Incêndio no túnel Tauern
Resumo do desastre:
■ 12 mortes
■ 16 horas de incêndio
■ 86 pessoas conseguiram escapar, sendo 47 com ferimentos
■ 24 carros e 16 caminhões queimaram-se completamente
Para analisar as principais falhas, vejamos o que realmente
aconteceu ao longo dos 6.041 metros do túnel Tauern (Áustria), no dia terrível
de 29 de maio de 1999.
CRONOLOGIA DOS ACONTECIMENTOS
Quando os bombeiros alcançaram o local às 20h, quase 15 horas após o acidente, era a visão
que eles tinham do desastre. No primeiro plano o incêndio já foi extinto e as
pessoas puderam sair a tempo.
Mas o principal foco de incêndio continuava a
queimar acima de 1000o C . Uma grossa
camada de espuma cobria a superfície da pista e você pode ver parte dos
escombros do túnel contra um fundo abrasador.
NOITE DE SEXTA-FEIRA PARA SÁBADO, 2H 8 MIN (MADRUGADA)
Nesse momento ocorreu um grave acidente num trecho da
estrada após o túnel em direção a
Salzburg. A estrada foi fechada por uma hora no sentido da colisão e causou um
grande congestionamento
O tráfego oposto também estava totalmente parado, com fluxo
de carros de 800 a 1000 veículos por hora.
Apenas à noite, os trabalhos de reparos foram executados no
interior do túnel, a cerca de 800 metros a nordeste da entrada do túnel.
O tráfego estava controlado por semáforo no interior do
túnel para agilizar o trânsito. Controlando o fluxo de carro no túnel, criou um grande congestionamento.
O limite de velocidade foi imposta para 50 km/h e mais tarde
para 30 km/h. No interior do túnel um forte fluxo de ar de norte para o sul foi
sentido.
SÁBADO ÀS 4H 47 MIN, MADRUGADA
O semáforo na direção norte (Salzburg- Áustria) mudou para
vermelho e após 40 segundos a luz oposta mostrará verde, em direção ao sul.
SÁBADO ÀS 4H 48 MIN , MADRUGADA
Um outro caminhão, motorista com 28 anos de
experiência, está retornando para
Bologna (Itália), distante 500 km. Ele dormiu poucas horas à noite anterior.
Agora, ele dirige um caminhão pesado transportando 50 vacas.
Pouco depois da entrada do túnel, o caminhão alcança a
velocidade limite de 50 km/h e então ele cochila no volante por alguns segundos.
Seu caminhão de 34 toneladas colide com outros carros, imprensando os dois
últimos e outros dois contra a parede do túnel. A violência da colisão foi tão grande que a
polícia acreditou, apenas um carro foi envolvido no acidente.
Imediatamente surgiu um clarão, fogo, provavelmente devido a
vazamento de combustível. Várias explosões ocorreram, provavelmente latas de
spray, explodindo e voando em volta do fogo. Pesadas nuvens de fumaça,
desenvolveram instantaneamente e tudo isso em alguns segundos após a colisão do
caminhão.
Oito pessoas morreram instantaneamente. Duas escaparam,
milagrosamente, com poucos ferimentos.
Colisão e destroços queimados dos veículos, no local onde
ocorreu o acidente
2 MINUTOS APÓS O INÍCIO DO INCÊNDIO
O sistema de detecção acionou o alarme no centro de controle
do túnel. O responsável em serviço imediatamente posicionou as câmeras cobrindo
o local do acidente. Mas nada podia ser visto. O alarme automaticamente alterou
as luzes do semáforo da entrada do túnel , para vermelho.
Mas o tráfego continuava e muitos motoristas simplesmente
ignoravam as luzes em vermelho e
entraram no túnel, um erro que muitos pagarão amargamente com as
próprias vidas.
Um teste foi realizado, alguns meses mais tarde, em outro
túnel, por um canal de TV e também mostraram que muitos e muitos carros
ignoraram as luzes do semáforo.
No mesmo momento em que cessa a ação do alarme, as câmeras
de vídeo localizadas a sudeste da entrada do túnel, mostra inesperadamente uma
densa nuvem de fumaça vindo em alta velocidade.
Isto leva alguns segundos para obstruírem a visão das
câmeras , elas somente mostram imagens negras.
Mais carros entram no túnel, no setor sul, ignorando as
luzes vermelhas.
O responsável em serviço imediatamente avisa a polícia, que
tem o mesmo controle de circuitos de TV instalados no local. A polícia alerta
os bombeiros localizados próximos nas extremidades do túnel. No momento havia 36 carros e caminhões no
interior do túnel. Nove deles conseguiram retornar.
Para fuga, as pessoas tinham entre 400 a 800 metros para
percorrer, se escolhesse a saída para o lado norte ou aproximadamente 5,5 km a
saída para o lado sul.
5 MINUTOS APÓS O INCÊNDIO – TESTEMUNHAS
Os primeiros extintores foram retirados dos abrigos para
uso.
Testemunhas informaram, alguns motoristas recusaram a sair
de seus veículos, apesar do caos ao
redor. Outros tentaram manobrar seus veículos no meio do inferno de fumaça e
dirigir na direção oposta. Um motorista de caminhão disse: “Eles fecharam seus
veículos e olhavam em volta”.
