Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, maio 10, 2022

DESABAMENTO DE PRÉDIO DE TRÊS ANDARES DEIXA MORTOS DA MESMA FAMÍLIA NO ES

Um prédio de três andares desabou, na manhã de quinta-feira (21 de abril), no bairro Cristóvão Colombo, em Vila Velha, na Grande Vitória, Espirito Santo.

RELATO DA VIZINHANÇA

Vizinhos contaram que o desabamento aconteceu logo no início da manhã. Rosana, vizinha do imóvel, contou que acordou muito assustada com o barulho.

"Eu, meu esposo e meu filho saímos correndo. Quando cheguei no portão só gritei que é a casa da Larissa. Embaixo mora o pai dela, a irmã e a sobrinha. Em cima mora ela e a casa de cima está vazia. Ela estava na minha casa ontem à noite. Agora só Deus", contou a vizinha Rosana.

"Meu quarto fica nos fundos da minha casa. Por volta das 7h ouvimos um barulho e quando vim correndo aqui para fora, meu portão estava no chão e o vidro da janela do meu quarto tinha estourado", contou um dos moradores vizinhos, Antony.

DANOS MATERIAIS

Imóveis no entorno do prédio foram danificados e alguns tiveram as janelas destruídas pelo impacto do desabamento.

PROVÁVEL EXPLOSÃO

Moradores disseram que sentiram um forte cheiro de gás logo cedo, mas ainda não há informações sobre o que provocou o desabamento.

EQUIPES DE EMERGÊNCIA NO LOCAL

Equipes do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Polícia Militar e da Defesa Civil foram ao local. Uma equipe da concessionária EDP esteve na região para desligar a energia elétrica.

Segundo o Corpo de Bombeiros, 48 agentes da corporação participaram das buscas. Juntando com profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Polícia Militar e da Defesa Civil, foram cerca de 60 pessoas atuando no local.

RESGATE

Os bombeiros ficaram em contato com vítimas que estavam sob os escombros. Tem duas pessoas verbalizando. Estão debaixo dos escombros, mas estão ajudando nesses trabalhos. A princípio os vizinhos informaram ter cinco pessoas no local, mas ainda não foi confirmado. Por enquanto, essas duas e uma criança que estamos conseguindo contato.

RESGATE DAS VÍTIMAS

A moradora identificada como Larissa estava consciente e foi retirada dos escombros com algumas escoriações. Ela foi levada em uma maca para uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que estava aguardando no local. Ela disse que outras três pessoas estavam no prédio

O coronel Wagner Borges explicou que mesmo em contato com as vítimas ainda é difícil precisar onde elas estão exatamente.

"Mesmo ela verbalizando, não significa que ela esteja no ponto onde nós escutamos a voz porque a voz pode ter se deslocado pelo bolsão de ar", disse.

Bombeiros ficaram em contato com vítimas de desabamento que estão sob escombros em Vila

De acordo com o coronel Alexandre Cerqueira, comandante do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, o resgate foi feito com muita cautela e um bolsão de ar que se formou durante o colapso do imóvel pode ter garantido a sobrevivência das vítimas.

Durante o resgate, os bombeiros acionaram um apito e desligaram as máquinas para que as vítimas sejam ouvidas sem fazerem muito esforço e eles também consigam localizar outras pessoas sob os escombros.

TOTAL DE VÍTIMAS

Três pessoas morreram: um idoso, uma mulher e uma adolescente. Ambos foram retirados mortos dos escombros durante as buscas.

Uma pessoa ficou ferida. Uma mulher foi resgatada e encaminhada ao Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória.

ENCERRAMENTO DO RESGATE

As buscas começaram no início da manhã de quinta e terminaram no meio da madrugada de sexta (22 de abril), durando aproximadamente 20 horas.

CAUSA PROVÁVEL DA EXPLOSÃO

De acordo com o coronel Wagner, assessor de comunicação do Corpo de Bombeiros, há indícios que a explosão tenha sido ocasionada por vazamento de gás de cozinha, mas outras possibilidades também não são descartadas. Fontes: g1 ES e TV Gazeta- 21/04/2022; g1 ES-22/04/2022

Marcadores: , ,

posted by ACCA@11:32 AM