Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sábado, dezembro 14, 2019

A SEGURANÇA PESSOAL E OS TRANSPORTES - DEPÓSITOS

Para os inspetores de incêndio, o assunto transportes freqüentemente vem acompanhado da pergunta, "O que acontece quando um caminhão é descarregado e sua carga levada para dentro do depósito?" Será que isso causará problemas de incêndio ou de segurança dos ocupantes?

Na verdade, muitos desses problemas podem começar antes mesmo da descarga, durante o projeto da área de carga e descarga. Os caminhões são grandes, enquanto as plataformas são normalmente pequenas, e por isso os motoristas precisam ser criativos ao manobrar os veículos para que o processo de descarga seja mais fácil. Às vezes isso causa o bloqueio de acessos dos bombeiros, conexões de recalque, hidrantes, rotas de fuga e escadas ou saídas de emergência.

PROJETO E SEGURANÇA
Projetistas e analistas de projetos deveriam considerar esses pontos durante o desenvolvimento do projeto, do mesmo modo que os motoristas deveriam considerá-los ao manobrar seus caminhões. As pessoas que efetuam a descarga deveriam também considerar onde colocar a mercadoria, para garantir que não haverá bloqueio de acessos a saídas de emergência ou de conexões de recalque.

GERENCIAMENTO DE RISCOS
Quando as mercadorias são levadas para dentro do edifício, o local precisa ser avaliado, mesmo que a armazenagem seja temporária.

Os corredores devem ser mantidos sempre livres, conforme normas vigentes, permite a evacuação através de depósitos em ocupações mercantis Classe A que forem completamente protegidas por um sistema aprovado e supervisionado de chuveiros automáticos.

O código também permite a evacuação através de depósitos em todas as ocupações mercantis Classe B e Classe C, desde que as seguintes condições se apliquem:
·  não mais de 50 por cento das rotas de fuga devem passar dentro de depósitos;
·  o depósito não pode permanecer fechado;
·  o corredor principal deve ter pelo menos 112 cm de largura;
·  e a rota de fuga, enclausurada com paredes fixas, deve ser direta e sem obstruções.

É mais provável ocorrerem problemas relacionados a mercadorias nos corredores quando o carregamento for recebido em épocas de festas e feriados. Os responsáveis pelos depósitos devem ter isso em mente e devem estar preparados para tratar as eventuais obstruções.

EMPILHAMENTO EXCESSIVO
Outro problema para o qual o responsável pelo depósito deve atentar é o risco devido a caixas empilhadas até o mesmo nível ou acima do nível dos chuveiros automáticos. A NFPA 13, Instalação de Sistemas de Chuveiros para Proteção Contra Incêndio, exige uma distância mínima de 460 mm entre o defletor dos chuveiros e o topo da pilha.
O material armazenado não deve ocupar esse espaço, pois o chuveiro não poderá descarregar a água de maneira eficiente.

GESTÃO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO
Todas essas questões, e outras relacionadas ao transporte de mercadorias, exigem que os envolvidos em todas as fases da operação, do projeto à entrega, conheçam as implicações quanto à proteção da vida e à segurança contra incêndios, e entendam as conseqüências de se ignorar a segurança e o processo.  Fonte: NFPA Journal Latinoamericano - Junho de 2003

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
■ABNT NBR 10897 /2014- Sistemas de proteção contra incêndio por chuveiros automáticos — Requisitos
■ABNT NBR 16400/2018-Chuveiros automáticos para controle e supressão de incêndios - Especificações e métodos de ensaio      
■NFPA 13- Standard for the Installation of Sprinkler Systems
■NFPA 101: Código de proteção à vida
■NR-23 - Proteção contra incêndios

Marcadores: ,

posted by ACCA@4:59 PM