Crise de água:Planejamento de emergência
Não estamos acostumados a planejar cenários críticos.
Acreditamos que nunca irão acontecer. A estação de chuva está chegando, começou
em outubro, até agora, apenas chuvisco, irá até março de 2015. Estamos
torcendo, a chuva irá garantir o abastecimento até março de 2015?
Não simulamos cenários extremos, escassez de água. O que
devemos fazer? Daqui a pouco esqueceremos tudo, o ciclo de chuva volta a sua
normalidade. A seca só acontece a cada
100 anos? As indústrias estão preparadas para eventual racionamento de água?
Há outros fatores que não são discutidos e agravam a
escassez de água; desmatamento, consumo excessivo de água; agricultura (68%),
indústria (14%), crescimento populacional (14%).
Nos EUA os órgãos federais e estaduais simulam a
vulnerabilidade do sistema em eventos extremos, contaminação, etc. Elaboram
guias de planejamento de emergência.
Abaixo um guia sucinto de um plano de emergência
Água potável segura e confiável é vital para todas as
comunidades. Planejamento de resposta de emergência é uma parte essencial da
gestão de um sistema de água potável.
A maioria dos sistemas públicos de água tem emergências
operacionais de rotina, como rupturas de tubulações, mau funcionamento da
bomba, contaminação por coliformes e quedas de energia. Estes são gerenciáveis,
se o sistema de água tem um plano de emergência que pode ser colocado em ação
rapidamente.
Mais graves são as emergências não-rotineiras que podem
resultar de atos intencionais de sabotagem, vazamentos de produtos químicos,
inundações, terremotos, vendavais, ou secas, que podem afetar drasticamente o
sistema e a comunidade.
Cada emergência tem efeitos únicos em diferentes partes de
um sistema de água. As inundações podem provocar a contaminação bacteriana
generalizada, os terremotos podem danificar fontes e sistemas de distribuição,
e as tempestades podem interromper o fornecimento de energia.
O elemento comum é que cada situação de emergência pode
ameaçar a capacidade do sistema para fornecer água potável segura e confiável.
Planejamento de resposta de emergência é um processo pelo
qual a empresa explora a vulnerabilidade do sistema. Tem de fazer melhorias e estabelecer
procedimentos a ser adotado em caso de emergência. Ele também é um processo que
estimula as empresas a formar parcerias e conhecer um ao outro. Preparar um
plano de resposta e praticá-lo pode salvar vidas, prevenir doenças, melhorar a
segurança do sistema, minimizar danos e diminuir a responsabilidade.
AÇÕES DE RESPOSTA PARA EVENTOS ESPECÍFICOS
Desenvolver um plano de resposta detalhada para cada tipo de
evento de emergência que o sistema pode apresentar. Em qualquer caso, há uma
série de etapas gerais que um sistema de água deve tomar:
1. Confirmar e analisar o tipo e a gravidade da situação de
emergência.
2 Tomar medidas imediatas para salvar vidas.
3 Tomar medidas para reduzir danos ao sistema.
4 Fazer reparos com base na demanda prioridade.
5 O sistema volta ao seu funcionamento normal..
Conhecendo os diversos
elementos do planejamento de resposta a emergências e lembrando destas
etapas gerais; auxiliarão a empresa a
desenvolver ações de resposta para eventos específicos.
Estabelecer ações de resposta para eventos específicos.
Existem numerosos eventos que podem provocar uma situação de emergência que são
ditadas pelo tamanho do sistema,
complexidade, tipo de fonte, e localização geográfica.
Como discutido antes, causas prováveis de emergência em que
o sistema deve considerar são;
■queda de energia, interrupção de transmissão ou
distribuição,
■falha no tratamento de cloro, mau funcionamento no tratamento superficial
de água,
■falha de bomba, contaminação microbiana, contaminação
química,
■ato de terrorismo, vandalismo,
■seca, inundações e derrames perigosos na proximidade de
fontes ou linhas de distribuição.
Em qualquer uma
destas situações a prioridade é a população que utiliza a água. Estes são
apenas pontos de partida, uma vez que cada sistema é único e pode
encontrar situações adicionais que são
importantes para estar preparado.
FONTES ALTERNATIVAS DE ÁGUA
A contaminação da água ou interrupção do fornecimento pode
exigir que o sistema de água obtenha água a partir de uma fonte alternativa
para atender às necessidades básicas da comunidade. Todos os sistemas públicos
de água deve planejar com antecedência para fornecer água potável alternativa
durante uma emergência, se possível. É importante avaliar as potenciais fontes de água
alternativas antecipadamente para garantir que a água é segura e o fornecimento
é disponível.
Fontes que o sistema de água pode usar quando as fontes
primárias e sazonais não podem atender
às demandas são definidas como fontes de emergência. Elas são usadas apenas
quando necessárias por circunstâncias extremas, e principalmente imprevisíveis.
Fontes alternativas podem incluir emergência ou poços de
back-up, as fontes de água de superfície, ou mananciais. Um sistema de água que
antecipa uso de uma fonte de emergência deve planejar e agir bem antes de
qualquer necessidade. Como parte do planejamento de resposta de emergência, o
sistema de água deve testar essas fontes e trabalhar com os órgãos competentes
para obter a aprovação como uma fonte de emergência.
