A GIGANTESCA CRATERA DE BATAGAIKA, NA SIBÉRIA, SE EXPANDE EM MEIO A ONDA DE CALOR RECORDE
As temperaturas recordes do
verão na Sibéria estão abrindo a gigantesca cratera de Batagaika, que os locais
chamam de "porta de entrada para o submundo", em um ritmo sem
precedentes, dizem os cientistas.
A cratera de Batagaika, na
república siberiana de Sakha, a leste da Sibéria, surgiu na década de 1960,
depois que a floresta na área foi desmatada, fazendo com que a terra afundasse.
Atualmente, a maior cratera do mundo, com cerca de 1 km de comprimento e 100
metros de profundidade, continua a crescer em tamanho e profundidade à medida
que a mudança climática provoca derretimento acentuado da camada de permafrost da região.
O diâmetro de Batagaika está avançando de 12 a 14 metros por ano, segundo o
pesquisador Frank Guenther da Universidade de Potsdam. Antes
de 2016, avançava 10 metros por ano, ele disse.
À medida que a cratera se
expande, cientistas e arqueólogos estão descobrindo restos bem preservados de
animais e plantas que foram extintos desde a Era do Gelo. O local também
oferece informações sobre 200.000 anos de dados climáticos.
Kseniia Ashastina,
paleobotânica do Instituto Max Planck para a Ciência da História Humana, disse
à revista Science que grupos indígenas locais temem a cratera, dizendo
"ela está comendo suas terras, engolindo árvores e lugares sagrados".
As notícias foram divulgadas
quando as regiões ártica e siberiana da Rússia, já estão se aquecendo a uma
taxa mais rápida do que o resto do mundo, enfrentam uma onda de calor histórica
no verão acompanhada de incêndios florestais, derramamentos de combustível,
perdas de colheita por seca..
A cidade de Verkhoyansk,
localizada a 75 quilômetros de Batagaika é
um dos lugares mais frios habitados da Terra, viu temperaturas atingir
38 graus Celsius, a temperatura mais quente já registrada no Ártico, em junho.
No final de maio, um tanque
de combustível de uma subsidiária da Norilsk Nickel vazou 21.000 toneladas
métricas de diesel em um rio perto de Norilsk, o que foi descrito como o pior
derramamento de combustível de todos os tempos no Ártico. A empresa vinculou o
vazamento ao derretimento do permafrost sob os pilares de suporte do tanque, o
que causou a ruptura do tanque.
À medida que as temperaturas
continuam a subir, os cientistas dizem que os processos induzidos pelas
mudanças climáticas, como a cratera em expansão de Batagaika, ficarão ainda
mais intensos.
A cobertura de gelo no Oceano
Ártico atingiu o nível mais baixo esse ano em 15 de julho, de acordo com o
Centro Nacional de Dados de Neve e Gelo, com a costa da Sibéria mais atingida.
A Passagem Nordeste, rota marítima que liga a Europa à Ásia, estava livre de
gelo há duas semanas. No ano passado, demorou até o final de agosto para que a
cobertura de gelo da rota derretesse.
Os devastadores incêndios
florestais de verão vistos no leste da Sibéria e no Extremo Oriente russo nos
verões recentes, provocados por invernos quentes e secos, liberam “fuligem
escura e carvão vegetal que absorvem o calor e aceleram o derretimento”,
escreveu a revista Science.
E à medida que o permafrost
derrete, também libera metano e outros gases de efeito estufa, adicionando mais
combustível ao aumento acelerado das temperaturas. Fonte: The Moscow Times -
terça-feira, 4 de agosto de 2020
Comentário: O permafrost ou
pergelissolo é o tipo de solo encontrado na região do Ártico. É constituído por
terra, gelo e rochas permanentemente congelados (do inglês perma = permanente,
e frost = congelado, ou seja: solo permanentemente congelado). Esta camada é
recoberta por uma camada de gelo e neve que, se no inverno chega a atingir 300
metros de profundidade em alguns locais, ao derreter-se no verão, reduz-se para
de 0,5 a 2 metros, tornando a superfície do solo pantanosa, uma vez que as
águas não são absorvidas pelo solo congelado. Fonte: Wikipédia
Marcadores: Meio Ambiente

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