Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quarta-feira, julho 09, 2008

A maior praia artificial de água quente natural do mundo em Caldas Novas


Foi inaugurada, na sexta-feira, 20 de junho de 2008, a Praia do Cerrado, maior praia artificial do mundo de águas quentes termais e piscina de ondas, no complexo Rio Quente Resorts, em Goiás, Brasil.

Empreendimento
O empreendimento recém-inaugurado de 25.000 metros quadrados representa 8% -o equivalente a R$ 13 milhões (8 milhões de dólares)- do investimento de R$ 165 milhões (97 milhões de dólares) que está sendo feito no complexo Rio Quente, que abriga o parque aquático Hot Park. Atualmente, o Rio Quente Resorts recebe cerca de 1 milhão de pessoas por ano e figura entre um dos principais destinos de famílias no Centro-Oeste do país.

Megacomplexo
Além da Praia do Cerrado, dois novos hotéis, um condomínio imobiliário e um campo de golfe estão previstos para serem construídos e fazerem parte do megacomplexo, que pretende dobrar o número de visitantes, com a finalização das obras em 2012

Praia artificial
Olhando para as piscinas de ondas e de costas para o restaurante, o visitante nem lembra mais que a areia fina e branquinha onde pisa descalço foi criada artificialmente a partir de resíduos da exploração de cristal de uma cidade goiana. E, depois de passar algumas horas na Praia do Cerrado e observar o vai-e-vem das ondas e as formas desenhadas no chão de areia, ele poderá se questionar se comprou um pacote para um destino no interior do país ou para algum lugar no litoral. Afinal, o piso da piscina de ondas também tem cor de areia, e as águas são transparentes como as de Fernando de Noronha.

Mas por que optar por curtir uma praia artificial no Cerrado se o Brasil é dono de uma das costas mais lindas do mundo? A resposta é simples. Em Rio Quente, a praia artificial é alimentada pela água quente natural do rio o ano todo, inclusive no inverno. Durante o dia costuma fazer um sol escaldante, além de ser difícil presenciar uma pancada de chuva em qualquer época do ano. O clima de campo presente na região complementa a sensação de segurança e conforto proporcionados por uma grande estrutura de resort da qual a praia faz parte.

A praia do Centro-Oeste é maior que as artificiais de Mônaco, Paris, Roterdã, Toronto, Hong Kong e Cingapura. A estrutura brasileira consegue inclusive superar as norte-americanas. A idéia da construção surgiu da vontade de expandir o parque aquático Hot Park, inaugurado em 1997, com uma atração que servisse para todas as temporadas e pudesse aproveitar o potencial natural do maior aqüífero central da terra. E também para incrementar as atividades lideradas pela Turma do Boto, que diverte crianças e adultos no resort. Com dois palcos, os visitantes podem curtir atrações musicais e praticar esportes como futevôlei e vôlei de praia. A prática de surfe não será permitida, já que compromete a segurança dos freqüentadores.

Estrutura da praia artificial
A estrutura é dividida em três partes;
■ praia da Marina, com ondas mais fracas e menores que não passam de 50 cm, para as crianças,
■ praia do Bikini, a mais agitada das três, e
■ praia dos Sonhos, a mais reservada.

Tamanho e formato das ondas
As piscinas de ondas têm água fresca renovada de três em três horas e contam com salva-vidas. As ondas têm vários formatos (paralelas, em formato de diamante e em V) e podem chegar a até 1,5 metro de altura. São geradas através de uma câmara que sopra ar, de dois em dois segundos, e param com a mesma velocidade -a tecnologia das ondas foi desenvolvida especialmente para o projeto da Praia do Cerrado.
As águas quentes termais da região, cuja temperatura varia de 30°C a 57°C, foram descobertas em 1722 pelo bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva.

Fonte: UOL Viagem – 21 de junho de 2008

Marcadores:

posted by ACCA@2:00 PM