Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, março 27, 2018

Fogo, fumaça, pânico e uma porta fechada: Tragédia em Tondela

Os primeiros relatos dão conta da aflição: primeiro o fogo, depois a fumaça  e depois o pânico.  
Dezenas tentaram fugir, mas encontraram uma porta fechada.  O  incêndio  deflagrado  na  noite de  sábado 13 de janeiro numa associação recreativa de Vila Nova da Rainha, em Tondela, Portugal.

CAUSA
Terá havido uma ignição no aquecedor, instalada no piso superior. O forro do primeiro andar foi atingido pelas chamas. A propagação foi muito rápida, gerou muita fumaça e uma grande concentração de monóxido de carbono. O imóvel foi tomado por um denso fumo negro, que desorientou as pessoas  em pânico.

VITIMAS
Oito pessoas morreram,  38 ficaram feridas.

SOBREVIVENTE
Foi tudo rápido. Não houve explosão. Começou a arder o  tubo da saída do aquecedor e propagou-se para o forro. Cerca de 60 pessoas que se encontravam no 1º andar da associação  se precipitaram para as escadas de acesso ao térreo, a outra porta existente no edifício, que dá para a rua, estava fechada. Saímos uns 15 e o restante ficou nas escadas, mas só os primeiros conseguiram escapar. As pessoas ficaram presas e pisoteadas nas escadas, disse o sobrevivente.

AJUDA EXTERNA
Um popular notou a fumaça que saía da associação, partiu os vidros de uma janela, entrou no prédio e encontrou um "amontoado de gente" na escadaria principal. "Vi pessoas desorientadas por causa do fumo", conta o morador.  
As pessoas ficaram encurraladas durante alguns minutos no interior do edifício em chamas, até que, finalmente, conseguiram arrombar a porta de acesso para a rua usando um jipe. Muitos ocupantes ficaram intoxicados pela fumaça, outros sofreram queimaduras e escoriações na aflição da fuga, conta o morador.

CONTROLE DO FOGO
O fogo foi dado como extinto  uma hora depois de ter sido dado o alerta aos bombeiros .

MOBILIZAÇÃO DE PESSOAL
Segundo o CDOS (Centro Distrital de Operações de Socorro )no pico da operação foram mobilizados cerca de 200 profissionais e 74 viaturas envolvidos nas operações de assistência às vítimas. Foram ativados quatro meios aéreos.

HOSPITALIZAÇÃO
Segundo dados do Ministério da Saúde, dos 38 feridos;
■ 13 feridos estão internados no hospital de Viseu.
■ 16 feridos que foram enviados para outras unidades hospitalares
■ 09 tiveram alta hospitalar;
Fonte: Jornal de Noticias - Domingo14 de janeiro de 2018

Marcadores:

posted by ACCA@7:31 PM