Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, setembro 26, 2008

Porque investir em segurança do trabalho?



Ao investir em segurança do trabalho, uma empresa, além de cumprir a legislação trabalhista executando os programas de segurança exigidos por lei, desperta em seus funcionários o "espírito prevencionista", isto é, mantém alerta, de forma espontânea, quanto aos riscos de acidentes, zelando e respeitando as normas de segurança, como por exemplo: usando adequada-mente os equipamentos de proteção individual, tais como;
■ protetor auricular em área de ruído,
■ capacete na construção civil,
■ máscara em área de concentração de poeiras, etc.

EPI, como, quando e porque usar
EPI é Equipamento de Proteção Individual previsto na Norma Regulamentadora NR-6. O equipamento de proteção individual (EPI) é um instrumento de uso pessoal, cuja finalidade é neutralizar a ação de certos acidentes, que podem causar lesões aos trabalhadores, e protegê-los contra possíveis da-nos à saúde, causados pelas condições de trabalho.

O EPI deve ser usado como medida de proteção quando:
1. não for possível eliminar o risco de proteção coletiva
2. for necessário complementar a proteção individual
3. em trabalhos eventuais e em exposições de curtos períodos

De qualquer forma, o uso do EPI deve ser limitado, procurando-se;
Primeiro, eliminar ou diminuir o risco, com a adoção de medidas de proteção geral.

Quando seu uso for inevitável, faz-se necessário tomar certas medidas quanto à sua seleção e indicação, pois o uso e fornecimento dos EPI é disciplinado pela NR-6.

Importante!
A seleção deve ser feita por pessoal competente, conhecedor não só do equipamento como, também, das condições em que o trabalho é executado. É preciso conhecer as características, qualidades técnicas e, principalmente, os graus de proteção que o equipamento deverá proporcionar.

Responsabilidade pela segurança?
Esta pergunta foi feita a um grupo de empregados de uma planta fabril. A maioria respondeu que "era o representante da área de Segurança ou algum supervisor".
A mesma questão foi colocada a um operário da construção civil e a resposta foi : "o administrador da obra".
Mas, e como ficam os minutos, horas e mesmo dias em que o administrador do projeto não está ?
Se o operário da construção não tiver assimilado os valores que subjazem ao empenho contínuo do administrador do projeto pela Segurança, quem é que vai acabar se machucando ? Talvez aquele operário, talvez seu colega ?
Como se pode incutir a responsabilidade a ponto de as atitudes e os comportamentos de Segurança se tornarem parte tão importante de suas funções quanto o próprio trabalho ?

Atitudes no Trabalho
As atitudes positivas em relação á Segurança vão muito além do comportamento no local de trabalho. A gerência e a supervisão querem ver mudanças que reflitam também em mudanças na percepção das pessoas.
Por exemplo, cooperação, envolvimento em reuniões receptividade aos assuntos de Segurança, são muito importantes para gerência e para supervisão.
Um sistema de valores que dá importância à Segurança vai se manifestar nesses tipos de comportamento e em conseqüência em funcionários que o valorizem cada vez mais a sua Segurança.
Além disso, a gerência, como um todo, espera que os funcionários comecem a discutir assuntos de Segurança e a trazer suas preocupações antes que o supervisor o faça. Um comportamento pró-ativo como esse só acontece quando os funcionários estão sintonizados nos esforços preventivos. Sem mudança de atitude e um forte senso de responsabilidade individual, as pessoas não vão aceitar a incumbência de zelar pela Segurança. Em vez disso, retornam a seus comportamentos de risco ou de inércia, tão logo o gerente ou o supervisor se ausente.

Além do Treinamento
Os empregados devem receber orientações sobre;
■ a operação de equipamentos, instruções,
■ padrões mínimos de Segurança e,
■ depois disso, um feedback sobre suas ações diárias.
Esse orientação, mais focada para as técnicas preventivas e equipamentos adequados, é baseada no comportamento, os funcionários assim aprendem quais são os mecanismos de Segurança mais indicados e como eles devem realizar as suas atividades da maneira mais segura possível.

Tradicionalmente no entanto, o treinamento ao lado das orientações diárias e do feedback, não tem funcionado. E, embora crucial para o processo de conscientização para Segurança, o treinamento por si só, não tem sido suficiente.

O conhecimento sobre os Procedimentos de Segurança pouco valem se os funcionários não valorizarem as práticas de Segurança no dia-a-dia. Cada indivíduo deve estar pronto para assumir responsabilidades em suas ações, utilizando os equipamentos adequados e realizando suas atividades de maneira segura.

Acidentes acontecem
Estatísticas e relatórios mostram que a maioria dos acidentes e incidentes acontecem quando as pessoas ignoram as exigências de segurança. Por exemplo,
■ as decisões relativas ao uso de óculos de proteção,
■ as orientações para levantamento de pesos, estes são dois procedimentos freqüentemente ignorados, e
■ ainda, desconsiderar procedimentos de bloqueio ou de trabalho em ambientes confinados, que são exemplo potencialmente mais perigosos.

