Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, setembro 28, 2008

Homem voa com asa de propulsão a jato

O piloto suíço Yves Rossy, também conhecido como 'homem-jato' (fusionman), conseguiu na sexta-feira, 26 de setembro de 2008, a façanha de cruzar o Canal da Mancha com uma asa de carbono dotada de quatro turbinas portáteis fixada em suas costas. O piloto suíço Yves Rossy realizou com êxito um vôo entre Calais (França) e Dover (Inglaterra), ou seja, 35 km percorrido em menos de 10 minutos.

Voar como pássaro
Nos primeiros segundos após ser lançado de um avião, a 2,5 mil metros acima de Calais, caiu como uma pedra. O suíço conseguiu, porém, se estabilizar, colocar o corpo na posição horizontal e disparar em direção à costa britânica, a 200 km/h.
"Provei que é possível voar como um pássaro. Meu objetivo era realizar um sonho. Ter uma idéia na cabeça e conseguir colocá-la em prática é a coisa mais gratificante que existe", explicou o suíço aos jornalistas assim que chegou a Dover. Ele foi largado de um pequeno avião a cerca de 2.500 metros de altura de Calais, com sua asa já aberta nas costas.

Pouso perfeito
O suíço tivera que desistir de suas tentativas anteriores, na quarta e na quinta, por causa das condições climáticas.
Assim que chegou à costa inglesa, ele cortou o sistema de propulsão de sua asa, que pode alcançar 200 km/h, para abrir um pára-quedas a 1.500 metros do solo e pousar em um campo, perto de um farol instalado nas falésias de Dover. Desta vez, "as condições climáticas era perfeitas", destacou o aventureiro.
"O vôo foi uma combinação de êxtase e de esforço para manter o foco, porque ficava pensando em como a água (do Canal da Mancha) devia estar fria", revelou.
"Quero agradecer a todas as pessoas que me ajudaram. Sou o único a ter conseguido voar sobre o Canal da Mancha desta maneira, mas muita gente me ajudou. Espero que muitos ainda tenham a chance de voar desta forma", acrescentou Rossy.

Próxima aventura
O próximo objetivo de Rossy, piloto da companhia aérea Swiss, é sobrevoar o Grand Canyon, nos EUA, usando sua invenção. No futuro, ele também quer partir do chão, em vez de ser lançado de uma aeronave. Ex-piloto militar (mais de mil horas de vôo em Mirages III e F-5), se tornou em 2004 o primeiro homem a voar com uma asa individual dotada de turbinas portáteis.
A nova asa, de uma envergadura de 3 metros, permite o vôo de apenas alguns minutos devido ao pequeno tanque de querosene (30 litros). Ela tem uma velocidade máxima de 300 km/h.
Aventureiro nas horas vagas, Rossy já fez mais de mil saltos de pára-quedas, além de praticar skysurf e se dedicar à criação de asas como a utilizada em sua nova proeza.

Fonte: Zero Hora, UOL Ultimas Notícias – 26 de setembro de 2008

Marcadores: ,

posted by ACCA@8:43 PM