Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

segunda-feira, fevereiro 04, 2008

Banhista é atingido por Marlim Azul


Donizete Pereira foi atingido no joelho, na tarde de sábado, 2 de fevereiro de 2008, por um peixe marlim azul de 1,90 m de comprimento e 40 quilos, no litoral do Paraná, Matinhos.
O peixe de grande porte que, normalmente, é encontrado em alto mar, estava próximo da orla (o banhista estava com água na altura do peito) e ao cair na água depois de um salto, cravou o bico no joelho do banhista. Ele lutou com o peixe, segurando-o, para não ser arrastado.
Ele foi socorrido por guarda-vidas, que fizeram os primeiros procedimentos para imobilizar a perna e conter a hemorragia ainda na areia.
O homem foi encaminhado para um Pronto Socorro da cidade. Ele passou por um procedimento cirúrgico para retirar parte do bico do peixe ( 10 cm) que ficou cravado no joelho e passa bem.

Foto: mostra o tamanho do bico de um marlim-azul

De acordo com pessoas que testemunharam o episódio, o peixe dava pulos muito altos e precisou ser imobilizado por três homens para que não atingisse mais nenhum banhista.

Recuperação da vítima
Donizete Pereira, recebeu alta quarta-feira (06 de janeiro) do Hospital do Trabalhador, em Curitiba. Ele recupera-se do susto e do ferimento no joelho em sua casa, na capital paranaense. “O joelho ainda está um pouco inchado, afinal o bico do marlim atravessou minha perna”, diz. “Mas ainda continuo surpreso. Estava no mar com água pelo pescoço. Nessa profundidade, jamais imaginaria que se tratava de um peixe daquele tamanho”, completa.
A vítima disse que se salvou sozinho do ataque do peixe. “Os pescadores ficam querendo bancar os heróis, mas eu tive que me desvencilhar sem ajuda de nenhum deles”, diz.
Seu irmão, também comerciante, Carlito Pereira, que ajudou no resgate de Donizete e ficou com o marlim, conta que guardou para si cerca de dez quilos da carne do peixe e distribuiu os 32 quilos restantes para parentes e amigos. “Dei dois quilos para o Donizete. A cabeça e o rabo do bicho, eu salguei e vou deixar secar para depois mandar empalhar. É o meu troféu”, diz. Donizete agradeceu o presente do irmão, mas não vai querer experimentar a carne do peixe que o feriu.

Fonte: Folha de Londrina e Gazeta do Povo; 4 e 7 de fevereiro de 2008

Comentário:
Marlim Azul

Foto: Mostra o maior peixe pescado no mundo, Espírito Santo, 4,62m de comprimento e 2,48 de diâmentro, 636 Kg.
Peixe oceânico que habita as águas azuis, limpas e quentes. Costuma nadar sozinho e é encontrado com mais freqüência nas regiões de Vitória , Guarapari, Salvador, Ilhéus, Cabo Frio e Ilhabela. Os maiores exemplares podem pesar mais de 650 kg, medir 4m de comprimento. Sua captura exige materiais pesados com o linhas de até 130 lb, varas e carretilhas com capacidade para mais de 700m de linha. Como iscas naturais, são preferidas os Farnangaios e Sororocas. Entre as artificiais as melhores são as lulas.
É o peixe mais cobiçado da pesca oceânica, veloz, briguento, com seu dorso azul-cobalto e seu bico assustador, o Marlim Azul virou símbolo de tudo que o mar tem de desafio, mistérios e aventura. Também conhecido por agulhão e agulhão-azul, e de família dos Istiophoridae, é chamado cientificamente Makaira nigricans Lacépède, 1802, o nome Marlim Azul deriva-se do Inglês Blue Marlin.(Paulo Amorim).

Marcadores: ,

posted by ACCA@4:46 PM

2 Comments:

At 6:07 PM, Blogger nova criatura said...

sensacional como este homem tem reconhecimento na cidade de guarapari eu estive lá e vi até barco com nome dele pena que eu não conheci este homem pessoalmente e infelizmente soube que ele morreu de acidente de carro junto ao seu filho...paulo amorim na nossa memoria!!!!!!!!!

 
At 6:09 PM, Blogger nova criatura said...

paulo amorim vive!

 

Postar um comentário

<< Home