Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quinta-feira, janeiro 17, 2008

Recall de milhões de baterias de notebooks por risco de superaquecimento

Como subsidio ao artigo anterior “Simulação real de incêndio em bateria de notebook” publico algumas informações veiculadas em jornais sobre defeitos de baterias que alguns fabricantes foram obrigados a efetuar o recall, conforme exigência da Comissão de Segurança de Produtos ao Consumidor dos Estados Unidos.

"No caso do notebook, devemos lembrar que esse micro é carregado para casa, para o trabalho, para o cliente, e terceiros podem sofrer com uma explosão. O excesso de recall também nos deixa "preocupado". Será que há outros produtos que também têm defeitos graves? E sobre os quais não houve recall? O recall é um grande alerta de que há falhas no processo produtivo ou falta de segurança do produto". Maria Inês Dolci


Em 15 de agosto de 2006, a fabricante de PCs Dell anunciou o maior recall da história da indústria eletrônica para trocar baterias de 4,1 milhões de notebooks por riscos de superaquecimento.
As baterias de íon de lítio em substituição estão instaladas em 2,7 milhões de laptops vendidos nos Estados Unidos e 1,4 milhão no resto do mundo entre abril de 2004 e 18 de julho deste ano, segundo a companhia.
A Dell Brasil afirmou que o recall atingirá o Brasil, sem, porém, pontuar quantas baterias serão afetadas no mercado nacional.

Mesmo notebooks comprados em outros países, grande dor de cabeça de usuários que se aventuram em adquirir produtos fora do Brasil, terão suas baterias trocadas pela assistência técnica da fabricante.
"Sob raras condições, é possível que estas baterias se aqueçam, o que pode causar o risco de incêndio", disse a Dell em um anúncio.
A Dell afirmou estar cooperando com a Comissão de Segurança de Produtos ao Consumidor dos Estados Unidos (do inglês, CPSC. Consumer Product Safety Commission) na condução do recall. A agência federal descreveu o evento como o maior recall da história da indústria de eletrônicos, de acordo com um anúncio do órgão.

Incidentes com laptops
A fabricante norte-americana foi informada de seis incidentes em que laptops se aqueceram demais e causaram incêndios desde dezembro de 2005, sem vítimas envolvidas nos casos, segundo informais dos jornais Wall Street Journal e o New York Times . A Dell revelou que o superaquecimento foi causado por um defeito de fabricação nas baterias feitas pela Sony no Japão.
De acordo com o site da CPSC, baterias de íon de lítio foram citadas em recalls de outros laptops, incluindo modelos da HP e da Apple, ambas instaladas na Califórnia.
A Dell fez outros recalls voluntários em 22 mil baterias de notebooks em dezembro de 2005, 284 mil em 2001 e 27 mil em 2000, de acordo com a organização.
Fonte: IDG Now - 15 de agosto de 2006

Notebook Lenovo pega fogo

Em 24 de setembro de 2006, um computador portátil da fabricante japonesa pegou fogo no aeroporto de Los Angeles, nos EUA.
A causa do acidente pode estar na bateria, fabricada pela Sony. Em agosto de 2006, a Dell e a Apple ordenaram recall de seus produtos para trocar quase 6 milhões de baterias da Sony, que corriam o risco de superaquecer e pegar fogo.
A Sony disse que investigará o novo incidente para verificar se a causa foi mesmo a bateria.
Fonte: Folha de São Paulo - quarta-feira, 27 de setembro de 2006

Marcadores: ,

posted by ACCA@6:29 PM