Ônibus escolar é arrastado mais de 100 metros por trem de carga
Um
ônibus escolar que fazia o transporte de alunos da Escola Estadual Campos de
Menezes, no distrito de Palmeiras, foi arrastado mais de 100 metros por um trem
de carga da empresa MRS Logística. O acidente aconteceu por volta das 7 horas
de quinta-feira, 22 de novembro. O coletivo saía da garagem somente com o
motorista e a monitora escolar para embarcar a primeira criança.
SEM
CANCELAS
Conforme
dito pelos moradores do local, a passagem de nível da Rua Avelino Mariano Pena,
mais conhecida como Estrada do Caulim, no Jardim Restinga, não possui cancelas
ou algum outro tipo de sinalização sonora para que os motoristas possam
trafegar na via. Segundo a Polícia Militar (PM) que foi acionada em seguida do
acidente, o motorista não escutou a buzina do trem que carregava bobinas de
aço. O relato também foi constatado no Boletim de Ocorrência (B.O.).
COLISÃO
O ônibus
teve os vidros, portas e eixos completamente destruídos. Ambos os funcionários foram
removidos do coletivo pelo Corpo de Bombeiros e encaminhados ao Pronto Socorro
(PS) Municipal.
VÍTIMAS
O
motorista JNS foi liberado após ser avaliado e não ter sido constatado trauma
físico. Já a monitora chegou ao PS assustada e com dores abdominais por conta
do choque intenso. A monitora realizou
exames de tomografia para constatar se nenhum outro dano tinha ocorrido e foi
encaminhada para a unidade II da Santa Casa de Suzano para finalizar a
avaliação e repousar. O maquinista da composição não sofreu ferimentos.
NEGLIGÊNCIA
Segundo
os seguranças da empresa logística que resguardavam o local, tudo indica que
houve negligência do motorista. Isso porque o coletivo foi atingido no meio pelo
trem. Em nota, a MRS informou que o ônibus não respeitou sinalização
ferroviária existente e por isso colidiu com o trem da empresa no Km 13 do
trecho de Ouro Fino. O órgão relatou ainda que faz periodicamente campanhas
educacionais de segurança.
Até às
11 horas, todos ainda aguardavam a chegada da perícia no local para que o
ônibus pudesse ser retirado da linha férrea. Funcionários do setor de Trânsito
da Prefeitura de Suzano auxiliaram nos trabalhos de isolamento da área.
PARALISAÇÃO
O
acidente fez com que a composição férrea ficasse parada na via por quase 4
horas. Isso fez com que vários motoristas tivessem que mudar o trajeto do
caminho ou até esperar a saída do trem, em alguns casos. A retirada do ônibus
foi executada por um guincho e um trator trazidos pela empresa.
Após a
retirada da carga, técnicos da MRS fizeram a manutenção nos trilhos.
Fonte: Diário
de Suzano - 23 de novembro de 2012
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Comentário:
O peso
total de cada vagão de carga pode variar entre 50 toneladas e 100 toneladas. O peso
de um trem (peso total do trem, incluindo locomotiva, 183 t, e vagões) depende do número de vagões e do
peso de cada vagão, que é variável. Assim, um trem de até 10 vagões pode pesar
até 1100 toneladas. A capacidade de frenagem com segurança é de no mínimo 500
metros.
De
acordo com o Manual de Cruzamentos Rodoferroviária do Denatran; o motorista de
um veículo deve ter visibilidade que
abranja o cruzamento e uma área lateral que seja suficiente para que ele possa
controlar seu veículo no caso da aproximação de um trem e evitar situações
perigosas, ou seja, uma área onde a visibilidade seja suficiente para que o
motorista tome a decisão de parar ou não, com segurança.
DICAS DE
SEGURANÇA
Muitos
motoristas dão pouca importância nos cruzamentos rodoferroviários, pois eles
veem poucos trens passando, dia após
dia. Os trens não funcionam em horários definidos. Eles podem estar em qualquer
via permanente, em qualquer momento, indo a qualquer dos sentidos.
■ Quando
uma locomotiva vê um veículo ou pessoa nos trilhos no caminho de seu comboio,
ela só pode soar a buzina de advertência e aplicar os freios de emergência. Um
trem em frenagem de emergência irá parar, mas não a tempo de evitar a colisão.
O trem de carga média composta por 100 vagões,
pesa em média 5.000 t a 9.000 t e leva mais de um quilômetro para parar
em frenagem de emergência. Há freios em cada roda, mas leva muito tempo para
todos esses freios superar o tremendo peso empurrando o trem.
■ Sempre
ceder o direito de passagem para o comboio. O trem não pode dar passagem para
você.
■ Nunca
ignore os avisos ativos em cruzamentos.
Locomotivas
são enormes, 5metros de altura e 3
metros de largura. Como resultado, eles parecem estar viajando muito mais lento
do que imaginamos, quando vistos em
ângulo no cruzamento. A combinação do tamanho e ângulo criar a ilusão. As
linhas paralelas dos trilhos convergentes em direção ao horizonte contribuem para
a ilusão e enganar nossas mente, pensando
que o trem está mais longe do que está realmente. É virtualmente
impossível avaliar com precisão a velocidade de um comboio, quando estas
combinações de ilusões estão presentes.
■ Trens
chegam em cruzamento mais rápido do que você supõe
Um em
cada quatro acidentes que ocorrem nos cruzamentos, os motoristas estão com velocidade excessiva, para condições
locais, escuridão, chuva ou nevoeiro. No momento em que você vê o trem no
cruzamento, é tarde demais para evitar o acidente.
■Olhe e
escute quando você vê sinais de advertência indicando um cruzamento rodoferroviário
■ Não
passe imediatamente a passagem de nível.
Muitos
motoristas ficam presos no cruzamento, entre outros veículos, e acabam sendo
atingidos por um trem ou abandonam os veículos
a tempo de vê-los destruídos.
■ Antes
de atravessar o cruzamento, certifique-se que há espaço suficiente, não há obstáculo ou outro veículo
na frente
■ Ao
cruzar com via dupla não tente
atravessar imediatamente após a passagem de um trem - pode ter outro trem se
aproximando na segunda via.
Muitos
acidentes cruzamento resultaram por causa de impaciência ou falta de atenção em
múltiplas faixas de travessias.
■Veiculo
parado na via
Para as
pessoas que veem um trem vindo e o veículo está parado na ferrovia, devem
abandonar o veículo imediatamente e, ao contrário de seus instintos, devem
correr em direção ao trem em um ângulo de 45 graus. O perigo de fugir do
comboio que se aproxima é que os motoristas podem ser atingidos por peças do
carro voando quando o trem colide. Muitas pessoas foram gravemente feridas e
até mesmo mortas porque elas corriam na direção errada. Fonte: Indiana Department of Transportation
2 Comments:
Infelizmente as pessoas hoje em dia NÃO são mais preparadas como antigamente, esta claro que com sinalização ou não o motorista do coletivo (ou outro veiculo qq) tem por obrigação parar e verificar se pode ou não passar. Esta observação é ATÉ MESMO DESNECESSÁRIA ENTRAR NO CODIGO DE TRANSITO....É OBVIO...!!!
tiengo
Infelizmente as pessoas hoje em dia NÃO são mais preparadas como antigamente, esta claro que com sinalização ou não o motorista do coletivo (ou outro veiculo qq) tem por obrigação parar e verificar se pode ou não passar. Esta observação é ATÉ MESMO DESNECESSÁRIA ENTRAR NO CODIGO DE TRANSITO....É OBVIO...!!!
tiengo
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