Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

O primeiro cachorro rastreador de falhas elétricas no mundo


Um simpático cachorro labrador tem um trabalho bastante particular, com seu sensível focinho está treinado para rastrear falhas elétricas, sendo o primeiro cachorro no mundo treinado para este trabalho.

Trata-se de Rex, que recebeu treinamento no Esquadrão Canino dos Carabineiros de Chile, que permitiu agilizar as operações de detecção de falhas elétricas para reparos de serviço.

Rex já participou em 15 atendimentos de falhas elétricas subterrâneas, dos quais detectou 13, com uma média de efetividade de 87 por cento. Nas ocasiões em que o cachorro interveio, conseguiu-se diminuir em 55 por cento os tempos de serviço, valores que mostram com otimismo sua eficiência.

Este particular cachorro foi apresentado pela Chilectra (Concessionária de Energia Elétrica), empresa que demonstrou em terreno os atributos de Rex. Com uma simulação de uma falha elétrica subterrânea, o focinho aguçado do cachorro detectou o cheiro produzido por cabos em mau estado e queimado, com o que ficou bastante claro que o cachorro não sofre nenhum risco de eletrocussão ao realizar-se este serviço, pois nunca estará em contato com os cabos energizados, já que seu rastreamento realiza se na superfície, enquanto as falhas elétricas são geradas nos dutos ou galerias subterrâneas.

Para o gerente de Gestão de Redes da Chilectra, Enrique Fernández, "Rex é mais um integrante da companhia, quem tem seu próprio regime de trabalho. Em caso que não tenha que atender alguma falha elétrica, ele sai para realizar seu treinamento. Sua utilidade mostrou-se com os resultados obtidos até agora, já que atingiu altos índice de efetividade, diminuindo bastante os tempos de serviço de reparo", afirmou o executivo.
Rex é fruto de um projeto de Inovação da Chilectra surgido no ano 2005 e pertence à Gerência de Gestão de Redes da empresa. Além disso, possui um treinador, quem mantém seu adestramento e aperfeiçoamento diário.

Técnicas de adestramento
O plano de trabalho inicial contemplou as técnicas de obediência “e confiança”, processo chave para a obtenção de resultados. Esta atividade teve uma duração aproximada de um mês, no entanto, e ao longo de todo o processo de adestramento, realizou-se um reforço desta técnica.

A segunda etapa do processo de adestramento foi a “implantação de cheiros”, onde Rex começa a detectar o cheiro de cabo em curto para a obtenção de recompensa (alimento). Esta técnica é utilizada no adestramento de cachorros policiais para detectar droga, explosivos, corpos humanos, entre outros.Esta foi uma das etapas mais longa de todo o processo, cerca de 6 meses, onde ele foi submetido a diferentes graus de dificuldade na busca do objeto com o cheiro implantado (cabo queimado).

Depois se efetuou a preparação dos guias da Chilectra, para o qual se escolheram dois funcionários da divisão de manutenção subterrânea, com habilidades e vontades de aprender as técnicas de busca e obediência dadas a Rex. Posteriormente e a cargo dos guias, desenvolveram-se provas em terreno (via pública) o que permitiu observar o comportamento dele em um meio diferente ao que foi treinado. Uma vez que Rex assimilou o meio urbano, conseguiu-se demonstrar boa forma nas práticas de busca na via pública.

Atualmente, Rex e seus guias desenvolvem diariamente as rotinas de busca de cabo em curto no Sistema de Distribuição Subterrânea de Baixa Tensão da Chilectra, o que permitiu localizar pontos de falhas em diferentes regiões da cidade quando estas se produzem.

Fontes: La Tercera – 28 de Julio de 2007 e Chilectra

Comentário:
Hoje existe o cão farejador de drogas, de explosivos, de resgate, até de celulares (a policia inglesa utiliza nas prisões para descobrir celulares)
Qual é a distância do faro de um cão?
Não é possível medir a distância do faro propriamente dito, já que o fato de um cão conseguir farejar ou não um odor depende muito de sua concentração. De qualquer forma, alguns dados mostram a aguçada percepção de tal sentido nestes animais. Segundo o zoólogo Alexandre Rossi "um cachorro é capaz de sentir pelo faro a presença de uma gota de sangue diluída em vinte litros d'água; se uma pessoa passar por uma trilha no mato, ele é capaz de perceber o ato até uma semana depois; dependendo do vento e das correntes de ar, ele consegue farejar o cio de uma fêmea a um raio de dois quilômetros".

Marcadores: ,

posted by ACCA@11:16 PM