Outra consideração importante é saber se o sistema de água
pode estabelecer uma interligação com um abastecimento de água aprovado que
podem beneficiar ambos os sistemas em caso de emergência. Discutir esta
possibilidade com sistemas de água adjacentes (concessionárias diferentes).
Alternativas incluem fornecimento de garrafa de água ou caminhão-tanque que
poderia trazer água para usos diversos.
COMUNICAÇÃO EFICAZ
Uma comunicação eficaz é um elemento-chave de resposta de
emergência. Certifique-se que a empresa
tenha uma estratégia adequada de comunicação como parte de seu plano de
resposta de emergência.
Caso a empresa não tenha planejado com antecedência e quando
a crise surge é tarde demais. Como a empresa se comunica com seus funcionários, clientes e os meios de
comunicação podem afetar o resultado da situação.
Desenvolver parcerias com outras pessoas na sua rede de
resposta de emergência local, estabelecendo relacionamentos com a população,
com os meios de comunicação e criando ferramentas de comunicação, tais como;
boletim informativo e comunicados para imprensa com antecedência irá ajudá-lo a
se comunicar de forma eficiente e com
sucesso durante uma crise.
Por exemplo, estabelecer relações positivas na mídia antes
de uma emergência. Faça um esforço para se encontrar com jornalistas em sua
área para compartilhar informações sobre
o seu sistema de água e como eles poderiam receber informações quando ocorrer
emergência. Também contatar a organização de resposta de emergência local
(defesa civil), se existir e determinar que tipo de assistência eles possam
fornecer durante uma emergência.
Durante uma emergência, os meios de comunicação, a
população, e os outros terão muitas
perguntas. Esteja preparado organizando informações básicas sobre a crise e seu
sistema de água. Montar uma equipe rapidamente, incluindo um porta-voz
principal e uma ou mais pessoas para atender as reclamações.
Prepara para as reclamações da população durante a emergência
de água potável. Como a empresa se comunica com as pessoas é tão importante
quanto o conteúdo das informações que serão entregues. A linguagem
corporal, tom de voz e expressões de
simpatia, todos desempenham um importante
papel na forma como a informação é recebida.
Quando ocorre uma emergência, a mídia pode estar no local
rapidamente, solicitando informações que
irão inevitavelmente ao conhecimento
público.
Indicar um porta-voz para se comunicar com a mídia.
Certifique-se que o porta-voz transmite confiança, acessível, em posição de
autoridade, e treinado em técnicas de entrevista à imprensa.
Desenvolver mensagens-chave para usar com os meios de
comunicação que deve ser clara, concisa e precisa.
Certificar-se que as
mensagens são cuidadosamente planejadas e foram coordenados com as autoridades
locais e estaduais. Se as mensagens são diferentes, a empresa deve saber disso
e estar preparada para explicar o porquê.
Certifique-se que o
pessoal de escritório de campo sabe como lidar com a mídia e em questões
públicas. Pode ser necessário
estabelecer protocolos para esse pessoal, transferindo as questões ao
porta-voz.
DICAS DE COMUNICAÇÃO
fazer:
■ Estar preparado.
■ Designar um porta-voz.
■ Fornecer informações completas, precisas e em tempo hábil.
■ Diga sempre a verdade.
■ Expresse empatia.
■ Reconheça a incerteza e retornar com mais informações mais
tarde.
■ Documentar as comunicações.
Não fazer:
■ Especular sobre a causa ou o resultado de um incidente.
■ Achar o culpado ou debater.
■ Minimizar ou desprezar as
preocupações dos clientes.
■ Menosprezar as indagações das partes interessadas quanto às questões de resposta de emergência.
ALERTA DE SAÚDE
Durante os eventos, quando a qualidade da água e a saúde
pública estão em questão, pode ser necessário emitir um alerta de saúde. O
termo "Alerta de Saúde",
significa aviso ou recomendação à
população do sistema de água sobre a forma de proteger a saúde, quando a
água potável é considerada insegura.
Estes avisos são emitidos quando os riscos de saúde para os
consumidores são suficientes, na estimativa do sistema de água ou as
autoridades de saúde estaduais ou municipais, para justificar tal aviso.
Alertas de saúde geralmente tem a forma
de uma advertência água potável ou aviso de ferver água.
A comunicação durante esse período é crítica. Os alertas de
saúde deve sempre ser bem analisados e fornecer mensagens muito claras. Alertas
de saúde pode ser desafiador e demorado para o sistema de água e para saúde
pública. Eles também são inconvenientes para o fornecimento de água para a
população. No entanto, estes avisos são necessários a fim de proteger a saúde
pública. A fim de determinar o aviso de saúde, há muitas coisas a considerar e
perguntas a responder, geralmente em um curto período de tempo. Esta é outra
razão importante que os sistemas de água devem formar parcerias com outros
setores (secretarias de saúde) com antecedência desses eventos.
Fonte:
Emergency Response Planning Guide for Public Drinking Water Systems- Washington
State Department of HealthMarcadores: Meio Ambiente

0 Comments:
Postar um comentário
<< Home