Quatro motoristas tentaram abrigar-se no interior de uma
cabine telefônica de emergência, a cerca de 100 metros de seus veículos, mas
apenas dois homens e uma mulher conseguiram fazer isto, apesar da fumaça.
Da cabine telefônica, eles alertaram o centro de controle às
4h 54min. Embora, o calor incrível no interior da cabine, eles conseguiram
sobreviver, mantendo as portas fechadas, impedindo a penetração da fumaça. A
câmera de TV próxima ao local, parou de transmitir imagens.
9 MINUTOS APÓS O INCÊNDIO
As sirenes foram acionadas e um alerta geral foi dado. Nesse momento, os bombeiros voluntários de Flachau, ao norte, foram alertados. Eles têm de percorrer pelo menos 18 km para alcançar a entrada do túnel, com seus veículos. Ao sul, os bombeiros voluntários de Zederhaus têm 7 km para percorrer. Até esse momento, eles sabem apenas que uma densa fumaça saía do túnel.
27 MINUTOS APÓS O INCÊNDIO
Dois carros com bombeiros chegam a entrada sul e
imediatamente penetram no túnel. Uma forte rajada de corrente de ar vindo do
lado deles para o norte, eles dirigem e param a 500 metros do local do
incêndio.
Uma densa camada de fumaça ocupa a secção do túnel e a visibilidade
é praticamente zero. Os bombeiros tinham apenas seis aparelhos de respiração e
dois deles tiveram de retornar.
Os bombeiros tinham de caminhar na frente do caminhão, para
verificar a eventualidade de encontrar algum corpo estendido no chão. Várias
explosões ocorreram. O calor atinge tal intensidade e os bombeiros procuram
abrigar-se na próxima cabine telefônica e o rádio de comunicação não funciona
mais.
O comandante dos bombeiros ordena aumentar para máximo a
extração de ar no local do fogo, enquanto outra secção do túnel recebe fluxo
máximo de ar fresco.
1 HORA 2 MIN APÓS O INCÊNDIO
O calor diminuiu de intensidade e os bombeiros podiam
alcançar as pessoas que estavam abrigadas na cabine telefônica. Próxima a
cabine, encontraram um corpo de um jovem. Ele estava intoxicado por gases .
Outros três receberam máscaras com filtro e foram imediatamente conduzidos para
fora do túnel.
1 HORA E 12 MIN, APÓS O INCÊNDIO
Mais e mais bombeiros chegaram, trazendo equipamentos
pesados. Mais de 170 bombeiros de 25
diferentes companhias chegaram ao norte do túnel e 138 bombeiros de 8
companhias, chegam ao sul do túnel.
Eles trouxeram duas câmaras de visão de infravermelho, que
enxergam através da fumaça , um gerador móvel de 28 kva, com sistema de
iluminação (23 luzes) e 12 ventiladores
de grande porte. O calor aumenta,
tornando difícil o caminho dos bombeiros para o norte.
Foram utilizadas cinco mangueiras com água e espuma para
controlar o fogo. Após tremendo esforços, o fogo foi extinto.
Foi instalado numa área de descanso da rodovia, ao norte e próximo ao túnel, um posto de
emergência.
VÍTIMAS
Noventa pessoas foram resgatadas do túnel, sendo 50
transferidas imediatamente para os hospitais. Dois helicópteros e 25
ambulâncias transportaram as vítimas.
5 HORAS E 12 MIN APÓS O INCÊNDIO
Grande parte do concreto da cobertura do túnel, começa a
cair. O calor enfraqueceu as ferragens e o concreto começou a fragmentar se e a
cair devido ao seu próprio peso.
Após algum tempo, era perigoso permanecer no local e os
bombeiros retiraram-se.
Era evidente que ninguém podia estar vivo no interior do
túnel, com temperatura atingindo quase 1.200o C no local de origem
do incêndio . A 700 m do local a temperatura alcançava 1000o C.
6 HORAS E 12MIN APÓS
O INCÊNDIO .
O vento muda de direção, dando a possibilidade de ventilação
adicional, no setor norte do túnel. A temperatura começa a reduzir
gradativamente
10 HORAS E 12 MIN APÓS O INCÊNDIO
O local da origem do incêndio mostra os principais danos.
Uma viga pesada, à esquerda, estava parcialmente separada da
parede entre os dutos de ventilação, acima da pista. (seta vermelha)
O calor foi tão intenso que a parede lateral desmoronou-se.
A parede externa, resistiu ao fogo.
16 HORAS APÓS O INCÊNDIO
O fogo foi extinto.
FECHAMENTO DO TÚNEL PARA REFORMA
O túnel permaneceu três meses em reforma e foi reaberto em 28
de agosto de 1999.
PREJUÍZOS
O acidente implicou custo de:
■ US $ 6,5 milhões para obras de reparação
■ US $ 19,5 milhões em tarifas perdidas.
Os custos dos danos e perda de pedágio foram cobertos
principalmente pelo seguro.
OUTRO INCÊNDIO
Em 10 de Janeiro de 2000, outro caminhão pegou fogo no túnel
Tauern. Novamente as mesmas falhas ocorreram,
os motoristas dirigiam seus carros no interior do túnel enquanto os
bombeiros extinguiam o fogo. Fonte: @ZR, Travel TauerTunnel. – 20 de agosto de 2001.
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