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terça-feira, outubro 21, 2008

Guindaste cai em obra


Um guindaste de 250 t caiu durante operação, em uma obra em Castle Hill, Sidney, Austrália, na sexta-feira de manhã, 26 de setembro de 2008, por pouco atingindo cerca de 40 trabalhadores.
O guindaste estava em uso em uma obra de três pavimentos da construtora Denham em Gladstone St, Castle Hill, quando ocorreu o incidente.

Cenário do acidente
O guindaste estava transportando um painel pré-fabricado de concreto de 20 toneladas, no primeiro piso, quando um dos braços estabilizadores perfurou a laje, ele inclinou e tombou, colidindo com o piso (laje) e ficou nessa posição instável.

Local evacuado
O local foi rapidamente evacuado e isolado pela polícia e pelos bombeiros como medida de segurança, para avaliação dos danos.

Ninguém ferido
Brian Windsor da Associação de Empregados de Instalação disse; “que tinha oito ou nove instaladores trabalhando sob a laje onde o guindaste caiu. É um milagre que não houve feridos e muito menos vítimas fatais. Meus empregados fizeram uma pausa de trabalho minutos antes do incidente”. O operador conseguiu saltar da cabine, caindo de uma altura de três metros.

Queda posterior
O guindaste permaneceu em uma condição instável e após uma hora, ele caiu do primeiro piso para o subsolo, com uma parte permanecendo no primeiro piso e o restante sobre um edifício industrial adjacente.
Estava inspecionando o local quando ocorreu o segundo acidente, disse Brian Parker da Associação de Construção, Florestal, Mineração e Energia (CFMEU). Ele e outros especialistas correram para salvar suas vidas, quando eles ouviram um som de estalar.
"Podíamos ouvir um estrondo e sabíamos que estava movimentando-se. De repente houve um pouco de movimento e um estrondo. Era como um terremoto. Em 35 anos na indústria, eu nunca vi nada igual”, disse Parker.

Obra suspensa
Não haverá retorno ao trabalho para os trabalhadores até que um plano de trabalho seja criada em conjunto. Precisamos verificar a integridade estrutural da laje, antes de podermos pensar como retirar o guindaste, disse Parker.
Engenheiros vão avaliar como estão a estrutura e a estabilidade do guindaste antes de formular um plano para retirada do equipamento.

Causa
"É muito cedo para determinar de quem é a culpa. Poderia ter contribuído diversos fatores, inclusive a instabilidade da base do guindaste” explicou Parker.

Dano ao meio ambiente
O Corpo de Bombeiros disse que as investigações iniciais avaliaram que não houve vazamento de óleo diesel em direção a galeria de drenagem, em conseqüência do acidente.

Empresa locadora do equipamento
O guindaste, recentemente comprado no valor de US$ 2,6 milhões e foi entregue apenas em nove dias para a empresa de locação de equipamentos Gillespies.
A empresa Gillespies é considerada uma empresa que leva a sério segurança. Estabelecida desde o início da década de 1950, orgulha-se de oferecer um serviço com qualidade e com segurança.
O guindaste é da marca Liebherr LTM 1250´s com os seus respectivos pesos; lança de 72 toneladas e contrapeso 97 toneladas, abertura dos estabilizadores de 8,5 metros.

Guindaste retirado
O guindaste foi retirado após uma operação prolongada de salvamento que interrompeu as atividades de cinco empresas próximas do local, durante uma semana.
A operação de retirada ocorreu às 16 h, horário local, sexta-feira, 3 de outubro de 2008, e envolveu a retirada da lança do guindaste, que levou quase duas horas para cortar antes que pudesse ser levantado por um guindaste com segurança.
Andrew Quirk da Associação de Construção Florestal, Mineração e Energia (CFMEU) afirmou que tudo foi "perfeito" e que o local era seguro para ser reaberto e que o restante do guindaste seria retirado na próxima semana e ainda está para ser determinado porque aconteceu o acidente.

