Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, novembro 29, 2009

Bombeiro explica como salvar criança engasgada

Os telefones de emergência dos Bombeiros e da Polícia Militar recebem diversas ligações de pessoas pedindo ajuda para salvar uma criança engasgada. O capitão Humberto Leão, chefe da sessão de resgate dos Bombeiros de São Paulo, explica como se deve proceder para salvar bebê e crianças com mais idade.

O capitão aconselha;
■ as mães a amamentarem seus filhos com o corpo do bebê para o alto e a cabeça um pouco mais elevada.
■ depois que a criança acabar de mamar, a mãe deve manter o corpo do filho um pouco elevado para evitar refluxo

Procedimento quando o bebê engasgar
■ Quando o bebê se engasga e fica sem respirar, a pessoa deve posicionar a criança com a cabeça para baixo, com o corpo em 45º e dar cinco tampinhas de expulsão nas costas.
■ Depois, a pessoa deve virar a criança, mantendo a cabeça ainda um pouco inclinada para baixo para evitar que o líquido entre nos pulmões.
■ Em seguida, usando dois dedos da mão, a pessoa deve fazer cinco compressões em cima do osso externo.
■ Depois, recomenda o capitão, a pessoa tem que fazer ventilações leves, em direção ao nariz e a boca. “Se fizer forte, pode machucar os pulmões dos bebês”, alerta o bombeiro. Se a criança não se recuperar, a pessoa deve repetir o ciclo começando pela parte de colocar a criança de bruços e dar os cinco tapinhas nas costas.

O que não deve fazer
■ “Nuca se deve colocar o dedo na boca [da criança] porque pode empurrar o objeto ou alimento mais para dentro”, explica o capitão. Se o alimento for pastoso, o pai e mãe podem tentar fazer uma sucção leve. Os pais podem pedir orientações também aos bombeiros pelo telefone 193.

Na quarta-feira (25), um policial militar ajudou os pais de uma criança de 50 dias a salvar seu bebê com esses procedimentos. Segundo o soldado que fez o salvamento, João Roberto Alves, o mais importante é manter a calma para poder ajudar a criança.
Fonte: G1 -28 de novembro de 2009

Comentário:
■ Bebê de 5 meses morre engasgado em creche no interior de SP - Um bebê de 5 meses morreu engasgado em uma creche de Araçatuba, a km de São Paulo, na terça-feira (3 de novembro de 2009). A principal suspeita é que a criança tenha se engasgado depois de tomar leite.
SP: bebê de 1 ano morre engasgado com pão

■ Um bebê de 1 ano morreu engasgado a noite, 28 de Julho de 2008, em Mauá, no ABC Paulista. Segundo a Secretaria de Segurança de São Paulo, Jandilson Vieira de Oliveira se engasgou com um pedaço de pão. De acordo com a secretaria, o menino engasgou e começou a vomitar. A médica do Samu que atendeu a emergência afirmou aos policiais que o bebê não respirava e que iniciou o processo de ressuscitação, mas não adiantou.

Vídeo:

Marcadores: ,

Print Friendly and PDF

posted by ACCA@4:53 AM