Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sábado, junho 07, 2008

Trabalhadores ficam pendurados em viaduto na Imigrantes

O acidente ocorreu por volta de 9h, no trecho de serra, no km 50 da Rodovia dos Imigrantes, no litoral paulista, no sentido de São Paulo, na manhã de quarta-feira, 4 de junho de 2008.
O problema foi causado depois que a proteção do andaime cedeu quando eles faziam à manutenção de um viaduto.









Conseqüência
Quatro trabalhadores ficaram pendurados em uma plataforma suspensa a 30 metros do chão.

Resgate e vítimas
Dois trabalhadores conseguiram descer por uma corda e os outros dois foram resgatados pelos bombeiros de Cubatão. Não houve feridos e todos os trabalhadores foram medicados e liberados pelos médicos.

Foto: viaduto da rodovia dos Imigrantes, semelhante ao viaduto onde ocorreu o incidente.
1 – andaime
2 – sentido do andaime que cedeu

O serviço era de manutenção no Viaduto 50, na pista norte da Imigrantes, sentido São Paulo sob a responsabilidade da concessionária Ecovias, que administra o sistema Imigrantes-Anchieta,

Fonte: G1, em São Paulo – 04 de junho de 2008




Check-list de prevenção de acidentes em altura
1-realizar inspeção no local do serviço antes do início da obra, a fim de se realizar levantamento dos riscos existentes.
2-realizar um micro-planejamento do serviço a ser executado.
3-inspecionar os dispositivos de proteção, verificando se estão em bom estado, se oferecem resistência aos esforços a que serão submetidos. Nunca improvisar dispositivo de proteção
4-preparar e montar todo equipamento necessário para prevenção de acidentes
5-verificar se todo pessoal envolvido está apto ao serviço.
6-isolar e sinalizar toda a área sob o serviço. a área a ser isolada deverá ser sempre maior que a projeção da sombra da área do serviço.
7-quando a execução de um serviço específíco e de pouca duração exige a retirada de um dispositivo de segurança, medidas suplementares de segurança devem ser tomadas. Todo dispositivo retirado deverá ser recolocado no fim da execução do serviço
8-os operários deverão possuir porta-ferramentas e/ou amarrar ao cinto ou punho as ferramentas de pequeno porte.
9-é proibida a realização de outro trabalho simultâneo ao trabalho em altura. Se necessária à execução deste serviço, o trabalho em altura deve ser paralisado.
10-sempre que houver instalações elétricas aéreas nas proximidades do serviço, é necessária a instalação de proteção (barreiras) que evite o contato acidental.
11-a execução de trabalhos acima e na mesma direção de ponta tubos e de ferros verticais desprotegidos deve ser evitada. Quando isso não for possível, tais pontas devem ser protegidas.
12-antes do inicio do serviço, o setor de segurança deverá ser comunicado, a fim de tomar todas as providências necessárias quanto à prevenção de acidentes, bem como, quando achar necessário, promover palestra à equipe que realizará o serviço, no sentido de orientá-la quanto às medidas de segurança.
13-o içamento de materiais pesados deverá ser feito somente com o uso de talhas amarradas na estrutura do prédio. Nunca no andaime ou tubulações.
14-inspecionar e verificar os equipamentos de içamento, como: peso máximo permitido, estado de conservação, bem como os cabos de aço e cordas.
15-o trabalho sobre máquinas em movimento deve ser evitado. Quando não for possível, tomar medidas complementares de segurança, prevenindo o risco de prensamento dos operários.
16-todo cuidado deve ser tomado para evitar a queda, sobre trabalhadores e maquinas ou equipamentos em níveis inferiores, de ferramentas e equipamentos tais como: martelo, furadeira, lixadeira, etc. (Alexandre Rogério Roque)

Comentário
Em entrevista no programa Fantástico de domingo, 09 de junho, um dos trabalhadores disse que um dos cabos do andaime rebentou e eles ficaram pendurados durante quase duas horas. Um dos trabalhadores lembrou que tinha um celular e fez a ligação para Emergência. Eles sentiram dormência nas pernas e dor de cabeça.. A demora do resgate pode provocar sufocação ou interrupção de circulação de sangue no organismo e como conseqüência parada cardíaca. Imaginem, se um dos trabalhadores não tivessem o celular para fazer a ligação de emergência, o incidente poderia ser mais grave. Por causa disso, as ordens de serviços de trabalho em altura, não podem simplesmente ser padronizadas, sem levar em consideração os detalhes de cada serviço, o local do serviço, o local é de fácil acesso, o serviço pode ser monitorado. Em locais isolados o serviço deveria ser acompanhado por um vigia. A função do vigia seria semelhante ao procedimento para espaço confinado.
Vigia deve desempenhar as seguintes funções:
a) permanecer fora do local de serviço, em contato permanente com os trabalhadores,
b) adotar os procedimentos de emergência, acionando a equipe de salvamento, pública ou privada, quando necessário;
c) ordenar o abandono do local sempre que reconhecer algum sinal de alarme, perigo, sintoma, queixa, condição proibida, acidente, situação não prevista.
Vigia não poderá realizar outras tarefas que possam comprometer o dever principal que é o de monitorar e proteger os trabalhadores autorizados;

Esse incidente mostra a importância do EPI quando ocorre um incidente. Vale salientar que o EPI (equipamento de proteção individual) foi concebido única e exclusivamente para ser adotado apenas em situações bem específicas e legalmente previsto, como o caso em que medidas de proteção coletiva são inviáveis, casos de emergência, ou enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implementadas.





No caso de viaduto ou pontes situadas em locais de acessos difíceis ou complexos, durante o projeto dessas superestruturas já deveriam ser previstos chumbadores ou suportes para fixação de andaimes especiais para manutenção e outros acessos especiais.
Existem equipamentos especiais, tais como; cesto articulado para inspeção, plataformas, etc. para inspeção e manutenção de pontes e viadutos.
As fotos são da Moog Builds Bridge Inspection.










Marcadores: ,

posted by ACCA@10:18 AM