Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quinta-feira, julho 16, 2020

INCÊNDIO ATINGE COZINHA DE RESTAURANTE EM BH APÓS BOTIJÃO DE GÁS EXPLODIR























Um incêndio destruiu a cozinha de um restaurante na rua Bonfim, no bairro de mesmo nome, região Noroeste de Belo Horizonte no início da tarde de sexta-feira (10 de janeiro).

INÍCIO DO FOGO
O proprietário informou que o incêndio se iniciou após um aparente vazamento de gás em uma mangueira, e logo após, houve uma explosão.
Algumas pessoas ainda tentaram apagar o fogo antes da chegada dos bombeiros, mas não conseguiram.

VÍTIMAS
O acidente aconteceu bem na hora do almoço, mas não houve vítimas.

CORPO DE BOMBEIROS
De acordo com o Corpo de Bombeiros, por volta das 12h30 a corporação foi acionada para atender a ocorrência.  Por volta das 13h o incêndio foi controlado, e, não houve vítimas.

Defesa Civil
A Defesa Civil foi solicitada para verificar a condição física do restaurante, e constatou que não houve danos estruturais ao estabelecimento. Fonte: O Tempo - 10/01/20 - 18h50


Comentário:
ENTENDA OS RISCOS QUE OFERECE UM VAZAMENTO DE GÁS

O GÁS DE COZINHA: DESCRIÇÃO E USOS
O GLP é uma mistura de gases formada principalmente por butano e propano, obtida por refino do petróleo. Por ser um produto inodoro por natureza, um composto a base de enxofre (t-butil mercaptana) é adicionado à mistura para facilitar a detecção de possíveis vazamentos.
É comercializado em botijões e cilindros, submetido a altas pressões, o que mantém a maior parte da mistura no estado líquido e a parcela menor volatilizada.
O GLP é altamente inflamável e sua combustão praticamente completa, tornando-o adequado para o uso como combustível em situações que exijam baixos níveis de poluentes, como o uso doméstico para o preparo de alimentos,  certos processos industriais, fabricação do vidro e em empilhadeiras que operam em ambientes fechados.
Por serem mais pesados que o ar, os vapores  em caso de vazamento ocuparão as partes mais baixas, podendo adentrar por ralos canalizações e bueiros.

MANGUEIRAS
A mangueira utilizada deve ser aquela confeccionada em PVC transparente, que apresenta uma tarja amarela em que ficam gravados o código de segurança e o prazo de validade, que é de cinco anos. Essa é a mangueira normatizada. Mas existe outro modelo, ainda mais seguro, que é a mangueira produzida em tramas de aço.

O VAZAMENTO DE GÁS
Durante um vazamento de gás de cozinha, ele ocupa todo o espaço no caso de não ser um ambiente ventilado, pois o ar fica retido. Quando encontra uma chama de ignição (fagulha, chama e outras coisas), o gás queima e se expande, provocando a explosão rapidamente — em milésimos de segundos. Esta ignição pode ocorrer ao acionar um interruptor elétrico para acender a lâmpada.
Uma consequência trágica da expansão e explosão do gás é que ocorre um deslocamento de ar violento, destruindo tudo ao redor.
Quanto mais confinado for o espaço e quanto maior for o volume de gás que escapou do botijão, maior será a explosão e o deslocamento do ar.

A EXPLOSÃO E O INCÊNDIO
Um dos riscos que o vazamento de gás envolve é o de explosão e incêndio. Por se tratar de um produto muito inflamável, uma pequena faísca no gás pode provocar uma explosão e um incêndio de grande magnitude.
Uma das formas mais comuns de se identificar a existência ou não de vazamentos é passando uma esponja com água e sabão nas conexões do botijão — caso apareçam bolhas é porque existe vazamento.
No caso de você perceber a existência de vazamento no botijão, logo após a compra do gás, o fornecedor tem o dever de substituir o produto, já que ele já foi vendido com problemas.

