Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, abril 08, 2008

Incêndio e pânico no shopping Unicenter, na Argentina

O incêndio começou pouco depois das 19 h 10 min, 30 de outubro de 2005, no terceiro andar do shopping Unicenter, o maior da Argentina, em Martinez, na região metropolitana de Buenos Aires. Foi no setor dos jogos infantis, chamado Aventura Center.
Como todos os domingos, o lugar estava cheio de crianças. No restante do shopping tinha entre 40.000 e 50.000 pessoas.
O fogo teria começado no setor de diversão "Aventura Center" entre os carrinhos elétricos bate‑bate, que estavam funcionando, e o jogo "A Boca do dragão", que está fora de uso. Em princípio, o pessoal de segurança tentou apagar com extintores de incêndio, mas quando atingiu o teto e propagou-se, teve que realizar a evacuação do local.

Cronologia do evento
■ Cerca das 19 h começou o incêndio no setor de diversões infantis "Aventura Center", no terceiro andar, no jogo desativado "Dragão Aéreo".
■ Às 19 h 15 min , a brigada de incêndio do shopping tentou sufocar o incêndio com os recursos que existiam no lugar.
■ Às 19 h 30 min, o shopping foi evacuado por setores. Gerou-se um grande caos na área de estacionamento, onde as pessoas tentaram levar seus veículos e provocou congestionamento total na saída..
■ Às 19 h 35 min, viaturas de bombeiros de vários lugares começaram a chegar ao shopping e tendo dificuldade para entrar, devido ao congestionamento na saída dos veículos do shopping.
■ Às 21 h 05 min, os bombeiros conseguiram atingir o foco de incêndio e controlá-lo.
■ Às 21 h 17 min, interrompeu o fornecimento de energia elétrica em todo o estabelecimento para evitar qualquer curto circuito ou reinicio de propagação de incêndio. Os bombeiros permaneceram no local para fazer escaldo e remoção de entulhos

Shopping Unicenter
O shopping Unicenter foi inaugurado em 13 de outubro de 1988, sobre um terreno de quase 160.000 m2 situado na auto-estrada Panamericana, entre as ruas Edison e Paraná, em Martínez, e atualmente é o maior do país.
A área construída totaliza 103.000 m2 , dos quais correspondem 63.000 m2 de área comercial e 40.000 m2 de área de estacionamento coberto para automóveis.
O conjunto comercial compreende;
■ 300 lojas, um hipermercado Jumbo, de 12.700 m2 de área de vendas
■ um setor de 3.000 m2 destinado aos jogos para crianças.
■ um estacionamento para 6.500 automóveis, sendo 4.000 cobertos
■ praça de alimentação e restaurantes para 1800 pessoas.

O movimento do público está facilitado mediante dez escadas rolantes , quatro elevadores de passageiros (um deles é panorâmico) e duas correias transportadoras de 35 m de comprimento cada uma. Possui 14 salas de cinema, com capacidade para 3.300 pessoas, e estão equipadas com um sistema de som digital único na América do Sul.

O empreendimento do shopping no valor 38 milhões de dólares foi realizado pela empresa Cencosud, de origem chilena.
Aventura Center
Um centro de diversão, primeiro parque temático “indoor” da Argentina , com uma área de 3.000 m2 e 24 pistas de boliche, de última geração.

Evacuação por setores
Os seguranças atuaram rapidamente e começaram a evacuar o lugar. Demoraram 20 minutos em evacuar o shopping , seguindo o Procedimento de Operação para Emergências (POPE).
No inicio a evacuação foi feita no 3o andar, nas áreas próximas ao incêndio, expandindo para as demais áreas do andar e depois para os demais andares.
Toda informação de evacuação foi realizada pelo sistema de som e sinalização intermitente de iluminação com indicação para evacuar o local.
A evacuação foi realizada com calma, mas houve principio de correria, medo e pânico entre algumas pessoas.

