Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, setembro 23, 2011

Produtor quase perde a perna em acidente com roçadeira

O que acredita ser uma falha no sistema de segurança de uma roçadeira costal, quase custou ao cafeicultor JS a perda de sua perna direita no dia 2 de março de 2010. Ele usava a roçadeira para cortar o capim sob pés de café, após uma desbrota na lavoura.

O produtor usava todos os equipamentos de segurança e estava sozinho na plantação, já que havia chovido muito e os trabalhadores contratados não foram trabalhar. "Quis adiantar a roçada em algumas ruas de café para que eles pudessem trabalhar no dia seguinte", explica.

ROÇADEIRA BATEU NUM TOCO
Foi quando a roçadeira bateu num toco de café. A lâmina quebrou e foi diretamente em direção à sua perna, cortando pele, nervos, veias, carne e o osso. "Senti uma pancada muito forte, vi o sangue saindo em grande quantidade. Se eu não estivesse de caneleira, teria ficado sem a perna.

ESTAVA SOZINHO
Caí, gritei e tentei chegar ao trator. Comecei a gritar por socorro de novo, pensei que morreria, porque não havia ninguém lá. Mas um rapaz da fazenda Itapuã - deve ser um anjo - voltou para pegar uma moto e me ouviu.

RESGATE
Uma verdadeira operação foi montada, com acionamento do escritório da Itapuã, do Corpo de Bombeiros e do hospital Alzira Velano, onde foi constatada fratura exposta da tíbia. JS passou por uma cirurgia na perna.

CIRURGIA E REPOUSO
Quinze dias depois, nova cirurgia para colocação de placa de platina e pinos para juntar as duas
partes da tíbia.
Ele conta que sentiu e ainda sente muitas dores e não consegue fazer nada sozinho; nem mesmo andar.
Está na casa de uma irmã, na cidade, pois não há como trabalhar. "Eu quero que a entrevista sirva de alerta para quem usa estas máquinas. Elas vêm com um sistema de proteção, mas que não serve de nada. Tanto que ela continua lá, intacta. Não serviu para evitar que a lâmina me atingisse. A proteção plástica nem foi tocada pela lâmina", explica.

EQUIPAMENTO PERIGOSO
Para o cafeicultor, a exemplo de roçadeiras de trator e outras máquinas, como furadeiras, por exemplo, a roçadeira costal deveria ter um sistema em que, "se a lâmina batesse em alguma coisa, o motor patinasse ou mesmo parasse.
Seria uma espécie de embreagem. Mas estas máquinas não têm este dispositivo. Então eu alerto
que elas podem machucar ou mesmo matar alguém", afirma.
JS afirma que é pequeno produtor, mora no campo com a esposa e cuida praticamente sozinho de 45 mil pés de café.
Quando precisa, contrata trabalhadores. "Quem usa estas roçadeiras são pequenos produtores e trabalhadores do campo ou da Prefeitura.
Nós ficamos expostos a esta máquina que não dá nenhuma segurança. Aliás, para mim, não é
uma máquina, mas sim uma arma.
Infelizmente não fui o primeiro e não serei o último O cafeicultor deverá ficar sem trabalhar por aproximadamente três meses.
"É difícil, porque a colheita está chegando e é preciso preparar a lavoura.
Minha roça está praticamente abandonada e eu não posso fazer nada, reclama. "Mas acho importante que as pessoas tomem conhecimento que estas máquinas podem machucar muito uma pessoa."

EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA
O professor da Faculdade de Agronomia da Unifenas, José Messias Miranda, explica que os equipamentos de segurança exigidos para a utilização de roçadeiras são bota com caneleira especial e óculos ou viseira à prova de choque, mas ele também recomenda o uso de um avental de couro para proteger o corpo.
Segundo ele, as máquinas possuem um dispositivo em que, ao encontrar uma alta resistência, o
motor trava. Por isso, não sabe exatamente o que pode ter acontecido com o cafeicultor JS. E informa que a qualidade da faca e a inspeção diária do ponto de engate são fundamentais para evitar acidentes. "Nós adaptamos a faca longa, mas o fabricante recomenda a faca de três pontos."
O professor afirma que já presenciou alguns acidentes com roçadeiras. "Num deles, o operador perdeu a visão de um olho, porque estava sem os óculos ou a viseira."

Fonte: Jornal dos Lagos – Alfenas, 31 de março de 2010

Comentário:
Quem lê o manual do fabricante? A maioria não lê as recomendações de segurança, cuidados que devem ter com o equipamento, procedimentos de cortes, etc. A velocidade de trabalho do disco ou faca de uma roçadeira dependendo do modelo varia de 7.000 a 9.000 rpm. Isso equivale a uma velocidade angular de 733 a 942 rad/s. Em termos de velocidade linear equivale a 673 a 865 km/h. A roçadeira pode decepar uma perna, como já ocorreu na região norte do país. É um equipamento extremamente perigoso se o operador não recebeu treinamento adequado. É vendido em qualquer tipo de loja de artigos rurais ou na internet. Isso é uma falha dos fabricantes que deveria exigir treinamento do operador, pois os manuais apenas recomendam cuidados no momento da operação desses equipamentos. A proteção de segurança da faca ou disco varia de tamanho de acordo com o fabricante.

Se a faca ou disco tem o diâmetro de 30 cm, a proteção deveria ultrapassar o segmento do diâmetro para evitar durante a ruptura da ferramenta projetar-se na perna ou no rosto do operador. A proteção de segurança deveria envolver muito mais a ferramenta de corte.
A vítima desse acidente tem razão é um equipamento perigoso e é vendido para qualquer pessoa e a proteção de segurança deveria ser muito maior. O equipamento é oferecido não apenas para empresas, mas também para os consumidores.

