Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sábado, janeiro 12, 2008

Montadora indiana lança carro popular carro mais barato do mundo


A montadora indiana Tata Motors lançou em 10 de janeiro, o carro mais barato do mundo, o Nano, que deve sair por apenas US$ 2.500 (R$ 4.392,50).

O presidente da empresa, Ratan Tata, apresentou o modelo, batizado de Carro do Povo, durante a 9ª Auto Expo, em Nova Délhi, em meio a muito alvoroço da mídia.

Segundo dados divulgados no site da montadora Tata, as dimensões do Nano, que tem quatro lugares, são:
■ 3,1 metros de comprimento,
■ 1,6 metro de altura e
■ 1,5 metro de largura.
■ O motor, que fica na parte de trás, tem 623 cilindradas (no Brasil, os carros populares têm 1.000 cilindradas).



Substituir a moto pelo carro na Índia
De acordo com a empresa, a carroceria do Nano é toda de metal. A Tata garante que o carro é muito seguro, com portas e bancos resistentes a impactos. Em relação ao meio ambiente, a montadora diz que o carro polui menos que as motos que circulam pela Índia. De acordo com a empresa, sua eficiência no uso do combustível, 20km/litro, garantiria a baixa emissão de monóxido de carbono.

A produção inicial do Nano deve ser de 250 mil unidades. A Tata também pode exportar o carro, que seria destinado provavelmente para a África, América do Sul e Central, mas, na verdade, a iniciativa da empresa de produzir carros pequenos e baratos nasceu de suas observações do mercado local. Na Índia, milhões de pessoas acomodam famílias de até quatro pessoas, mais a bagagem, em motocicletas.

A Volkswagen, Toyota Motor Corp, Honda Motor e Fiat também já afirmaram ter planos de fabricar carros de baixo custo. "O produto já ganhou muita atenção internacional", afirmou Mohit Arora, diretor-gerente da empresa de pesquisa indiana J.D. Power Asia-Pacific. "É um grande negócio para a Tata Motors, e será registrado nos livros de história, seja um sucesso ou não".

"Toda montadora global percebeu a necessidade de estar nos mercados emergentes com um modelo como esse para as massas", afirmou Ashutosh Goel, analista do setor automotivo da Edelweiss Securities.

"Globalmente, os altos preços do petróleo estão acelerando as vendas de carros pequenos e compactos. Desenvolvimentos regulatórios sobre a emissão de C02 na Europa e problemas de congestionamento e estacionamento estão reforçando essa mudança", disse o analista do setor Asvin Chotai.
Fonte: Gazeta do Povo - 10 de janeiro de 2008

Comentário
O designer é bonito para um carro popular. No Brasil um carro popular não sairia com esse preço (2.500 dólares) devido a incidência de impostos na cadeia produtiva de um carro. O carro mais barato no país está na faixa de 13.000 dólares.

Marcadores: ,

posted by ACCA@5:34 PM