Estacionamento, confusão e caos
Os maiores problemas existiram no estacionamento, onde entram 6.500 veículos. Muitas pessoas, em vez de sair caminhando do local, quiseram retirar-se com seus carros, o que provocou um congestionamento e vários veículos chocaram-se quando tentavam sair.
Com o engarrafamento na saída do shopping dificultou o acesso das viaturas dos bombeiros e ambulâncias. .

Área isolada
Os bombeiros demoraram em chegar porque a auto-estrada Panamericana transformou-se num passeio de curiosos que se detinham para ter um melhor ângulo de visão do fogo e as colunas de fumaça. O perímetro do shopping foi isolado pelos bombeiros para deter aos curiosos e poder realizar seus trabalhos.

Testemunhas
Marcela, uma das funcionarias das lojas do Unicenter, afirmou: “Chamou-nos a atenção, porque se apagou a luz, e em seguida o pessoal de segurança disse-nos que tínhamos que sair. Como saímos rápido, nem sequer vi a fumaça". Por outro lado, Mariano, cliente do shopping, comentou: "Estava num provador de roupa e tive que sair rápido. A saída foi ordenada. No instante que estava fora do shopping, vi uma espessa coluna de fumaça".
As pessoas que se evacuaram mais tarde, encontraram a fumaça se expandindo em toda área do shopping, foram as que mais sustos passaram e geraram momentos de maior tensão. Sobretudo, o pessoal que estava nas salas de cinema, que são 14.

Propagação do fogo e fumaça
A propagação do incêndio foi rápida. Em seguida cobriu o teto, e as chamas atravessaram as aberturas e se recortaram sobre a cobertura do shopping. A fumaça ocupou espaço. E começou a baixar, e as pessoas também baixavam e corriam pelos corredores e pelas áreas de estacionamento e, mais abaixo, pelo supermercado Jumbo.

Estacionamento - testemunha
“Sabes, o que aconteceu? Os bombeiros não podiam entrar. A gente, em vez de sair à pé, queria sair como carro. Lembrei o que aconteceu no Paraguai? Claro. Quem pode esquecer a catástrofe de Ycuá Bolaños (incêndio no supermercado), em Assunção do Paraguai, que se cobrou 400 vidas. Talvez também pensaram alguma outra tragédia, mais próxima no tempo, a de Cromagnon (discoteca, Buenos Aires) , onde faleceram 193 pessoas”, disse Nicolás Gutiérrez.

Corpo de Bombeiros
Às 19 h 35 min, chegaram os bombeiros. O chefe do Corpo de Bombeiros Voluntários de San Isidro, comandante Javier Ozan, disse: "Demoramos 15 ou 20 minutos para poder entrar. Todos queriam sair com seu veículo, teve engarrafamento e não podíamos entrar“. “Finalmente entramos.Eram 70 homens e 25 viaturas de bombeiros, que rapidamente despachamos suas equipes em frente ao shopping”.

Recursos envolvidos na emergência
Estiveram no local cerca de 150 bombeiros, dezenas de viaturas, de várias unidades de bombeiros, como também, a Defesa Civil e a Cruz Vermelha.

Controle do incêndio
Às 21 h 10 min, os bombeiros conseguiram atingir o foco do incêndio, com ajuda de três escadas mecânicas e controlaram o incêndio que se desenvolvia no 3o piso.
No interior do shopping, o ar cheirava plástico queimado, que era mais intenso à medida que se aproximava do terceiro andar. Alguém gritou: "Fechem os hidrantes". As mangueiras deixaram de funcionar, pois a água escorria pelas escadas e acumulava na área do estacionamento. No terceiro andar, o ar era quase irrespirável. Os bombeiros, permaneceram no local para o rescaldo e remoção de entulhos.

