Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, janeiro 17, 2021

GOL: ESCORPIÃO QUE PICOU PASSAGEIRO PODE TER ENTRADO EM VOO VIA MALA DE MÃO

 A companhia aérea Gol diz acreditar que o escorpião que picou um passageiro pode ter entrado na aeronave por meio de uma bagagem de mão. O episódio aconteceu na sexta-feira (8) em um voo entre Campinas, no interior de São Paulo, e Fortaleza, capital do Ceará.

"A companhia está surpresa com o ocorrido e acredita que o animal possa ter sido transportado, acidentalmente, em alguma mala de mão, já que seus procedimentos diários de sanitização são bastante rigorosos e a dedetização das aeronaves é realizada periodicamente, em curtos intervalos de tempo, como parte da rotina mandatória de manutenção", diz a nota da Gol.

Segundo a empresa, o passageiro foi picado por um escorpião encontrado no compartimento de bagagens. "A empresa ressalta que, prontamente, ofereceu assistência médica ao cliente, que não apresentou sintomas e foi liberado do posto médico."

A empresa diz também que, em função do ocorrido, "já realizou um reforço da dedetização da aeronave". Fonte: UOL, em São Paulo-10/01/2021

COMENTÁRIO: Moro no 8º andar e uma vez a diarista começou a gritar na área de serviço. Fui correndo para ver o que estava acontecendo e ela mostrou um escorpião embaixo na máquina de lavar roupa. Matei o animal e levei ao Instituto de Butantan. Descobri que ele veio na caixa de papelão  do mamão papaya. Proibi a entrada  em casa de embalagens com  frutas, verdura, legumes, etc. Quando eu era criança fui picado e a dor é terrível.

CUIDADOS DE PREVENÇÃO AO ESCORPIÃO AMARELO

ESCORPIÃO AMARELO (TITYUS SERRULATUS)

É a principal espécie que causa acidentes. Registra um dos maiores óbitos em crianças e idosos. O escorpião possui esse nome porque suas pernas e caudas são de cor amarelada. O tronco é escuro. O tamanho do aracnídeo é cerca de 7 cm de comprimento.

Nos meses do verão, de dezembro a março, há um aumento no número de acidentes por animais peçonhentos em relação aos demais meses do ano, uma vez que a elevação da umidade e da temperatura induzem os animais a saírem de seus abrigos e procurarem por comida, além de possibilitar a reprodução de algumas espécies. As vítimas de animais peçonhentos devem procurar atendimento médico com urgência. Os casos graves de acidentes escorpiônicos podem piorar com a ocorrência de convulsão, coma, bradicardia, insuficiência cardíaca, edema pulmonar agudo e choque.

Em caso de acidente, é preciso procurar atendimento médico e evitar soluções caseiras, como amarrar o local ou fazer torniquete no membro acometido, aplicar qualquer tipo de substância no local da picada ou ‘chupar o veneno, essas ações apenas aumentam as chances de infecção local  alertou a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG).

CRIANÇAS: Os mais novos ainda merecem cuidado especial. Crianças abaixo de sete anos devem ser criteriosamente avaliadas pelo médico, pois têm maior sensibilidade ao veneno do escorpião, demandando o tratamento com soro antiescorpiônico.

PREVENÇÃO

·        Não existe inseticida eficiente para matar o escorpião, por isso as medidas de prevenção devem ser adotadas para evitar o aparecimento dos animais. Recomendações:

·        Manter limpos quintais e jardins, não acumulando folhas secas, lixo e entulhos.

·        Colocar o lixo em sacos plásticos fechados, para evitar baratas e outros insetos.

·        Conservar camas e berços afastados, no mínimo, 10 centímetros da parede.

·        Evitar que roupas de cama toquem o chão.

·        Não pendurar roupas na parede.

·        Inspecionar roupas, calçados, toalhas de banho e de rosto, roupas de cama, panos de chão e tapetes, antes de usá-los.

·        Limpar periodicamente ralos de banheiro, cozinha e caixas de gordura.

·        Rebocar frestas nas paredes, móveis e rodapés, para que não apresentem vãos.

·        Usar telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques.

·        Proteger os predadores naturais dos escorpiões, como calangos, lagartixas, lacraias, corujas, sapos, macacos e galinhas.

·        Manter as áreas limpas ao redor das residências, não acumular lenha e outros materiais que possam servir de abrigo para os escorpiões.

·        Remanejar periodicamente material de construção que esteja armazenado, usando luvas de raspa de couro para proteger as mãos.

Caso encontre um animal peçonhento, afaste-se com cuidado e evite assustá-lo ou tocá-lo, mesmo que pareça morto, e procure a autoridade de saúde local para orientações. Fonte: EM - 11/02/2019  

O QUE FAZER EM CASO DE PICADA DE ESCORPIÃO: Segundo a Secretaria Estadual da Saúde do Estado de São Paulo , a primeira coisa a fazer em caso de picada de escorpião é:

·        Limpar o local com água e sabão e fazer uma compressa morna

·        Procurar o serviço de saúde mais próximo, de preferência um pronto-socorro ou hospital.

·        Se for possível, capturar o animal, desde que não leve muito tempo porque a prioridade é procurar um médico.

·        A pessoa não deve fazer torniquete ou espremer o local da picada.

·        Não aplicar produtos nem fazer curativos porque isso pode favorecer infecções.

·        Não colocar água fria ou gelo, pois isso pode piorar a dor.


 

Marcadores:

posted by ACCA@7:00 PM