marcadores:

posted by ACCA@10:54 PM

1 Comments:

At 4:48 PM, Blogger Unknown said...

Importante mencionar que já existe no mercado lacres Adesivos destrutíveis que Visa resguardar o acesso aos equipamentos de combate a incêndio da edificação, evitando que sejam abertos inadvertidamente, mas possibilitando que sejam facilmente abertos em situações de emergência.

O corpo de bombeiros:
sugere a implementação de etiquetas adesivas como “lacres de segurança” nas portas dos armários dos hidrantes.

Através da implementação dos lacres, após minuciosa inspeção de cada caixa de hidrante e seus componentes, torna-se evidente qualquer tipo de violação, restando ao bombeiro profissional civil a simples tarefa de verificar a integridade do lacre e detectar quaisquer alterações a fim de corrigi-las preventivamente.

segue link de um fabricante que trabalha com estes lacres

https://mundodecoisas.com.br/linha-de-produtos/lacres-destrutiveis


 

Postar um comentário

<< Home