Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, março 01, 2024

MULHER MORRE APÓS SOFRER QUEIMADURAS AO FRITAR OVO

 Uma mulher de 33 anos morreu na segunda-feira (26) em razão de um acidente doméstico ocorrido enquanto ela fritava um ovo. Ela chegou a ficar internada por 10 dias em Limeira (SP), mas não resistiu aos ferimentos.

O QUE ACONTECEU

Acidente ocorreu durante preparo de ovo frito. Na ocasião, Elisângela Oliveira chegou do trabalho e decidiu fritar um ovo para comer em casa, em Rio Claro, no interior paulista. Então, durante o preparo do alimento, a mulher, sem querer, jogou um copo de água na panela que estava com óleo quente, fazendo com que as chamas subissem e a atingissem. As informações do caso foram repassadas às autoridades pelo marido da vítima, de 38 anos, segundo a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo).

Elisângela foi socorrida e levada à Santa Casa de Limeira. A mulher ficou internada por 10 dias e morreu após complicações em decorrência de uma parada cardiorrespiratória na noite de domingo (25), que debilitou ainda mais o quadro de saúde. Ela não resistiu e morreu no dia seguinte.

Mulher sofreu graves queimaduras. Elisângela teve aproximadamente 17% do corpo queimado. As queimaduras ocorreram principalmente nas regiões do peito e queixo.

O caso foi registrado como morte acidental. A ocorrência foi registrada no Plantão da Delegacia Seccional de Limeira. Foi solicitado exame necroscópico no corpo da vítima.

ACIDENTES DOMÉSTICOS COM ÓLEO QUENTE

Muitos acidentes domésticos envolvem panelas com óleo quente. Em entrevista à BBC Brasil em 2020, o então tenente Marcos Palumbo, do Corpo de Bombeiros de São Paulo, explicou que muitas pessoas deixam o óleo esquentar muito na panela e jogam algum produto com água na composição (como batatas, peixe e cebola) na sequência, o que provoca as fortes chamas.

O ÓLEO E A ÁGUA NÃO SE MISTURAM.

"O óleo e a água não se misturam. Quando você joga água dentro do óleo, ela afunda, mas está tão quente que ela evapora imediatamente e sobe de novo jogando para cima partículas de óleo. Isso pode causar chamas de até dois metros de altura em cima do fogão", explicou o tenente. Fonte: UOL, em São Paulo - 26/02/2024


Comentário:

CBMSC ORIENTA: NUNCA JOGUE ÁGUA EM ÓLEO QUENTE

O incêndio que tem seu princípio em óleo quente é um tipo de acidente bem comum em ambientes domésticos. E nesses casos, a principal regra é: nunca jogue água em óleo quente.

O problema está nos pontos de ebulição entre eles. A água tem seu ponto de ebulição em 100° C e o óleo, se está pegando fogo, certamente estará em uma temperatura superior a essa. Outra questão importante é que a água é mais densa que o óleo e sempre “tenta” ficar por baixo, passando pelo óleo muito quente, pulando do estado líquido para o gasoso e formando bolhas que sobem rapidamente formando a explosão. Essa explosão leva junto o óleo quente que tem grande potencial para causar danos.

O QUE FAZER EM CASO DE INCÊNDIO EM ÓLEO:

O combate a este tipo de incêndio tem como principal objetivo impedir que o comburente – ingrediente necessário à combustão – permaneça em contato com o combustível, resultando em uma combustão ainda maior. Por isso, a técnica usada para esse tipo de incêndio é o combate por abafamento, pois essa ação impede o contato com o comburente (oxigênio), assim extinguindo o fogo.

Antes de qualquer coisa é preciso manter a calma. Sendo possível, desligue o gás que alimenta aquela chama e se afaste.

·Nunca jogue água na tentativa de extinguir esse tipo de incêndio;

·Se tiver uma tampa de panela, use-a para cobrir a panela;

·Caso não tenha a tampa, molhe um pano, retire o excesso de água e coloque por cima da panela. Ele extinguirá o fogo por abafamento;

·Se tiver um extintor, utilize da forma correta;

·Mantenha as portas e janelas abertas para ventilar o local, pois toda fumaça é tóxica.

Caso não se sinta seguro ou o incêndio saia de controle, tire todas as pessoas de casa e acione o Corpo de Bombeiros .

ATENÇÃO AS FRITADEIRAS SEM ÓLEO

As fritadeiras elétricas, popularmente conhecidas como airfryer, são eletrodomésticos seguros e com baixa probabilidade de causar acidentes. Entretanto, como qualquer outro equipamento elétrico, exige atenção de quem usa.

Estar com a manutenção da sua fritadeira em dia é garantir que todos os recursos próprios de segurança dela serão ativados, caso necessário.

·O sistema de aquecimento só é acionado pelo botão do timer, por isso atenção especial a este item. Ao menor sinal de mau funcionamento, o ideal é que o mesmo passe por uma revisão/manutenção.

·Não utilize papel toalha dentro da sua fritadeira pois ele queima e pode causar um incêndio. Sempre certifique-se que as formas que você deseja usar são adequadas para este tipo de eletrodoméstico.

·Não saia de casa enquanto sua fritadeira estiver em uso, mesmo que ela tenha uma função de timer, não é indicado.

·Sempre que encerrar o uso, retire da tomada.

Fonte: Por CBMSC  - Centro de Comunicação Social Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina- Imprensa  28 de junho de 2023

Marcadores: ,

posted by ACCA@4:22 PM