Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, setembro 20, 2019

Redemoinhos de fogo se formam durante queimadas em Goiás


'Redemoinho de fogo' se forma durante queimada em fazenda em Goiás

Uma cena impressionante chamou a atenção de trabalhadores rurais em uma fazenda às margens da GO-210, em Santa Helena de Goiás, região sudoeste de estado. Durante uma queimada em um pasto, um grande "redemoinho de fogo" se formou..

O fenômeno aconteceu na tarde de terça-feira (10). É possível ver um caminhão-pipa próximo à labareda, que alcança vários metros de altura. Uma grande cortina de fumaça também foi formada.
Em certo momento, há uma espécie de "explosão" na base do redemoinho. Funcionários da própria fazenda conseguiram controlar o fogo. Fonte: G1 GO-11/09/2019,









Novo 'redemoinho de fogo' é registrado em Santa Helena de Goiás

É a segunda vez que o fenômeno é registrado na cidade em apenas dois dias.  Um grande "redemoinho de fogo" foi flagrado durante uma queimada na plantação de cana de uma fazenda, em Santa Helena de Goiás, região sudoeste do estado. É o segundo registro do fenômeno na cidade em apenas dois dias.
O  redemoinho se forma em uma lavoura próxima à GO-325, na quinta-feira, 12 de setembro.. É possível ver que parte do terreno está em chamas, em meio a uma gigantesca cortina de fumaça. O fenômeno aconteceu na quinta-feira, 12 de setembro.

RISCOS

Segundo os redemoinhos de fogo são bastante perigosos. Na presença de um, o aconselhável é se afastar. A orientação é ficar a pelo menos 80, 100 metros. A ação dos bombeiros é de isolar a área e esperar o fogo se dissipar sozinho. Fonte: G1 GO-13/09/2019


Terceiro redemoinho de fogo é visto em Goiás em menos de uma semana

Em quase uma semana, três redemoinhos de fogo foram registrados em Goiás. O último deles ocorreu em Jandaia, na região Sul do Estado, nesse último final de semana durante uma queimada em uma plantação de cana-de-açúcar. As labaredas ganharam altitude e puderam ser vistas de longe, o que assustou as pessoas que estavam próximas.

Apenas depois que o fogo se dissipou no canavial é que os agricultores ficaram mais aliviados. "Esperamos que as coisas normalizem. Porque toda família ficou muita assustada com a altura das labaredas”, contou um deles . O Corpo de Bombeiros não foi acionado para combater as chamas.

MOTIVO
O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Olívio Bahia, explica que o fenômeno ocorre basicamente por conta da forte temperatura da superfície e da camada de ar pouco acima, o que faz a pressão atmosférica baixar na região. Assim, uma grande diferença de pressão ocorre entre as áreas próximas, gerando uma turbulência, o que leva esse ar quente de forma rápida para o alto em forma de espiral. “E como próximo desse redemoinho tem fogo, ele acaba aspirando o que tem ali por perto e elevando, formando uma coluna de fogo”, relatou.


A recomendação é para que, ao se deparar com um evento como esse, as pessoas se afastem. Por conta do tempo seco, há uma preocupação também com as faíscas que esse tipo de redemoinho pode soltar em outras áreas. “São novos pontos de ignição que podem provocar novos focos de incêndio”, disse o meteorologista. Fonte: G1 GO - 16/09/2019

Vídeo


Comenta:
COMO SE FORMA UM TORNADO DE FOGO
Tornado de fogo ou redemoinho de fogo  não são formados por condições atmosféricas elevadas; eles são criados pelo ar quente e seco que sobe rapidamente do solo. Nesse sentido, eles têm mais em comum com turbilhões normalmente se formam em dias quentes e ensolarados, quando o solo aquece o ar próximo.

A FÍSICA DE UM TORNADO DE FOGO
À medida que o ar quente sobe do solo, ele forma colunas verticais, ou "chaminés", até se tornar menos denso, esfriar e depois se dissipar em altitudes mais altas. À medida que mais ar quente é puxado para a coluna ascendente, ele começa a girar em um vórtice, não muito diferente do vórtice que se forma quando a água escorre da banheira.
Esses vórtices são criados pelo momento angular de fluidos (líquidos ou gases como o ar). O momento angular determina que, à medida que um objeto se aproxima do centro de rotação, ele acelera. Patinadores em figura demonstram isso quando puxam seus membros em direção ao centro de seus corpos, o que os faz girar mais rápido.
Em um redemoinho de poeira, o ar quente girando para cima em um vórtice,  pega areia, sujeira, folhas e tudo o mais que estiver no chão. Um tornado ou redemoinho de fogo, no entanto, pega brasas em chamas, cinzas, gases quentes e detritos combustíveis, criando uma torre aterradora de chamas que pode se estender por centenas de metros no ar.

UM TORNADO DE FOGO É PERIGOSO?
A maioria de tornado de fogo  dura alguns minutos - razão pela qual  raramente eles são capturados em vídeos. À medida que o ar quente sobe e esfria, sua força diminui e qualquer combustível que cria o tornado de fogo acabará se queimando.

No entanto, os incêndios podem ser extremamente perigosos - as temperaturas podem chegar a 1.093 graus Celsius em um tornado  de fogo. Além disso, como se movem rapidamente, eles podem deixar  uma faixa de destruição por uma distância considerável em apenas alguns segundos e propagar fogo por uma ampla área.

Até os especialistas às vezes se surpreendem com a força destruidora de um redemoinho  de fogo : em 2000, um redemoinho de fogo sob observação de uma equipe do Departamento de Florestas e Proteção contra Incêndios da Califórnia pulou uma faixa limpa de terreno, atingiu e levantou o veiculo SUV , jogando contra o solo, ferindo  um membro da tripulação.

Em 1926,     um incêndio provocado por um raio que atingiu um tanque de óleo numa fazenda, ^na Califórnia, ardeu por cinco dias e resultou uma série de tornado de fogo,  que percorreu em direção a leste,  atingiu uma casa, levantando-a no ar e carregando-a através de um campo até cair, destruindo a casa e matando duas pessoas. Fonte: Whirling Flames: How Fire Tornadoes Work, By Marc Lallanilla May 16, 2014 Planet Earth

Marcadores:

posted by ACCA@8:58 PM