Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, julho 29, 2014

Explosão de tambor vazio

CENÁRIO
Em 01 de dezembro de 1999,  às 9 h, ocorreu uma explosão a bordo da Plataforma “Petrobras XXI”, de bandeira panamenha, operada pela Petrobras, posicionada na Bacia de Campos, quando era utilizado equipamento de solda elétrica para retirar uma pequena tampa localizada na parte superior de um tambor de 200 litros vazio de Demtrol.

VÍTIMAS
O soldador MAVB teve lesões corporais  e também atingiu três funcionários.

CAUSA
O soldador MAVB, ao atender solicitação do auxiliar de plataforma CHFR, resolveu utilizar o aparelho de solda elétrica para remover a tampa de um tambor vazio, que armazenava Demtrol, produto químico inflamável e desconhecendo que o tambor não havia sido desgaseificado,  provocou  explosão do tambor, resultando em lesões em três trabalhadores  O tambor possuía uma etiqueta indicando que o produto era inflamável.
Fonte: Tribunal Marítimo-Processo Nº 18.917/2000

Comentário: O trabalhador não tinha noção do risco, apesar de trabalhar numa plataforma de petróleo. Houve imprudência ou total desconhecimento de medidas de segurança que  um soldador deve ter.
Há duas medidas de segurança básica que o soldador deve conhecer;
■ Não solde tanques, tambores se não tiver absoluta segurança de não haver perigo de combustão ou explosão. 
■ Não confie em seu instinto para decidir se há ou não segurança para soldar  tanques ou tambores. Investigue o que foi guardado nesses recipientes, pois uma quantidade mínima de gás ou líquido pode provocar séria explosão. Caso o recipiente tenha contido material inflamável, lave-o com água muitas vezes ou desgaseifica, antes de soldar.

O Demtrol é um desemulsificante destinado à produção de petróleo e útil para separar o óleo da água na extração. A ficha de informações de produtos químicos  indica manter o produto afastado do fogo ou de pontos quentes.

Quando existem atmosferas explosivas no interior de tambores ou tanques, será necessário proceder à sua eliminação  antes da execução dos trabalhos: os reservatórios devem ser atestados com água ou inertizados com um gás inerte (por exemplo dióxido de carbono ou nitrogênio).

TAMBOR VAZIO OU QUASE-VAZIO
O tambor vazio ou quase-vazio, o vapor residual de uma pequena quantidade de líquido é suficiente para preencher o tambor com uma mistura explosiva de ar e de vapores inflamáveis.
Conseqüentemente, os tambores quase-vazios podem ser significativamente muito mais perigosos do que os tambores que estão cheios. Em geral o trabalhador supõe que o risco de um tambor quase-vazio é inferior do que um tambor cheio.
Porque o risco real “está oculto”, é essencial que os tambores de líquidos inflamáveis advertem com “destaque” o alto risco de explosão de um tambor parcialmente vazio.
Os avisos adicionais em relação ao corte ou soldagem são necessários, assim como instruções para evitar  todas as fontes de ignição e manter o tambor fechado completamente.

TREINAMENTO DE EMPREGADO
Quanto ao treinamento de empregado sobre os riscos de tambores quase-vazios podem ser úteis, todos tambores usados, frequentemente, podem encontrar-se em mãos de empregados não treinados ou de terceiros. Isto reforça a necessidade para etiquetagem adequada e chamativa, isso vai além dos avisos usuais para líquido inflamável. Em geral, a pessoa leiga não treinada acredita intuitivamente que menos liquido inflamável significa menos risco, quando o oposto é verdadeiro.

Este caso envolve as seguintes normas e recomendações;
·Comunicação de Riscos
·Norma de líquidos inflamáveis
·Fatores humanos – treinamento
·Manual de Produtos Químicos
·Etiqueta de aviso de perigo

Finalidade da Comunicação de Riscos
·Identificação dos riscos
·Procedimentos de segurança para trabalhar com produtos químicos
·Procedimentos de comunicação de riscos
·A Importância das Etiquetas de Identificação /Etiqueta de alerta
·Equipamentos de Proteção Individual
·Reação a uma Emergência
·Riscos Químicos e Como Controlá-los
·FISPQ – Manual de Produtos Químicos
Fonte: Chemmax Inc.

Vídeo:
Mostra a ocorrência de um acidente e os procedimentos de segurança que devem adotar em caso da soldagem ou execução de trabalhos à quente.

Marcadores: ,

posted by ACCA@4:06 PM