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sexta-feira, maio 23, 2008

Acidente durante manutenção da sinalização da estrada

Observa-se pelo vídeo que funcionários de uma empresa estão fazendo manutenção da sinalização do pórtico da rodovia.
O guindaste ocupa uma das faixas de rolamento da estrada, com sinalização. Entretanto o braço ou lança do guindaste com cesto aéreo movimenta-se em toda largura da rodovia, sem sinalização e com altura inferior ao pórtico. O vídeo mostra o choque do ônibus com o cesto aéreo.




Comentário
Os pórticos são estruturas para suporte de placas compostas de duas colunas e uma viga instalada sobre o vão da faixa de rolamento e acostamento, fixadas com blocos de fundação.
As colunas dos pórticos devem ser providas de chumbadores apropriados para fixação nos blocos de fundação. Podendo conter passadiço para manutenção, limpeza e escada para acesso.
A altura livre entre a pista de rolamento e as placas instaladas em pórtico deve ser de no mínimo de 6 metros.

A altura de ônibus, dependendo do modelo, varia de 3,10 a 4,10 m e de caminhões com cargas podem chegar a 5 m de altura.

Durante a operação com cesto aéreo suspenso, toda a área sob sua movimentação deverá estar isolada, delimitando-se tal área como aquela determinada pelo círculo cujo centro coincide com o centro de giro da lança, e tendo raio igual ao máximo raio que atingirá a lança do equipamento de guindar durante toda a operação. A área sob a movimentação do guindaste deverá estar claramente contemplada na análise de prevenção de riscos.

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posted by ACCA@11:32 PM