Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quinta-feira, junho 19, 2008

Içamento inadequado de equipamento


O vídeo mostra a operação de içamento de um rolo compactador e suas conseqüências. O peso do rolo compactador está na faixa de 20 a 30 toneladas. Utilizaram um guindaste montado sobre uma plataforma de um caminhão. Quando a operação de içamento do equipamento iniciou-se estava normal a movimentação e quando atingiu a altura do muro para transladar o equipamento para obra, o braço do guindaste suportou o peso, mas a base de apoio do guindaste (plataforma do caminhão) não suportou esse sobrepeso ergueu e o guindaste perdeu o equilíbrio e carga caiu.
O que houve errado no içamento?
■ O tipo de configuração do guindaste utilizado sem as patolas que são usadas para nivelar e estabilizar o guindaste estende-se horizontalmente e verticalmente possibilitando a movimentação de materiais pelo guindaste.
■ A carga era muito pesada para esse tipo de guindaste montado sobre plataforma de caminhão
■ Guindaste inadequado para esse tipo de operação

Conseqüências da queda do equipamento
Dano material em carro estacionado no local.

Lembrança da Física
Um guindaste é semelhante a uma alavanca. Na física, a alavanca é um objeto rígido que é usado com um ponto apropriado do fulcro para multiplicar a força mecânica que pode ser aplicada a um outro objeto. O princípio da alavanca permite que uma carga pesada unida à extremidade mais curta do eixo possa ser içada por uma força menor aplicada no sentido oposto (extremidade mais longa do eixo). A relação do peso da carga à força aplicada é igual à relação dos comprimentos do braço mais longo e do braço mais curto, e é chamada a vantagem mecânica.

Nos guindastes temos os braços ou lanças, alguns têm contrapeso e outros a própria base é o contrapeso, todos possuem a base de apoio de sustentação (fulcro).

Foto: 1 – braço móvel ou lança
2- ponto de apoio (força motriz)
3 – braço fixo (plataforma)

Nota-se é um sistema de alavanca com ponto de apoio articulado.


Video mostra toda operação de içamento e suas consequências




Comentário
Em movimentação de materiais ou equipamentos por içamentos os riscos estão presentes, aguardando apenas para sua materialização a escolha inadequado do equipamento ou sua operação. Para tanto é importante o planejamento da movimentação de materiais e o rigging plain é fundamental para o controle, a eficiência, a confiabilidade e a segurança destas importantes operações que normalmente apresentam grande potencial de risco.
Desta forma, as empresas que movimentam materiais por içamento, através de pontes rolantes, pórticos, guindastes e gruas, devem desenvolver um planejamento sistemático por operação de médio e alto risco, que contemple todos os elementos básicos envolvidos na operação;
■ O tipo de equipamento;
■ A operação;
■ O operador e o sinaleiro;
■ Os acessórios de amarração de cargas;
■ As técnicas de amarração;
■ As cargas;
■ O ambiente (arranjo físico/layout).
Portanto, para cada um destes elementos do planejamento operacional deve-se estabelecer um conjunto de normas e procedimentos que devem ser rigorosamente adotados, cumpridos e fiscalizados, antes, durante e após as operações, sempre priorizando a segurança.

Marcadores: ,

posted by ACCA@11:25 AM