Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

segunda-feira, outubro 23, 2017

Incêndio no frigorífico Agra em Rondonópolis

Um incêndio atingiu uma parte de um frigorífico na noite de sábado, 16 de setembro,  localizado na BR-163, saída para Campo Grande (MS), em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá.

INÍCIO
O  incêndio começou por volta das 18h45 do sábado, na área operacional, onde a carne é processada e, depois, embalada.

MATERIAL COMBUSTÍVEL
Segundo os bombeiros no local tinha papelão, plástico e forro com isopor, além do vazamento de gás amônia, acabaram por dificultar o controle do incêndio. 
O  Corpo de Bombeiros, em conjunto com as brigadas de diversas empresas, conseguiu manter o fogo confinado no mesmo local, impedindo que ele se espalhasse para outros espaços da unidade. O  fogo ficou restrito a uma área próxima à câmara fria.

CAUSA DO INCÊNDIO
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as causas do incêndio são desconhecidas.

TESTEMUNHAS
Os trabalhadores disseram que por volta das 18h30 já sentiam cheiro de queimado e as chamas começaram no teto e a propagação foi rápida, só tiveram tempo de sair correndo.
O  local tinha pouco mais de 20 pessoas e parte da equipe estava jantando, a outra que faz parte da limpeza é que estava na ativa no momento que o fogo começou.

CORPO DE BOMBEIROS E BRIGA DE INCÊNDIO
O Corpo de Bombeiros atuou no combate ao incêndio com 25 bombeiros, dois caminhões, a autoescada Magirus, duas caminhonetes, além de 12 brigadistas de outras  empresas e da colaboração do Exército, através do 18º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC).
“Os brigadistas do frigorífico fizeram o primeiro combate ao incêndio e, graças a isso, as chamas não se alastraram, considerando ainda a distância da empresa da nossa base”, avaliou o  tenente Campello do Corpo de Bombeiros.   Os bombeiros e  os demais brigadistas  saíram do frigorífico por volta das 1h40 da manhã de domingo, quando todos os trabalhos necessários para extinção das chamas haviam sido feitos.

DANOS MATERIAIS
Conforme Corpo de Bombeiros, o prédio atingido pelo fogo não foi destruído totalmente, sofrendo danos em parte da estrutura.
Fonte: Agora MT - 16 de setembro de 2017; A Tribuna Mato Grosso - setembro 19, 2017

Marcadores:

posted by ACCA@3:31 PM