Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, janeiro 29, 2008

Celular: Lixo Tecnológico

De acordo com dados divulgados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) o número de celulares em 2007, alcançou 120,98 milhões de aparelhos.

Segundo cálculos das operadoras, a média de troca de um aparelho celular no Brasil é de apenas 14 meses, enquanto que a sua sobrevida é de 36 a 48 meses. E daí vem à indagação: qual o destino que está sendo dado para os aparelhos descartados pelos seus proprietários?

Regulamentação de descarte de celulares
O Brasil não tem uma política nacional de resíduos sólidos, assunto discutido há décadas pelo legislativo e pela sociedade civil. Na visão do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), a Política Nacional de Resíduos Sólidos deve prever a Responsabilidade Estendida do Produtor e considerar a logística reversa, ou seja, deve haver mecanismos de devolução do resíduo pós-consumo nos pontos de comercialização ou para os fabricantes.

Estatística sobre o destino para o celular velho
Não existem estatísticas oficiais sobre qual é o destino dado para o celular velho. Uma boa parte acaba ficando com um dos membros da família do proprietário ou mesmo encostado numa gaveta; outra parte é vendida ou dada em troca na compra do aparelho novo na revenda das operadoras. Uma pequena parte é descartada na caixa de coleta das lojas. Já os consumidores que não têm qualquer preocupação com o meio ambiente jogam o aparelho no lixo comum.

Vivo é o exemplo para controle de coleta de celular velho
A Vivo é a primeira operadora de telefonia móvel do Brasil a implantar um sistema de coleta, segregação e reciclagem de aparelhos celulares, baterias e assessórios usados (capas, carregadores, etc.) em suas lojas próprias.Todo o material deixado nas lojas será recolhido pela Recellula, empresa de reciclagem de celulares. Os aparelhos que são considerados reaproveitáveis são restaurados e revendidos em outros países, a preços acessíveis. Já as sucatas são encaminhadas para a reciclagem. O valor arrecadado com a venda desses aparelhos é destinada às instituições apoiadas pelo Instituto Vivo, órgão que gerencia o Investimento Social da companhia.

O que as fábricas dizem sobre o descarte de celulares

Gradiente
Não tem instruções sobre descarte de bateria e nem de aparelho de telefonia celular.

Kyocera
Por favor, entre em contato com sua operadora ou com um de seus serviços autorizados para informar-se sobre o processo de recolhimento de baterias usadas. Favor verificar com as autoridades locais responsáveis pelo meio-ambiente sobre as normas que regulamentam o descarte de baterias em sua região.

LG
Não tem instruções sobre descarte de bateria nem de aparelho de telefonia celular.

Motorola
Na seção “Suporte ao Consumidor”, em “Perguntas e respostas”: Posso jogar as baterias inutilizadas diretamente no lixo? Não é recomendável. Sugerimos que para descartar as baterias, encaminhe-as ao Serviço Autorizado Motorola mais próximo. Descartá-las no lixo comum pode causar danos ao meio ambiente. De que maneira a Motorola descarta as baterias usadas? Reciclagem. Para que as baterias tenham o destino correto sem serem prejudiciais à natureza, a Motorola recomenda que as mesmas sejam encaminhadas à uma das nossas assistências técnicas autorizadas, onde existem urnas para a coleta destes acumuladores químicos. As baterias são recebidas e armazenadas na fábrica em Jaguariúna. Não tem instruções sobre descarte do aparelho de telefonia celular.

Nokia
Tem instruções claras sobre descarte de bateria na home de celulares: “Reciclagem de baterias e celulares: Ao final da vida útil da bateria e celular, o consumidor deve entregá-los em qualquer uma das Assistências Técnicas Autorizadas, em qualquer lugar do Brasil. A Nokia realiza a coleta em cada ponto e depois encaminha ao exterior para que o cádmio, aço e níquel sejam reaproveitados, e o plástico e os circuitos internos incinerados para a geração de energia elétrica.” E dá o endereço das assistências técnicas. Não tem instruções sobre descarte do aparelho de telefonia celular.

Panasonic
Não tem instruções sobre descarte de bateria nem de aparelho.

Samsung
Não tem instruções sobre descarte de bateria.

Sony-Ericsson
Tem instruções claras sobre descarte de bateria na home de celulares e recomenda que ao final da vida útil da bateria o consumidor deve entregá-la em qualquer um dos Centros de Serviços Autorizados Sony Ericsson em qualquer lugar do Brasil. A Sony Ericsson realiza a coleta em cada ponto e depois encaminha para reprocessamento, alternativa viável e benéfica ao meio ambiente uma vez que recicla, trata e utiliza as baterias para a produção de sais e óxidos metálicos, transformando esse “resíduo” em um novo produto.

Siemens
Tem instruções claras sobre descarte de bateria na home de celulares: As baterias dos aparelhos Siemens podem ser entregues em qualquer assistência técnica, de onde serão encaminhadas para a Siemens para disposição final. A disposição final compreende o armazenamento temporário e posterior entrega de lotes para o rebeneficiamento por uma empresa especializada.
Jornale – Curitiba, 05 de setembo de 2007

Comentário
A "profecia" feita por Gordon Moore, um dos fundadores da Intel, feita em 1965 que a partir dali a potência dos processadores dobraria a cada 18 meses. A lei de Moore ainda sobrevive e chegou ao celular. A cada ano, os fabricantes lançam um novo celular que aumenta o poder de interação e permite que os celulares façam mais do que poderíamos imaginar. O celular deixou de ser um produto de comunicação tradicional para ser um produto interativo, multimídia. O que prevalece para o consumidor é a tecnologia, é a potência de processar informações, imagens, conversações interativas, cartão de memória, etc. O que resulta mais lixo tecnológico.

Marcadores: ,

posted by ACCA@4:05 PM