Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quarta-feira, janeiro 09, 2008

As principais causas de incêndio em residências

A cada ano cerca de 55.000 incêndios em residências nos Estados Unidos, matam 700 pessoas e provocam ferimentos em 10.000 pessoas. As principais causas desses incêndios são : frituras, cigarros iniciando o fogo em tapetes, cadeiras ou sofás, etc. Mesmo que você não fume ou utilize fritadeiras, você pode ainda ser um risco.

Vamos lembrar alguns tipos de prevenção, que somente leva alguns minutos para você aprender e poderá salvar sua vida e de sua família.

Aparelhos elétricos
Alguns aparelhos foram projetados para funcionarem ininterruptamente, como exemplo, vídeo. Outros tipos de aparelhos elétricos que não estejam funcionando, deveriam ser desligados e retirados das tomadas.

Sempre utilize fusível adequado conforme instruções dos fabricantes,. Não utilize gambiarras ou benjamins para ligação simultânea de vários aparelhos ou equipamentos, que poderão sobrecarregar a fiação elétrica (sobreaquecimento).

Cigarro
Um cigarro aceso ou um cachimbo pode ser mortal. Nunca deixe um cigarro aceso ou um cachimbo, sem estar presente (às vezes a pessoas dá uma tragada, vai a cozinha ou outro local, esquece que deixou aceso um cigarro no cinzeiro).

Se você deixar um cigarro aceso ou cachimbo queimando na beirada de um cinzeiro, ele poderá cair no sofá ou no carpete. Mais tarde esse sofá ou carpete pegará fogo e iniciando o desprendimento de uma densa fumaça que dificultará para você e sua família para escapar.
Adormecendo com o cigarro aceso ou cachimbo, também pode ser fatal, especialmente na cama, onde o lençol pegará fogo rapidamente ou a fumaça penetrará nos pulmões e você não sentirá nada e não acordará.
Tenha certeza que você jogará fora o cigarro antes de ir dormir e nunca fume na sala ou no sofá, se você acha que vai cochilar.

Frituras
As panelas de fritura são uma das principais causas de incêndio em residência

Lembre-se:
■ Nunca preencher a panela mais do que 1/3 de óleo
■ Nunca deixe a panela desacompanhada (sem alguém por perto), quando está aquecendo.
■ Se a panela pegar fogo, nunca jogue água.
■ Desligar o fogão ou a fritadeira, se é mais seguro fazer isso.
■ Cobrir a panela com um pano úmido ou uma toalha molhada e deixar resfriar pelo menos 30 minutos.

Chamas abertas
Nunca deixe próximo a chamas abertas (fogão) plástico, utensílio, papel, pano, etc, que poderá pegar fogo ou aquecer parcialmente e poderá provocar queimaduras, em caso de pegar o utensílio (cabo).

Fiação e tomadas
Olhe o estado da fiação, se tiver esbranquiçada ou endurecida, há sinais de sobreaquecimento.
■ Tomadas ou soquetes quentes
■ Fusíveis que se rompem, sem motivo nenhum
■ Oscilação de luz (tremulação de luz)
■ Marca de chamuscamento de soquete ou tomada (esbranquiçamento, amarronzado ou cor escura)

Fogão
Checar se as panelas estão em posição segura (evitar o aquecimento dos cabos). Tomar cuidado com os cabos das panelas que ficam na beirada do fogão, que podem ser resvalados ou alcançados por crianças.

Equipamentos elétricos devem ser mantidos afastados do fogão e nunca cobrir o fogão com toalha. Nunca deixe as panelas em fogo aceso, desacompanhadas (sem ninguém por perto) e especialmente tomar cuidado com as fritadeiras com óleo ou gordura. Assegurar que o forno está desligado

Crianças
As crianças, por curiosidade natural, podem ser o maior risco para o fogo. Nunca deixe as crianças sozinhas na sala, onde há equipamentos de aquecimento ou na cozinha ou onde há chamas abertas. Manter fósforos e luzes fora do alcance da criança . Nunca deixe crianças sozinhas em casa.

Rotina para dormir tranqüilo
Muitos incêndios acontecem à noite. Assegure que você tem uma rotina de segurança para dormir e para ajudar a manter sua casa e sua família segura. Indicamos algumas regras simples, que você deve checar a cada noite.

■ Desligar e retirar das tomadas os equipamentos que não foram projetados ou recomendados a funcionarem ininterruptamente.
■ Assegurar que nenhum cigarro ficou ainda aceso
■ Antes de esvaziar ou limpar o cinzeiro, assegurar que os restos dos cigarros estão apagados.
■ Colocar um protetor em volta de chamas abertas (por exemplo, vela com um prato com lâmina de água).
■ Desligar os aquecedores portáteis
■ Fechar as portas de todos os cômodos desocupados

Aquecedores
Assegure que você não coloque o aquecedor muito próximo para aquecer, pois pode facilmente esquentar sua roupa ou sua cadeira, se você adormecer.

Os aquecedores deveriam permanecer em locais seguros, onde eles não podem ser obstáculos ou tropeçados. Eles deveriam ser mantidos afastados de mobílias, sofás, cortinas e almofadas e bem como de objetos que possam cair sobre eles.

Aquecedores portáteis nunca deveriam ser colocados próximos à cama ou usados como secar roupas. Assegurar que os aquecedores estão corretamente protegidos.

Fonte: Rowland Slaten Stevens, Inc.- Leading Causes of Fire
Comentário:
No Brasil os índices de causas de incêndios em residências com prejuízos materiais e pessoais são consideráveis, apesar de não termos estatísticas confiáveis e registros completos. O último levantamento de dados realizado pelo IBGE (Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística) ocorreu no ano de 1991, tendo como base o ano de 1990. O IBGE apontou dificuldades na obtenção das informações, em especial junto a algumas unidades do Corpo de Bombeiros do setor público e a inexistência, em algumas fontes, de registros completos. Algumas unidades de Corpo de Bombeiros indicam as principais causas de incêndios em residências, tais como; eletricidade, cozinha (vazamento de gás, esquecimento de panela no fogão com chama acesa) e chamas acesas (velas, lamparinas, etc.)
No sul do Brasil há muitas casas de madeira e a predominância de incêndio é devido ao esquecimento de velas acesas.
Em 03 de outubro de 2007, por volta das 21h, um incêndio destruiu uma casa na Vila Boa Jesus, Zona Leste de Porto Alegre. De acordo com agentes da Polícia Civil, duas crianças morreram — uma de dois e outra de cinco anos. A polícia suspeita que uma vela tenha começado o fogo, que destruiu a casa de madeira, mas as circunstâncias em que ocorreu o incêndio ainda não são conhecidas.

Marcadores:

posted by ACCA@1:08 PM

1 Comments:

At 4:52 PM, Blogger Cedemilson Castro said...

Olá, o blog Debatendo Segurança do Trabalho está buscando parcerias, e gostariamos de te-lo como parceiro.
Grande abraço.
http://www.debatendoseguranca.blogspot.com

 

Postar um comentário

<< Home