Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sábado, setembro 20, 2008

Explosão de um caminhão-tanque com estireno

Em 2007, na região de Kaohsiung, Taiwan, houve uma colisão envolvendo um caminhão-tanque transportando estireno. O caminhão foi tomado pelo fogo e os bombeiros tentavam controlar o fogo esfriando o tanque com espuma.

Os bombeiros não perceberam que o tanque estava na iminência de explosão (no vídeo nota-se que a válvula "vent" do tanque estava expelindo vapor, indício de surgimento de um BLEVE).

Repentinamente o tanque explodiu, houve um clarão no céu com uma gigantesca nuvem de chamas e cinzas incandescentes.

No primeiro vídeo – a imagem é mais nítida, observa-se a válvula "vent" do tanque em funcionamento devido a pressão excessiva (aquecimento). Os bombeiros estavam combatendo o fogo sem a preocupação de surgimento de um BLEVE (Boiling Liquid Expanding Vapor Explosion) ou seja explosão causada pela expansão do vapor de líquido em ebulição.


No segundo vídeo, observa-se com mais detalhes a explosão em diversos ângulos da câmera da rodovia.


Vítimas
Apenas quatro bombeiros com ferimentos leves.

Fonte: Styrene Tanker Explosion in Kaohsiung, Taiwan.

Comentário:
Procedimentos de emergência - Estireno
5.1. Planejamento de emergência
5.1.1. Todos os fabricantes de estireno envolvidos no transporte de estireno na Europa devem ter um Plano de Emergência estabelecido para receber relatórios de incidentes de transporte e fornecer informações técnicas por telefone e, se necessário, no cenário do incidente providenciar o Serviço de Emergência, para minimizar eventuais perigos decorrentes de um incidente sobre o transporte rodoviário, ferroviário ou fluvial. O documento CEFIC "Distribuição de Resposta de Emergência - Diretrizes para Utilização pela Indústria Química" fornece informações sobre a criação de um Plano de Emergência para empresa.
5.1.2. Com o objetivo de garantir que o técnico especializado encontra-se disponível o mais rapidamente possível no local de qualquer transporte de emergência, todos os fabricantes europeus estireno devem participar de um esquema de Ajuda Mútua para situações de emergência. Os princípios do programa estão descritos na Convenção de Prestação de Auxílio Mútuo em caso de incidente de monômero de estireno durante o transporte na Europa. A Convenção para prestar Auxílio Mútuo não substitui os sistemas nacionais criados sob o conceito CEFIC ICE ( é um programa criado pelas indústrias químicas européias para assistência técnica em emergência).
5.2. Medidas em caso de liberação de estireno
5.2.1. Na eventualidade de uma liberação de estireno e se as circunstâncias o permitam, a primeira coisa a fazer é tentar bloquear o vazamento. Posteriormente, pode ser tomada a decisão de transferir o estireno para outro contêiner. Uma vez que o principal perigo é inflamável, é importante eliminar todas as fontes de ignição na área do vazamento. O vapor de estireno é invisível, mais pesado do que o ar e se espalha ao longo do solo. Para pessoal, usar equipamento de proteção individual apropriado.
5.2.2. O vazamento de estireno deve ser contido e a área de evaporação restrita, tanto quanto possível, erguendo uma barreira física em torno do vazamento. O vazamento pode ser contido com areia ou terra, se necessário. A penetração do estireno no sistema de drenagem, esgoto, água e cursos de água devem ser evitados na medida do possível. Caso tenha entrado estireno qualquer destas instalações, as autoridades competentes devem ser informadas o mais rápido possível.
5.2.3. Cobrindo o liquido derramado, mais rápido possível, com espuma, a evaporação e, consequentemente, a formação de uma nuvem de gás inflamável pode ser prevenida. O líquido liberado deve então ser recuperado e transferido para tanques ou contêineres. Qualquer quantidade remanescente de estireno deve ser absorvido em materiais apropriados, tais como areia e transportados em tambores fechados para um tratamento adequado em instalação de processamento. O método recomendado é de eliminação por incineração.
5.2.4. Qualquer vazamento de tambor deve ser revertido para que o vazamento esteja no topo, evitando assim qualquer liberação de mais liquido. Onde o vazamento não pode selado no local, o vazamento do tambor deve ser colocado de preferência, em um tambor de plástico de tamanho adequado.
5.3. Combate ao fogo
5.3.1. Se vapor de estireno se inflama e a temperatura do líquido atinja 52 ° C, o efeito estabilizador do inibidor será perdido. Existe então um grave risco de que o líquido polimeriza-se com geração de calor considerável.
Tanques contendo estireno, que são aquecidos por um incêndio ou outros meios externos representam um grave risco de ruptura e explosão.
5.3.2. Incêndios em estireno podem ser extintos usando espuma, pó químico seco, dióxido de carbono ou água pulverizada (nebulização). Jatos de água não devem ser utilizados, pois podem simplesmente espalhar o fogo, sendo o estireno imiscível com a água e mais leve do que a água. A queima do estireno pode produzir carbono, monóxido de carbono, dióxido de carbono e grande quantidade de fumaça preta e compacta. Os bombeiros devem usar máscara de respiração autônoma em modo de pressão positiva (SCBA).
5.3.3. Tanques de estireno ou contêineres, nas proximidades de um fogo vizinho, devem ser mantidos refrigerados, pulverizando com água (água nebulizada). Considere a remoção outros líquidos inflamáveis nas proximidades.
Fonte: JOIFF - The Organisation for Emergency Services Management.

Marcadores: ,

posted by ACCA@10:20 PM