Suposições de alguns especialistas
■ É difícil compreender como este acidente aconteceu. Parece que o piso simplesmente não suportou o peso do guindaste, no entanto, não podemos deixar de estranhar se isto teria ocorrido se as esteiras maiores das sapatas tivessem sido utilizadas para distribuir a carga reduzindo a sobrecarga pontual? Isto demonstra, apesar das informações de engenheiros sobre cargas permissíveis, é sensato por medida de precaução, adotar margem de segurança superior.
■ É quase impossível determinar a falha do mecanismo. Pode ser cálculos de apoio incorretos, a instalação do apoio pode estar errado, a equipe do guindaste pode ter excedido as limitações impostas pelo engenheiro (pelas fotos parece que as sapatas estão mais próximas à carga) a área da falha.

Fontes: News - 26 Sep 2008, NSW Fire Brigades e News - 06 Oct 2008

Fotos ampliadas
http://zonaderisco.nafoto.net/photo20081017200556.html





Vídeo

Comentário:
Funcionamento de guindastes móveis
Os guindastes são usados para elevar cargas pesadas a grandes alturas. É importante que o caminhão esteja completamente estável durante a operação de içamento. Os pneus não oferecem a estabilidade necessária, portanto, o caminhão utiliza suportes que agem para evitar que o guindaste não incline para um lado ou para o outro. Os suportes usam dispositivos hidráulicos para levantar do chão todo o caminhão, inclusive os pneus. Eles são compostos pelas vigas, que são as pernas do suporte e as sapatas, que são os pés. Às vezes, são colocados calços embaixo das sapatas para dissipar a força do guindaste e da carga contra o concreto ou pavimento. Estes são geralmente tábuas de madeira, alinhadas para criar uma base maior que a própria sapata.
Os suportes mantêm o guindaste equilibrado durante o içamento e são somente um mecanismo usado para equilibrar o guindaste durante a operação. Existem também contrapesos destacáveis que são colocados na traseira do guindaste, na parte de baixo da cabine de comando. Estes contrapesos evitam que ele tombe para frente durante o trabalho. A quantidade de contrapeso necessário para um alçamento em particular é determinado pelo peso da carga, o raio da lança e seu ângulo durante a operação. Os contrapesos são usados apenas durante o alçamento; depois eles são removidos para que o caminhão possa se locomover. Fonte: HowStuffWorks

Em movimentação de materiais ou equipamentos por içamentos os riscos estão presentes, aguardando apenas para sua materialização a escolha inadequado do equipamento ou sua operação. Para tanto é importante o planejamento da movimentação de materiais e o rigging plain é fundamental para o controle, a eficiência, a confiabilidade e a segurança destas importantes operações que normalmente apresentam grande potencial de risco.
Desta forma, as empresas que movimentam materiais por içamento, através de pontes rolantes, pórticos, guindastes e gruas, devem desenvolver um planejamento sistemático por operação de médio e alto risco, que contemple todos os elementos básicos envolvidos na operação;
■ O tipo de equipamento;
■ A operação;
■ O operador e o sinaleiro;
■ Os acessórios de amarração de cargas;
■ As técnicas de amarração;
■ As cargas;
■ O ambiente (arranjo físico/layout).
Portanto, para cada um destes elementos do planejamento operacional deve-se estabelecer um conjunto de normas e procedimentos que devem ser rigorosamente adotados, cumpridos e fiscalizados, antes, durante e após as operações, sempre priorizando a segurança.

O que é Estudo de Rigging?
É o planejamento de movimentação de carga, Acidentes como a queda de um material a ser içado por guindaste podem ser evitados com a utilização de projeto de rigging, sendo calculados os pesos da peça, as tensões nos cabos, tensões adicionais nas soldas do material a ser içado – que são submetidas a esforços durante a movimentação, não usuais quando apenas em trabalho estático – e os ângulos máximos permitidos para sustentar a peça.
Para executar um estudo de Rigging são observados os seguintes parâmetros:
■ C.G. (centro de gravidade), peso, braço de alavanca, momento de carga
■ Tabelas de Carga : consulta, escolha do guindaste
■ Matemática: Área, volume, peso, Pitágoras, seno, cosseno, tangente, conversões
■ Cabos de Aço: especificações, passadas de cabo de aço
■ Amarração de Lingadas
■ Acessórios: uso de extensor, contrapeso
■ Planejamento com guindaste : cálculos de balancim, força na sapata
■ Cálculos de operação com dois guindastes.

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posted by ACCA@12:14 AM