Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quarta-feira, setembro 24, 2008

Insônia nas noites de domingo aflige os trabalhadores


Pesquisa realizada pelo portal Monster, líder global em recrutamento e seleção online, indica que grande parte dos trabalhadores nos Estados Unidos e Europa está longe de ter um sono profundo e acordar na segunda-feira pronto para o batente.

Segundo o levantamento, a maioria dos trabalhadores ao redor do globo relatou ter problemas de sono ocasionalmente.
■ Nos Estados Unidos, 82% da população apresentam o problema,
■ Enquanto que, no Reino Unido, o número chega a 85%.
■ Na França, Itália e Alemanha os números foram de 83%, 82% e 72%, respectivamente.

Trabalhadores mais afetados
■ Os trabalhadores mais afetados são os britânicos (53%) e
■ Os americanos (51%), que afirmam ter problemas de sono toda a semana.

Trabalhadores mais tranqüilos
■ Os trabalhadores italianos adotaram uma postura mais tranqüila: 28% dizem que pensar no trabalho de segunda-feira nunca afeta seu sono.
■ Na França, este número foi de 17%.

Confira as dicas para reduzir o estresse no trabalho e minimizar as noites de insônia
■ Focar-se nos acontecimentos positivos do dia-a-dia, ao invés de se ater somente aos problemas no local de trabalho. Ao sentir sono, procure recordar de algum fato positivo do dia;
■ Criar uma lista de tarefas. Tanto uma lista online, quanto uma lista de tarefas em um caderno, ajuda a maximizar o tempo e dormir melhor;
■ Tire férias. Se faz tempo desde as últimas férias, considere um período de descanso para aliviar o estresse.

Falta de sono afeta o organismo
A constante falta de sono não afeta somente o raciocínio e a precisão dos trabalhadores, como também provoca um estresse adicional no trabalho, que pode acarretar problemas de sono ainda maiores. Se os problemas com o sono persistirem, a pessoa deve analisar sua situação no trabalho, diz Norma Gaffin, Diretora de Conteúdo de Carreira do Monster.

Fonte: O Globo Online – 22 de setembro de 2008

Comentário
Existe estudo de especialistas que correlacionam o acidente com o dia da semana e horário. Relaciono alguns resultados;
■ O número maior de acidentes ocorre nas segundas-feiras. Os demais dias úteis praticamente se igualam sendo que domingo, como seria de esperar, é o dia em que ocorre o menor número de acidentes graves.
■ O maior número de acidentes graves ocorrem na primeira hora de trabalho. Esta incidência elevada possivelmente está relacionada com o período de adaptação fisiológica ("aquecimento") que tem lugar no organismo quando inicia uma jornada de trabalho ou esporte. Após esta primeira hora há um decréscimo paulatino até que tenham transcorrido 4 h de trabalho; este intervalo também deve estar relacionada com a pausa para o almoço. Há, também, uma elevação de incidência nas duas últimas horas de expediente usual de 8 h que possivelmente está relacionada com problemas de fadiga.

Marcadores: ,

posted by ACCA@10:23 AM