Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quarta-feira, junho 12, 2019

Incêndio em loja no calçadão em Araçatuba

O fogo começou por volta das 14h de sexta-feira (12 de abril) em uma loja de produtos importados da China, no calçadão, no centro da cidade de Araçatuba.

ISOLAMENTO DO LOCAL
A área foi completamente isolada pela Polícia Militar e as equipes do Corpo de Bombeiros de toda a região trabalharam para conter as chamas durante a tarde.
Muitos curiosos se juntaram no calçadão e algumas pessoas chegaram a passar mal por inalar a fumaça tóxica.  

ORIGEM DO INCENDIO
Segundo a polícia, o incêndio começou na área de estoque da loja e se alastrou rapidamente.
Funcionários do comércio viram o fogo começar por volta das 14h e pediram socorro.  

CORPO DE BOMBEIROS
Ao todo, 17 viaturas do Corpo de Bombeiros foram utilizadas no combate às chamas, de acordo com a Polícia Militar. O incêndio foi contido por volta das 17h.

VÍTIMAS
No momento, havia 16 funcionários trabalhando e muitos clientes, que conseguiram correr e não se feriram.

VÍTIMAS: BOMBEIROS
Um bombeiro morreu soterrado durante o trabalho de combate ao incêndio.  Trabalhava no combate ao fogo no interior do imóvel quando parte da estrutura cedeu. Ele chegou a ser considerado desaparecido, pois a temperatura no interior do local não permitia que outros bombeiros entrassem para tentar encontrá-lo. Segundo informações oficiais, assim que o resfriamento ocorreu, bombeiros entraram para socorrê-lo, porém, ele foi encontrado já sem vida. Acredita-se que ele tenha fico preso entre uma parede e, por isso, não conseguiu sair.
Outro bombeiro de 32 anos, que também foi atingido pelos escombros, foi socorrido em estado grave para a Santa Casa de Araçatuba (SP) com queimaduras de terceiro grau.  
De acordo com informações da Santa Casa, o bombeiro teve queimaduras de terceiro grau em 27% do corpo, principalmente nas pernas, tórax e braços.
O bombeiro foi entubado e estava na UTI da Santa Casa. Na manhã de sábado (13), ele foi transferido de helicóptero para um hospital em Bauru (SP) especializado em queimados. O estado de saúde dele é estável.

RESCALDO
Na manhã de  sábado, os bombeiros ainda faziam o rescaldo no local do incêndio. Uma quadra inteira do calçadão ficou interditada e cerca de 20 lojas não puderam abrir as portas.
Mesmo com o incêndio controlado ainda havia preocupação de explosão já que uma loja ao lado utiliza gás encanado. A empresa responsável foi chamada para desligar o sistema.
Fontes: G1 Rio Preto e Araçatuba-13/04/2019 19h32 e Folha da Região - 13 de abril de 2019    

Marcadores:

posted by ACCA@3:47 PM