EXPOSIÇÃO HUMANA E EFEITOS À SAÚDE
Por tratar-se de uma mistura de gases, a exposição é principalmente por via inalatória. O aumento da concentração de GLP desloca o ar atmosférico, diminuindo a quantidade de oxigênio disponível o que pode levar à asfixia em ambientes fechados. Os sinais e sintomas da exposição são falta de ar, fadiga, diminuição da visão, alteração do humor, dor de cabeça, confusão, decréscimo da atividade motora, estupor, coma e morte. Fontes: Fundacentro, Cetesb e Link Inspection

DESVENDANDO MITOS SOBRE O GÁS DE COZINHA
O gás liquefeito de petróleo, ou simplesmente GLP, é utilizado pelos brasileiros em suas casas com o conhecido botijão de gás e também em restaurantes, lanchonetes e ambientes comerciais.

BOTIJÃO DE GÁS PODE EXPLODIR
Segundo orientações do Corpo de Bombeiros, os incêndios ocasionados pelo gás de cozinha não tem a ver com a explosão do botijão. O que costuma ocorrer é que o uso de uma mangueira avariada - com rachaduras ou furos - permite a saída do gás continuamente, e o calor do forno ligado ou até mesmo um interruptor aceso em um ambiente com gás confinado podem causar o fogo ou a explosão. Portanto, o mito de que o botijão explode cai por terra.

A MANGUEIRA TEM VALIDADE INDETERMINADA
Todas as mangueiras de gás, bem como as válvulas reguladoras, possuem data de validade de cinco anos. Após esse período, pode haver ressecamento do material, além de problemas com a pressão que passa pelo tubo, com risco de incidentes de vazamento ou fogo.

SABÃO EM BARRA VEDA POSSÍVEIS VAZAMENTOS
Na realidade, o sabão serve para verificar, na hora da instalação do botijão de gás, se há algum vazamento no vasilhame, na válvula ou na mangueira. Usar a pasta do sabão para “tapar” sinais de vazamento pode causar danos gravíssimos.

FITA VEDA ROSCA TORNA A VÁLVULA MAIS SEGURA
Nunca use qualquer tipo de fita vedante na rosca da válvula. Além de não ter nenhum efeito vedante em relação ao gás - a fita é feita para vedar vazamento de líquidos, não de gases, ainda pode danificar o encaixe do equipamento.

PARA APERTAR A VÁLVULA É NECESSÁRIO O USO DE FERRAMENTAS
Em hipótese alguma devem ser utilizadas ferramentas para o rosqueamento da válvula na boca do botijão. O equipamento já vem com uma manivela própria para o encaixe manual, e o uso de ferramentas - como martelos ou alicates - pode quebrar o dispositivo ou mesmo causar faíscas, aumentando significativamente o risco de explosões.

PARA ECONOMIZAR ESPAÇO, O BOTIJÃO PODE SER GUARDADO EM ARMÁRIOS
O botijão de gás precisa de locais arejados, e nunca deve ficar em armários ou ambientes confinados. Dessa forma, caso ocorra algum vazamento, não há perigo.

PARA VERIFICAR SE HÁ VAZAMENTO, BASTA ACENDER UM FÓSFORO
Jamais acenda fósforos ou isqueiros para verificar a presença de vazamentos no botijão. Para isso, utilize espuma de detergente: se subirem bolhas, é sinal de vazamento. Caso isso ocorra, basta solicitar a troca do vasilhame. Fonte: Ultragaz - 06 de Março de 2018

POR QUE USAR UM DETECTOR DE GÁS? QUANTO CUSTA?
No caso do restaurante  o incêndio e a explosão  ocorreu em função do vazamento de gás.  
A existência de um detector de gás autônomo seria suficiente para impedir esse acontecimento, já que quando a concentração de gás no ambiente atingisse o menor sinal de perigo, o alarme seria automaticamente disparado e haveria tempo de tomar as providências necessárias, seja fechar o registro do gás ou evacuação de pessoas. Os detectores podem ser facilmente encontrados no mercado por preços acessíveis.  

Marcadores: , ,

posted by ACCA@4:02 PM