Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, agosto 13, 2019

Tanque de armazenamento de etanol explode em Nova Independência

Um tanque de armazenamento de etanol da usina Ipê, em Nova Independência, no interior de São Paulo, explodiu e causou um incêndio de grandes proporções na manhã de sábado (10 de agosto).

RESERVATÓRIO
O Reservatório que permanece em chamas tem capacidade para armazenamento de 64 milhões de litros de etanol, porém estava com a metade cheia de combustível.

CORPO DE BOMBEIROS
Homens do Corpo de Bombeiros de Andradina foram os primeiros a chegar à usina. No início da noite de sábado, cerca de 70 profissionais das corporações de Araçatuba, Ilha Solteira, Presidente Prudente, Marília e São José do Rio Preto trabalhavam na tentativa de contenção das chamas e e resfriar outros tanques a fim de evitar novas explosões. Mais de 20 caminhões apoiando e mais de 18 viaturas de bombeiro no local.

VÍTIMAS
Não houve vítimas  

COMBATE AO FOGO
A ação consiste em jogar água de forma ininterrupta nos tanques, para que eles se mantenham molhados e, com isso, não recebam calor. Fato que se vier a acontecer pode causar novas explosões.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, enquanto o etanol que está no interior do tanque que explodiu continuar produzindo o calor que alimenta as chamas, o fogo não irá se apagar.
No decorrer do dia, as paredes metálicas do reservatório começaram a derreter por conta da elevada temperatura. É também um fator de risco, uma vez que pode gerar vazamentos e espalhar etanol em chamas pelo pátio da unidade industrial, que fica distante dá área onde a cana-de-açúcar é moída e o combustível produzido.

CONTROLE DO FOGO
O Corpo de Bombeiros conseguiu controlar as chamas e apagar o fogo na manhã de domingo (11 de agosto).Foram necessários praticamente um dia e uma noite  para que o incêndio fosse controlado.
Desde a explosão do tanque, que tinha a metade de sua capacidade cheia de etanol, a principal preocupação foi trabalhar no combate às chamas e, principalmente, no resfriamento de reservatórios vizinhos ao que pegou fogo, para evitar o risco de novas explosões.


CAUSA PROVÁVEL
As causas do incêndio continuam desconhecidas e só devem ser identificadas após trabalho da perícia. Contudo, a suspeita é que a explosão ocorreu por causa de uma falha na tampa do tanque.

NOTA DA EMPRESA:
Usina Ipê informa que hoje, dia 11/08, por volta das 05h40min, o incêndio que atingiu um de seus tanques de armazenamento de etanol foi controlado, não havendo mais chamas, sendo mantido o trabalho de rescaldo. O tanque atingido, de número 3, no momento do incêndio armazenava 11.113.000 litros de etanol. A empresa ratifica a inexistência de vítimas de qualquer natureza, bem como a continuidade dos trabalhos de apuração das causas - ainda desconhecidas. Por fim, a Usina Ipê agradece aos bombeiros, aos seus funcionários, às empresas da região que disponibilizaram seus equipamentos e funcionários e a todos os outros envolvidos no combate às chamas, que trabalharam incansável e ininterruptamente para o controle do incêndio.
Fontes: Rede TV- 10/08/2019, O 18 News -12 Ago 2019, Hoje Mais Andradina- 12/08/19


Marcadores: ,

posted by ACCA@4:55 PM