Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

segunda-feira, agosto 13, 2018

Baleia morre após engolir mais de 80 bolsas plásticas

A baleia  foi resgatada após ser avistada na segunda-feira  (28 de maio), flutuando inerte e incapaz de nadar, no canal de Na Thap , província de Songkhla.. Ambientalistas tentaram salvar o animal por vários dias, mas ele acabou morrendo na tarde de sexta‑feira (01 de junho), devido à obstrução intestinal.

Antes de morrer, a Baleia-piloto-de-aleta-curta regurgitou cinco bolsas de plástico entre espasmos.
Segundo informou o departamento de Recursos Litorâneos e Marítimos do país, a autópsia revelou que a baleia tinha mais de 80 bolsas de plástico no estômago, com um peso total de oito quilos.

Na imagem, o conteúdo retirado de dentro do estômago
        do animal, vítima da poluição.

O biólogo marinho Thon  Thamrongnawasawat disse que as sacolas teriam impedido a baleia de comer alimentos nutritivos. "Se você tem 80 sacolas plásticas no estômago, você acaba morrendo", disse ele.

POLUIÇÃO DOS OCEANOS
A morte da baleia é mais um sintoma do crescimento da poluição nos oceanos. Um relatório sobre o futuro dos mares, divulgado recentemente pelo governo do Reino Unido, alertou que a quantidade de plástico no mar pode triplicar em uma década, a menos que o lixo seja contido.
A Tailândia é um dos maiores usuários de sacolas plásticas no mundo. No mês passado, o governo do país anunciou que está estudando criar uma taxa para tentar conter o uso do material. Acredita-se que o plástico seja responsável por milhares mortes de animais todos os anos.O Greenpeace denunciou que oito milhões de toneladas de lixo vão parar todos os anos nos oceanos. Entre os dejetos  estão trilhões de bolsas ou fragmentos de plástico que causam todos os anos a morte de milhares de exemplares da fauna marinha.

BALEIA
A baleia-piloto-de-aleta-curta, ou baleia-piloto-de-peitorais-curtas, chega geralmente a medir entre cinco a sete metros de comprimento e pesar até três toneladas. Diferentemente da baleia‑piloto comum, encontrada em regiões mais frias, ela também vive em zonas de águas relativamente quentes.  Fontes: BBC Brasil - 2 junho 2018, Deutsche Welle – 03.06.2018

Marcadores:

posted by ACCA@9:16 PM