Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sábado, março 16, 2024

PRODUTOS DE LIMPEZA VERDES EMITEM TANTOS QUÍMICOS PERIGOSOS QUANTO OS COMUNS

Verde nem sempre significa limpo: Produtos de limpeza precisam urgentemente de regulamentação

PRODUTOS DE LIMPEZA VERDES

Muitos produtos de limpeza rotulados como "verdes" emitem tantos produtos químicos nocivos quanto os produtos normais.

Os cientistas que fizeram esta constatação afirmam essa realidade exige uma melhor regulamentação e mais orientações para os consumidores sobre o quão seguros os produtos de limpeza são realmente.

"Na verdade, houve muito pouca diferença. Muitos consumidores estão sendo enganados pela comercialização desses produtos e, como resultado, podem estar prejudicando a qualidade do ar nas suas casas - colocando potencialmente a sua saúde em risco. Para muitos produtos nas prateleiras dos supermercados, verde não significa limpo," disse Ellen Smith, da Universidade de York (Reino Unido).

COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS (COVS)

Os produtos de limpeza emitem uma vasta gama de compostos orgânicos voláteis (COVs), incluindo alguns que são perigosos ou podem sofrer transformações químicas e gerar poluentes secundários nocivos.

Nos últimos anos, os produtos de limpeza "verdes" tornaram-se cada vez mais populares, com a suposição implícita de que são melhores para a nossa saúde e para o ambiente. Mas esta nova pesquisa mostra que não é esse o caso.

MONOTERPENOS

Os pesquisadores analisaram os compostos orgânicos voláteis emitidos por 10 produtos de limpeza comuns e por 13 produtos de limpeza que se intitulam "verdes".

Os produtos de limpeza verdes geralmente emitem mais monoterpenos do que os produtos de limpeza normais, resultando em aumentos nas concentrações prejudiciais de poluentes secundários após o uso, como formaldeído e nitratos de peroxiacil.

A análise mostrou que os monoterpenos voláteis se originam dos ingredientes da fragrância desses produtos. À medida que os níveis desses tipos de poluentes aumentam em casa, as pessoas suscetíveis podem desenvolver problemas respiratórios ou irritação nos olhos, nariz, garganta ou pele. A exposição repetida a altas concentrações de formaldeído pode levar ao câncer em alguns casos.

"Os fabricantes realmente precisam ser muito mais claros sobre o que há nesses produtos e deixar claro como mitigar seus danos. Por exemplo, apenas melhorar a ventilação e abrir as janelas ao usar esses produtos de limpeza melhora muito a qualidade do ar em casa," recomendou Smith. Fonte: Diário da Saúde-08/02/2024

Marcadores:

posted by ACCA@6:37 PM