Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, maio 18, 2018

Conheça os líquidos combustíveis e inflamáveis

Este é um Questionário de Segurança para pessoas que trabalham com líquidos inflamáveis,  quer sejam óleos combustíveis ou solventes.
É um questionário de perguntas e respostas. Assim uma pessoa poderá ler as perguntas para você, ou você mesmo cobrindo as respostas poderá fazê-lo para que em seguida confira se acertou ou não.

ALGUMAS PERGUNTAS BÁSICAS

01- (Verdadeiro ou Falso) - Líquidos inflamáveis não queimam.
Resposta: Verdadeiro. É o vapor dos líquidos que queima. Esta é uma razão pela qual você tem que tomar cuidado especial ao trabalhar com líquidos inflamáveis. Os vapores não são detectados facilmente. São geralmente invisíveis, e nem sempre têm cheiro.
2- Qual é mais perigoso ao ser manuseado - um líquido combustível ou um líquido inflamável?
Resposta: O líquido inflamável é mais perigoso, mas é necessário tomar cuidado com ambos. Inflamável significa que um líquido tem ponto de fulgor abaixo de 37,8ºC, enquanto Combustível tem o ponto de fulgor acima de 37,8º C.

O ponto de fulgor é a temperatura mais baixa na qual um líquido libera vapores suficientes para inflamar-se/incendiar-se, na presença de oxigênio e de uma fonte de ignição (faísca/calor).

3-  (Verdadeiro, ou Falso) - Uma única faísca é suficiente para inflamar o vapor de um líquido inflamável.
Resposta: Verdadeiro. Líquidos inflamáveis podem inflamar-se/incendiar-se através de uma chama descoberta, material ardente, superfícies quentes ou faíscas. Uma chama pode decorrer de corte e solda, equipamento elétrico ou eletricidade estática. Pode também gerar uma faísca se você deixar cair uma ferramenta de aço numa superfície de concreto.

4- (Verdadeiro ou Falso) - Você usa um líquido inflamável numa sala grande, mas fechada. Do outro lado da sala alguém acende um cigarro. Você não precisa se preocupar, porque a pessoa está pelo menos a 15m de distância.
Resposta: Falso. Muitas investigações de incêndio detectaram como causa de explosão, vestígio ou nuvem de vapor que se desviou da sua fonte original. Lembre-se que é o vapor que queima, e pode mover-se como um fantasma através do ar e paredes.
Então você precisa seguir regras rígidas. Estas regras não dependem dos seus sentidos (olfato etc.), mas da Ciência.
Cientistas e fabricantes elaboraram um sistema para ajudar você a trabalhar de forma segura, com líquidos perigosos.

O QUE OS NÚMEROS DIZEM

5- Você trabalha com dois líquidos inflamáveis diferentes.
Um é do tipo Classe I,  outro da Classe III. Você tem que ter cuidado com ambos. Mas com um deles tem que ser ultra-cuidadoso. Qual é?
Resposta: Classe I. Nesse sistema de classificação, os números baixos são os mais perigosos.
Essas Classes definem inflamáveis e combustíveis mais exatamente.

Veja a pergunta no 02.
Classe I indica um líquido inflamável enquanto Classe II e III referem-se a líquidos combustíveis.


Veja como são classificados:
Líquidos inflamáveis
Classe IA – PF < 22,8°C; Ponto de Ebulição<37 p="">
Classe IA – Éter dietílico, óxido de etileno, alguns petróleos leves
Classe IB – PF < 22,8°; Ponto de Ebulição £ 37,8°C
Classe IB – Gasolinas para motores e aviação, tolueno, vernizes, diluentes para vernizes
Classe IC – PF ³ 22,8°C < 37,8°C
Classe IC – Xileno, algumas pinturas, alguns cimentos à base de solvente
Líquidos combustíveis
Classe II – PF ³ 37,8°C < 60°C
Classe II – Diesel, diluente para pintura
Classe IIIA – PF ³ 60°C< 93°C
Classe IIIA – Combustível para aquecimento doméstico
Classe IIIB – PF ³ 93°C
Classe IIIB – Óleos de cozinha, óleos lubrificantes, óleos de motor
Obs: PF – Ponto de fulgor
Fonte: NFPA 30, Código de líquidos combustíveis ou inflamáveis

6- Você precisa de um solvente, o seu supervisor pede para você apanhá-lo e recomenda que use um recipiente adequado, pois trata-se de um solvente Classe I. Você usaria um recipiente:
a (  ) Com tampa móvel (de mola) que se fecha  automaticamente.
b (  ) De plástico com tampa de rosca.
c (  ) Sem tampa.
d (  ) Qualquer um acima.
Resposta: Letra a. Recipiente do tipo seguro é aquele que possui tampa móvel (de mola) que se fecha automaticamente e com dispositivo corta chama, também chamado de "Container de Segurança". Jamais utilize baldes de plástico para armazenar e transportar líquidos inflamáveis, eles geralmente acumulam eletricidade estática e não oferecem resistência ao impacto e ao calor. Também não utilize embalagens sem tampa, pois os vapores poderão se espalhar pelo ambiente. Os recipientes de segurança existem em diversos tipos e tamanhos.

7- Vamos supor que o seu Setor já possui "Container de Segurança". Como você checaria vazamentos pela tampa do Container de Segurança. Qual a quantidade máxima de vazamento que você consideraria segura?
a (  ) 30 gotas/pingos por  minuto.
b (  ) 20 gotas/pingos por minuto.
c (  ) 04 gotas/pingos por minuto.

Resposta: Letra c. Apenas 4 pingos por minutos é a quantidade máxima aceitável. Para essa checagem, pegue um recipiente cheio e segure-o pelos lados com o bico sobre um bequer (copo cilíndrico usado em laboratório). Se vazar, limpe o bico e o aro/borda e teste de novo. Se continuar a vazar, verifique se o aro/borda está amassado ou trincado. Se puder ser desamassado/recuperado faça-o e teste de novo.
Se isto não resolver o problema, cheque a gaxeta/junta e a tensão da mola do mecanismo de abrir e fechar e substitua se possível. Se não resolver o problema, reserve o recipiente para uso não inflamável.

8- Pequenas quantidades para uso diário de líquidos inflamáveis e latas contendo líquidos pressurizados (spray)  devem ser guardados:
a (  ) Em estantes abertas.
b (  ) Em qualquer lugar longe do calor e fagulhas.
c (  ) Em armários de aço com portas e trincos.

Resposta: Letra C. Use armários metálicos e mantenha-os sempre fechados e em áreas bem ventiladas, longe do calor e fagulhas. Latas contendo líquidos inflamáveis pressurizados ao explodirem tornam-se verdadeiras granadas. Portanto, se estiverem guardadas em armários de aço, minimizam o efeito da explosão e impedem que sejam arremessadas à distância e incendeiem outras áreas.

VOCÊ PASSOU NO TESTE?
Qual a nota mínima para esse teste? Numa escala 65 ou 70 seria suficiente. Mas, para sua própria segurança e daqueles que estão ao seu redor, não fique satisfeito, a menos que você tenha alcançado a nota máxima - 100. Se você conseguiu, vá em frente. Há muito mais para se aprender, se você quiser lidar com líquidos inflamáveis com segurança. Fonte: Pesquisa Zona de Risco, Alumar

Marcadores: , ,

posted by ACCA@7:34 PM