Treinamento de habilidade e concentração
Os funcionários sabem o que deveria ser feito mas, não o fazem, dando prova de que a chave para se promover a Segurança está no reforço do comportamento e das atitudes seguras.
Além disso, acidentes e incidentes muitas vezes acontecem quando as pessoas não estão concentradas nas atividades que estão executando. Um treinamento de habilidades que minimize as distrações internas e externas é importante, uma vez que muitos acidentes e incidentes ocorrem mesmo quando os procedimentos de Segurança são seguidos, mas não há a devida concentração dos envolvidos. Habilidades que permitam um percepção mais consciente, auxiliam os funcionários a se concentrarem e a controlarem melhor as suas ações.

Valores são essenciais
O que é fundamentalmente necessário para se evitar acidentes, incidentes e até impactos ambientais ?
Examinar processos mentais dos funcionários, quando estes processos refletem a valorização positiva que se dá para Segurança, o comportamento seguro se manifesta naturalmente. A partir daí, uma interação com colegas e gerentes que demonstrem uma conduta segura vai facilitar o treinamento em orientações e procedimentos seguros.

Fonte: Universidade Federal de Santa Maria
Comentário:
No Canadá, na região de Ontário, esse vídeo foi divulgado na televisão e rádio, mostrando que os acidentes são evitáveis e somente através de medidas preventivas poderemos eliminá-los. Veja em que estágio está à segurança no Canadá, utilizando os canais de comunicação para atingir um público mais amplo.
E aqui, no Brasil, continuamos desde 1980 a discussão eterna das normas, suas substituições, Cipa, etc. Os acidentes continuam ocorrer. Estamos ainda na era Jurassic da segurança do trabalho. Os vídeos são extremamente interessantes.

Campanha de acidentes de trabalho
Não existem realmente acidentes

Foi um acidente. Isso é o que as pessoas normalmente dizem alguma coisa que saiu errado. Mas, a Agencia de Segurança do Trabalho de Ontário, Canadá, querem desfazer o mito de que acidentes de trabalho realmente existe. De fato, acreditamos que todos os acidentes são evitáveis.

Um local de trabalho seguro é um direito de todo o trabalhador. É do empregador a responsabilidade de proporcionar o treinamento adequado. É responsabilidade de todos para levar isto a sério.

Mas quando ocorre uma situação insegura - e eles acontecem muitas vezes - provavelmente alguém chamará de 'acidente. A Agência acredita inicialmente que todo trabalho que realiza no local de trabalho, os acidentes são evitáveis, e seremos todos mais seguros.
Com esta nova grande campanha de marketing social, pretendemos alterar a forma como as pessoas pensam. Por quê? Desejamos que Ontário tenha os locais de trabalho mais seguros do mundo.




Primeiro vídeo clip: Restaurante
A chefe da cozinha, disse que está noiva e com casamento marcado, está feliz.Aspira crescer profissionalmente. Ela torce para que não ocorra acidente no local. Ela vai retirar um caldeirão no fogão e retira-o . Quando está deslocando-o para outro local, ela não viu que o chão estava escorregadio e escorregou. O caldeirão com água quente caiu sobre ela. Não existe realmente acidente

Segundo vídeo clip: Construção Civil
O trabalhador explica que ia sair com família em férias, quando ocorreu o acidente.

Terceiro vídeo: Fábrica – empilhadeira
O supervisor pede para que o operador tenha cuidado. O operador faz uma manobra de marcha-ré e bate na estrutura das prateleiras e cai uma caixa carregada de metais. O operador ferido, explica que não sabia que estava fazendo.

Quarto vídeo clip: Loja
Uma moça estava colocando uma faixa de propaganda quando perdeu o equilíbrio e caiu, Ela disse que não é um acidente e explica que trabalha lá há dois anos e não há política de segurança.

Quinto vídeo clip : Eletricista
No velório durante o sermão, o pastor explica que o morto tinha dez anos de serviço na empresa, quando ocorreu o trágico acidente. O morto levanta do caixão, indaga que estão falando sobre ele e disse que não foi um acidente, pois nunca teve treinamento.

Marcadores: ,

posted by ACCA@11:44 AM

2 Comments:

At 11:06 AM, Blogger axe\musa dark tem said...

Investir em segurança do trabalho é essencial para uma empresa que quer crescer no mercado. O sucesso dela depende disso.

 
At 2:38 AM, Blogger Cristian said...

Eu acho que essas áreas devem ser bem marcados cume de modo que ninguém pode se meter com um carro lá. Embora eu acho que eles são bem removidos das rotas, mas alguém que tem um bom borracheiro poderia chegar lá no meio do campo.

 

Postar um comentário

<< Home