Danos materiais
Cinemas – as salas foram danificadas pela água do incêndio, reabririam em uma semana.
Praça de alimentação – os restaurantes mais próximos à área de Aventura Center, sofreram danos causados pela água de incêndio
Aventura Center – a estrutura foi severamente danificada, prazo de recuperação indeterminado

Vitimas
Dos oito bombeiros que resultaram com princípio de asfixia, ficaram cinco internados no hospital de San Isidro, com queimaduras leves, em estado de observação e 16 clientes com princípio de asfixia devido à inalação de fumaça, foram atendidos no hospital e liberados.

Reabertura do shopping
O shopping abriu suas portas na segunda-feira, 31 de outubro, pela manhã, mas sem acesso ao setor dos jogos do terceiro andar e cinemas.

Causa do incêndio
O incêndio iniciou-se por causa de um curto-circuito em um jogo, A Boca do Dragão, que estava fora de uso, segundo o resultado das perícias realizadas.

Históricos de incêndios
■ Janeiro de 2004 – Incêndio ocorreu no shopping Abasto. Foi um princípio de incêndio em um forno de um supermercado que está no interior do complexo comercial. O incidente não provocou vítimas.
■ 14 de dezembro de 2000 – Incêndio que ocorreu em Alto Palermo, shopping localizado em Santa Fé e Coronel Díaz. Como em Unicenter, o incêndio originou-se e provocou importantes danos no setor de jogos, além de danificar uma parte da praça de alimentação. Dois bombeiros sofreram um princípio de asfixia e outro recebeu um forte golpe. Algumas testemunhas do incêndio disseram, que as chamas foram provocadas por um curto‑circuito em uma das máquinas de jogos.

Fontes: El Clarín, La Nación, Pagina 12, El Dia, no período de 30 de outubro a 01 de novembro de 2005.

Comentário:
No caso do incêndio do shopping, um dos principais problemas que ocorreu, foi na saída dos clientes com os seus respectivos veículos, que geraram engarrafamentos na saída do shopping e como conseqüência dificultando a entrada dos bombeiros.
Houve momentos de desespero, com algumas colisões e crises nervosas no estacionamento do shopping quando os motoristas provocaram engarrafamento em sua tentativa por salvar os seus próprios veículos das chamas e fugir do lugar.
No Brasil, especificamente em São Paulo, alguns shopping centers apresentam na área de estacionamento obstáculos à movimentação de veículos dos bombeiros e de resgate, que alguns casos, dificilmente as viaturas terão acesso às edificações para operações de combate ao fogo e resgate.

Relacionamos os principais problemas;
A maioria dos shopping centers, o estacionamento é pago e como conseqüência criaram obstáculos para efetuar a operação e controle tais como; cabines, cancelas, coberturas, ilhas (provocam estrangulamentos das ruas internas) e ruas interna para acesso as cabines, estreitas e raios curtos para operação de manobra.

O que diz a instrução técnica do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo
A Instrução Técnica fixa condições mínimas exigíveis para o acesso e estacionamento de viaturas de bombeiros nas edificações e áreas de risco, visando a disciplinar o seu emprego operacional na busca e salvamento de vítimas e no combate a incêndios.

Principais requisitos
Via de acesso e faixa de estacionamento
1 - Largura: mínima de 6,00 m.
2 - Comprimento mínimo de 15 m.
Obs: Tem muitos shopping centers, o comprimento de entrada de acesso é curto e em curva, não permitindo a manobra de viaturas
3 - Suportar viaturas com peso de 25.000 quilogramas-força.
4 - Desobstrução em toda a largura e com altura livre mínima de 4,50 m.
5 - Quando o acesso for provido de portão, este deverá atender à largura mínima de 4,00 m e altura mínima de 4,50 m.
Obs: A cabine, controle de entrada de veículo e cobertura, não atende este padrão
6 - A faixa de estacionamento deve estar livre de postes, painéis, árvores ou qualquer outro elemento que possa obstruir a operação das viaturas.

Marcadores: ,

posted by ACCA@6:35 PM