A SEGURANÇA PESSOAL E OS TRANSPORTES - DEPÓSITOS
Para
os inspetores de incêndio, o assunto transportes freqüentemente vem acompanhado
da pergunta, "O que acontece quando um caminhão é descarregado e sua carga
levada para dentro do depósito?" Será que isso causará problemas de
incêndio ou de segurança dos ocupantes?
Na
verdade, muitos desses problemas podem começar antes mesmo da descarga, durante
o projeto da área de carga e descarga. Os caminhões são grandes, enquanto as
plataformas são normalmente pequenas, e por isso os motoristas precisam ser
criativos ao manobrar os veículos para que o processo de descarga seja mais
fácil. Às vezes isso causa o bloqueio de
acessos dos bombeiros, conexões de recalque, hidrantes, rotas de fuga e escadas
ou saídas de emergência.
PROJETO
E SEGURANÇA
Projetistas
e analistas de projetos deveriam considerar esses pontos durante o
desenvolvimento do projeto, do mesmo modo que os motoristas deveriam
considerá-los ao manobrar seus caminhões. As
pessoas que efetuam a descarga deveriam também considerar onde colocar a
mercadoria, para garantir que não haverá bloqueio de acessos a saídas de
emergência ou de conexões de recalque.
GERENCIAMENTO
DE RISCOS
Quando
as mercadorias são levadas para dentro do edifício, o local precisa ser
avaliado, mesmo que a armazenagem seja temporária.
Os
corredores devem ser mantidos sempre livres, conforme normas vigentes, permite
a evacuação através de depósitos em ocupações mercantis Classe A que forem
completamente protegidas por um sistema aprovado e supervisionado de chuveiros
automáticos.
O
código também permite a evacuação através de depósitos em todas as ocupações
mercantis Classe B e Classe C, desde que as seguintes condições se apliquem:
·
não mais de 50
por cento das rotas de fuga devem passar dentro de depósitos;
·
o depósito não
pode permanecer fechado;
·
o corredor
principal deve ter pelo menos 112 cm de largura;
·
e a rota de fuga,
enclausurada com paredes fixas, deve ser direta e sem obstruções.
É mais provável ocorrerem problemas
relacionados a mercadorias nos corredores quando o carregamento for recebido em
épocas de festas e feriados. Os
responsáveis pelos depósitos devem ter isso em mente e devem estar preparados
para tratar as eventuais obstruções.
EMPILHAMENTO
EXCESSIVO
Outro
problema para o qual o responsável pelo depósito deve atentar é o risco devido
a caixas empilhadas até o mesmo nível ou acima do nível dos chuveiros
automáticos. A NFPA 13, Instalação de Sistemas de Chuveiros para Proteção
Contra Incêndio, exige uma distância mínima de 460 mm entre o defletor dos
chuveiros e o topo da pilha.
O material armazenado não deve ocupar
esse espaço, pois o chuveiro não poderá descarregar a água de maneira
eficiente.
GESTÃO
DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO
Todas
essas questões, e outras relacionadas ao transporte de mercadorias, exigem que
os envolvidos em todas as fases da operação, do projeto à entrega, conheçam as
implicações quanto à proteção da vida e à segurança contra incêndios, e
entendam as conseqüências de se ignorar a segurança e o processo. Fonte: NFPA Journal Latinoamericano - Junho de
2003
REFERENCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
■ABNT
NBR 10897 /2014- Sistemas de proteção contra incêndio por chuveiros automáticos
— Requisitos
■ABNT
NBR 16400/2018-Chuveiros automáticos para controle e supressão de incêndios -
Especificações e métodos de ensaio
■NFPA 13- Standard for the
Installation of Sprinkler Systems
■NFPA
101: Código de proteção à vida
■NR-23
- Proteção contra incêndiosMarcadores: gerenciamento de riscos, incendio

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