Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quarta-feira, setembro 26, 2018

Celular pega fogo a bordo do avião da Ryanair

Na terça-feira, 30 de julho,  houve momentos de pânico no aeroporto de Barcelona El Prat quando um celular pegou fogo em um avião da Ryanair. Os passageiros tiveram de sair do avião - de forma desastrosa - através do escorregador de emergência. O fogo foi provocado por uma bateria externa que explodiu.

Conforme relatado pela companhia aérea irlandesa, o proprietário do aparelho era uma pessoa da Nova Zelândia que queria voar de Barcelona para Ibiza.  O celular estava conectado ao carregador quando superaqueceu. A fumaça que saiu de debaixo dos assentos alertou a tripulação e os passageiros vendo as chamas entraram em pânico. A tripulação controlou o fogo em alguns segundos.

A tripulação pediu calma aos passageiros, mas  houve tumulto durante a evacuação. O protocolo de emergência foi ativado e, como medida de precaução, os passageiros foram evacuados pelas rampas de emergência. O incêndio não causou nenhum ferimento, mas alguns passageiros ao pularem  nos escorregadores sofreram pequenas queimaduras.
A Ryanair providenciou uma outra aeronave para reacomodar os passageiros para que embarcassem com o menor atraso possível.
Não é a primeira vez que um celular pega fogo num avião, enquanto conectado a uma bateria portátil.
Por isso, alguns especialistas em aviação defendem que companhias aéreas passem a proibir o embarque de carregadores de lítio nas aeronaves.  Fonte: La Vanguardia - 01/08/2018

Marcadores: ,

posted by ACCA@9:01 PM