O QUE DIZ O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
Na seção I - Proteção à Saúde e Segurança
ART. 10 - O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

O QUE DIZ A NORMA: NR-12 – SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
■ As máquinas e equipamentos que ofereçam risco de ruptura de suas partes, projeção de materiais, partículas ou substâncias, devem possuir proteções que garantam a saúde e a segurança dos trabalhadores.
1-As proteções devem ser projetadas e construídas de modo a atender aos seguintes requisitos de segurança:
a) cumprir suas funções apropriadamente durante a vida útil da máquina ou possibilitar a reposição de partes deterioradas ou danificadas;
b) ser constituídas de materiais resistentes e adequados à contenção de projeção de peças, materiais e partículas;
c) fixação firme e garantia de estabilidade e resistência mecânica compatíveis com os esforços requeridos;
d) não criar pontos de esmagamento ou agarramento com partes da máquina ou com outras proteções;
e) não possuir extremidades e arestas cortantes ou outras saliências perigosas;
f) resistir às condições ambientais do local onde estão instaladas;
g) impedir que possam ser burladas;
h) proporcionar condições de higiene e limpeza;
i) impedir o acesso à zona de perigo;
j) ter seus dispositivos de intertravamento protegidos adequadamente contra sujidade, poeiras e corrosão, se necessário;
k) ter ação positiva, ou seja, atuação de modo positivo; e
l) não acarretar riscos adicionais.

O QUE DIZ OS MANUAIS DOS FABRICANTES
■ O uso impróprio das lâminas pode resultar em sérios ferimentos. Utilize somente lâminas recomendadas pelo fabricante
Sempre utilize a lâmina apropriada para o trabalho como indicado no quadro ao lado:
Fio de Nylon - Grama e Acabamento
Faca ou lâmina 02 pontas ( tipo hélice )- (dependendo do fabricante, não é recomendada a utilização deste tipo de lâmina )
Faca ou lâmina de 3 e 4 pontas - Capim Alto
Lâmina circular – Arbustos
■Inspecione a lâmina antes da instalação e confira sua afiação. Lâminas “cegas” aumentam o risco de rebote.
■Descarte lâminas que apresentem rachaduras ou trincas (por menor que sejam).
Quando a lâmina (3 pontas) começar a ficar cega devido ao desgaste, inverta-a para continuar
trabalhando e gastar a lâmina por igual.
■Pequenas trincas ou rachaduras podem resultar em lascas de metal que com o alto giro se lançam como estilhaços em alta velocidade durante a operação.
■Estilhaços da lâmina podem ser arremessados em alta velocidade durante a operação caso esta
esteja quebrada. Inspecione as lâminas antes de cada operação e descarte-as caso apresentem rachaduras ou trincas. Não as utilize em hipótese alguma.
■A fixação incorreta ou não centralizada da lâmina pode resultar em vibração excessiva e conseqüente perda do controle do equipamento ou ainda no desprendimento e arremesso da lâmina.
Cuidados
■Evite cortar muito próximo ao solo ou tocá-lo com a lâmina de corte.
■Caso a lâmina bata em algum objeto, desligue imediatamente o motor, espere a lâmina parar de girar e verifique a presença de danos ou pequenas rachaduras / trincos.
■Não trabalhe com lâminas tortas, empenadas, desbalanceadas, trincadas / rachadas ou ainda adaptadas de outro equipamento ou fabricante.
■Se durante a operação ocorrer alguma trepidação repentina, pare imediatamente o equipamento e verifique se a lâmina está bem fixada.
■Caso a lâmina se prenda na madeira ou capim, não tente livrá-la acelerando o motor ou mexendo o equipamento, uma vez que forçará o equipamento e entortará a lâmina. Caso isto ocorra, desligue o motor e manualmente (com luvas de proteção) solte a lâmina de corte.
■ Rebote: Ocorre quando se toca algum objeto / material duro com a parte frontal do equipamento. Esta força fará com que o equipamento se mova abruptamente / violentamente para a direita. Este movimento é perigoso uma vez que o movimento é repentino e pode resultar na perda do controle do equipamento.
■ Não suspenda a lâmina acima da altura de seu joelho. Se muito alta, a lâmina poderá estar mais diretamente alinhada à sua face. Objetos arremessados poderão ferir sua face ou seus olhos.
■Não utilize lâminas fora da especificação ou adaptadas.
■Não bata a faca contra pedras, britas ou qualquer outro objeto que possa ser arremessado ou
danificar a lâmina de corte.
■Nunca trabalhe com o equipamento de maneira improvisada, faltando algum acessório ou danificado.
■ Caso a lâmina atinja algum objeto, pare imediatamente o equipamento e o inspecione. Nunca opere o equipamento quando este estiver danificado, do contrário poderá agravar ainda mais o dano ou causar algum acidente.
■Inspecione a área antes de operar sua roçadeira. Remova qualquer objeto que possa ser arremessado pela lâmina de corte.

CORTANDO COM LÂMINA
■ O corte de capim, usando-se fio de nylon ou lâmina de aço, se faz balançando a lâmina num arco plano horizontal. Em terrenos desconhecidos (onde não se consiga ver o que há embaixo da grama / capim) ou com pedras ou objetos que possam ser arremessados, o corte deve ser feito sempre da esquerda para a direita, mas nunca no sentido contrário, sob o risco da lâmina arremessar algum objeto contra o operador.

Marcadores: ,

posted by ACCA@11:46 AM

1 Comments:

At 10:16 PM, Blogger Unknown said...

Muito perigoso.

 

Postar um comentário

<< Home