Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, setembro 04, 2011

Riscos: Pedestres distraídos com celulares, Ipod´s

Numa época em que pedestres andam cada vez mais imersos nos sons de seus iPods e celulares, alguns políticos e autoridades dizem que essas distrações podem favorecer atropelamentos e acidentes de trânsito nas grandes cidades.

Por isso, cinco Estados americanos estão promovendo leis que coíbem o uso de aparelhos sonoros por pedestres. A cidade de Filadélfia, porém, tomou uma iniciativa diferente.

Dez policiais patrulham a cidade de bicicleta, param os pedestres que estão "plugados" em seus aparelhos sonoros e oferecem um conselho: fiquem mais atentos. A polícia afirma que a campanha pública é mais útil do que leis, pois considera impraticável impedir que as pessoas usassem seus aparelhos favoritos nas ruas da cidade.

Mulher fala ao celular em rua da cidade da Filadélfia (Foto: BBC)Em Sydney, na Austrália – onde o fenômeno da imersão em aparelhos sonoros é chamada de "iPod oblivion" –, as autoridades também fizeram uma campanha contra o uso de iPods nas ruas, mostrando pedestres atropelados ao lado de seus gadgets.

Para quem não abre mão da música enquanto caminha ou pedala, a tecnologia oferece esperança. As montadoras de automóveis começam a desenvolver carros que param automaticamente ao detectar a presença de pedestres ou ciclistas.

Enquanto isso, críticos das novas leis e campanhas argumentam que as distrações visuais e sonoras sempre existiram nas ruas das cidades grandes. Os iPods e celulares seriam, portanto, apenas os produtos mais recentes a disputar a atenção de nossos cérebros.

Fonte: G1 - 01/09/2011

Comentário: Como o celular e outros dispositivos eletrônicos  provocam distrações em motoristas e  podem provocar colisões e mortes e para os pedestres as conseqüências são mais graves. Ontem  estava circulando com o carro e cruzando uma rua em São Paulo, vi um pedestre com Ipod totalmente distraído, escutando música, cruzando a rua sem olhar par os lados, diminui a velocidade do carro e buzinei e disse: Leva o Ipod junto com o caixão. 

Vídeo:
O vídeo mostra o indice de crescimento de vítimas, pedestres, devido ao uso de Ipod, celular.

Marcadores:

Print Friendly and PDF

posted by ACCA@1:01 PM