Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, maio 25, 2008

Flagrante de insegurança

Os portugueses e brasileiros são tão criativos, até mesmo na insegurança. É a famosa gambiarra. A bandeira diz que a cidade de Faro é capital da cultura.
Aqui como lá, enaltecemos a cultura de modo geral, mas esquecemos da cultura de segurança.

O que é a cultura de segurança?
O ideal seria uma reflexão coletiva que viesse a contaminar as consciências com a cultura da segurança. Mas isso é utopia; consciências não se contaminam; consciências são formadas por meio de um lento processo: educação.

A cultura da segurança compreende comportamento, capacitação, investimentos, manutenção, fiscalização, participação, tecnologia, enfim, uma série de fatores que dependem de ações contínuas e do acúmulo de experiência. Educação para a prevenção: é isso que precisamos.

Os conceitos básicos de prevenção de acidentes - no trânsito, no trabalho, em casa - precisam ser semeados a partir dos bancos escolares e cultivados nos cursos técnicos e universidades. Se assim for feito, os seus frutos - ambientes seguros e saudáveis - serão colhidos durante a vida de todos os cidadãos.

Cada vez que essa colheita estiver ameaçada, os cidadãos conscientes estarão preparados para combater as pragas que se apresentarem, principalmente o descaso, desleixo, desrespeito, incompetência e má fé dos administradores públicos e privados, sejam eles governantes, parlamentares, empresários, fiscais ou tecnocratas de plantão.

Respeito aos trabalhadores, ao público e ao meio ambiente é um exercício de cidadania. Priorizar a segurança e a saúde do ser humano em todos os empreendimentos é uma forma de garantir esse exercício e isso é um direito e dever de todos nós. (Ricardo Pereira de Mattos, engenheiro eletricista e engenheiro de segurança do trabalho).

Marcadores: ,

posted by ACCA@12:08 AM