Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, junho 29, 2008

Governo dá tolerância zero ao álcool

O presidente da República sancionou em 19 de junho de 2008, o projeto de lei que prevê mais rigor contra o motorista que ingerir bebidas alcoólicas. O texto, aprovado pela Câmara no início de junho, passa a considerar crime conduzir veículos com qualquer teor de álcool no organismo. A multa para quem não cumprir a lei será considerada gravíssima e prevê a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por um ano, além de multa.
Atualmente, somente motoristas com seis decigramas de álcool por litro de sangue (o equivalente a dois chopes) são punidos. Com a mudança, motoristas flagrados com qualquer teor de álcool no sangue receberão punições.
No entanto, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) ainda precisa definir uma pequena margem de tolerância, para não cometer injustiças com, por exemplo, condutores que apresentem uma pequena presença de álcool no sangue devido ao uso de alguma medicação.

Bebidas nas estradas
Até que essa margem esteja regulamentada, o índice tolerado nas vias brasileiras será de 0,2 grama por litro, o equivalente a um cálice de vinho para uma pessoa de 80 quilos.
A lei também prevê a proibição da venda de bebidas alcoólicas em zonas rurais das rodovias federais, mas mantém a liberação para a venda de bebidas alcoólicas nos perímetros urbanos das rodovias federais, mas prevê multa de R$ 1,5 mil (882 dólares) para os comerciantes que venderem nas áreas rurais das estradas. Em casos de reincidência, o valor da multa será dobrado.

Punição aumenta em caso de morte
O homicídio praticado por motorista poderá ser doloso (com intenção). Atualmente, a pena para homicídio culposo na direção é de dois a quatro anos de prisão, além de suspensão da licença ou proibição para dirigir. Se for sob o efeito do álcool, o agravante prevê a pena aumentada de um terço à metade.

Infração e multa
A lei assume tolerância zero com o álcool. A infração é gravíssima, com multa de R$ 955,00 (562 dólares) e suspensão do direito de dirigir por um ano.

Fonte: Diário Catarinense - 20 de junho de 2008

O vídeo mostra um motorista bêbado dirigindo numa estrada. Nota-se no vídeo que o motorista bêbado apresenta um padrão de comportamento que podemos considerar mundial, dirigindo em ziguezague, não tem noção de distância e profundidade, etc. O vídeo é extremamente interessante.




Comentário:
Estudos internacionais indicam que a possibilidade de uma pessoa alcoolizada sofrer ou provocar um acidente fatal é sete vezes maior do que outro indivíduo que não tenha consumido bebida alcoólica.
O médico Manoel Eugenio dos Santos Modelli, do Instituto de Medicina Legal de Brasília, e colaboradores da Universidade de Brasília, relatam na "Revista de Saúde Pública" pesquisa que discorre sobre a correlação álcool/vítimas fatais no trânsito de Brasília e redondezas.
No ano de 2005, das 442 mortes computadas;
■163 resultaram de atropelamentos, dos quais 26 mortos apresentavam alcoolemia elevada, entre 1,1g/l e 4,4g/l.
■nas capotagens dos veículos, também 26 vítimas fatais tinham níveis elevados de álcool no sangue, entre 0,7g/l e 3g/l, sendo que 84,6% desses mortos estavam dirigindo os veículos.
■ainda nas 195 mortes por batida, 50 pessoas estavam com nível etílico entre 0,7g/l e 3,9g/l.
A maioria das vítimas no Distrito Federal era de adultos jovens do sexo masculino, com idade entre 18 e 35 anos.

Marcadores: ,

posted by ACCA@8:39 PM