Cuidados que o motorista deve ter para dirigir com neblina
Preste atenção nestas dicas:
Em primeiro lugar, é importante
manter uma velocidade constante, pois se você parar ou diminuir bruscamente o
carro que vier atrás pode não lhe ver e colidir na traseira do seu veículo.
Lembre-se sempre, que não é só o
seu campo visual que está reduzido, o dos outros condutores também, então,
qualquer manobra que você for fazer avise para os outros motoristas com muita
antecedência.
Os faróis de neblina devem ser
acesos somente quando necessário. Se isto acontece de dia, quando se está
claro, é melhor não ligá-los, pois eles refletem muito no carro da frente
deixando a situação pior (isto também é recomendável no caso de dias chuvosos).
Este equipamento serve muito mais para que outros veículos o vejam do que para
melhorar sua visibilidade.
No caso da neblina, mais luz não
implica em melhor visão. Quando você acende os faróis altos, nesta situação,
você fica apenas enxergando uma parede branca, então deixe as luzes baixas e
lembre-se que tudo parecerá mais longe do que realmente está.
Outro fator importante é não
ligar o pisca-alerta (como muitos fazem). Se você vir um carro com este
equipamento ligado nunca saberá se ele está quebrado/acidentado (parado) ou em
movimento (você perde as referências de distância).
NEBLINA: SABENDO O QUE FAZER, NÃO TEM SEGREDO.
■Reduza a velocidade:
Mas não freie bruscamente.
Com a visibilidade reduzida,
outros motoristas podem não
enxergá-lo e acabar colidindo.
■Mantenha a distância
Fique a uma distância segura
do veículo que segue à frente.
Isto garante um tempo de reação maior quando necessário.
■Use farol baixo
A luz do farol alto reflete nas partículas de água e atrapalha sua visão.
Na neblina, farol baixo. Use a sinalização de solo para se orientar.
■Evite mudar de faixa
Se houver realmente a necessidade de mudar de faixa, faça-o com muita atenção ao retrovisor e use a seta.
■Limpe pára-brisa
Na neblina, não se esqueça de acionar o limpador de pára-brisa, é importante para melhorar a sua visibilidade.
■ Nunca ligue o pisca-alerta
O pisca-alerta foi criado para sinalizar que o veículo está parado. Nunca ligue-o com o veículo em movimento. Isso pode confundir o motorista que vem atrás, fazendo-o frear bruscamente, podendo causar um engavetamento.
■Nunca pare na pista
.A estrada é uma via rápida. Nunca pare na pista e, quando
houver neblina, até o acostamento deve ser evitado.
Outros motoristas podem não vê-lo e colidir. Se a visibilidade estiver muito
prejudicada, estacione em um lugar
seguro até a neblina melhorar. Mesmo
diante de imprevistos, como um pneu furado ou um pequeno acidente, nunca pare na estrada para resolver ou para discutir com outros motoristas. Fonte : Carsale – Dicas de segurança na estrada e Motorpress Internacional
Comentário:
Vídeo:
O
QUE DIZ A EPA, EM RELAÇÃO À NEBLINA
Obs: EPA (Environmental
Protection Agency, ), Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos .
A
distância aceitável de
visibilidade é baseado no limite de velocidade e na característica da estrada
(estrada separada por faixa ou estrada separada por canteiro central ou defensa).
Os limites são obtidos através de uma fórmula que inclui o tempo de reação do
indivíduo e a distancia percorrida pelo carro (tempo de reação para parar)
Tabela
Limite de velocidade
|
Visibilidade Mínima Aceitável VMA
|
20 km
|
8 m
|
25 km
|
15 m
|
30 km
|
23 m
|
40 km
|
33 m
|
50 km
|
44 m
|
55 km
|
56 m
|
65 km
|
71 m
|
70 km
|
86 m
|
80 km
|
103 m
|
90 km
|
121 m
|
100 km
|
163 m
|
Obs: Para estradas de mão única (separada por faixa
de rolamento), o limite de visibilidade aceitável deverá ser dobrado, devido à
colisão frontal. Um monitor de fumaça (equipamento de visibilidade) deverá
monitorar a visibilidade em relação aos objetos de uma distância aparente (estudo das condições de
visibilidade). Fonte: Smoke management in prescribed
burning-EPA
PROCEDIMENTOS PARA
ATENUAÇÃO DAS SITUAÇÕES DE VISIBILIDADE
Considerando uma série de etapas
para atenuar à redução da visibilidade quando a estrada está afetada pela
neblina ou fumaça. As ações apresentadas em ordem decrescente de visibilidade,
por exemplo à implementação da etapa 3, significa que as etapas 1 e 2 já foram
executadas.
1 – Sinalizar a estrada, quando a
visibilidade da estrada é o dobro ou menos da visibilidade mínima aceitável
(VMA), por exemplo, a distancia visual (campo visual do motorista) é reduzida
para 65 m e a velocidade indicada é de 40 km (pela tabela é de 33 m).
2 – Reduzir a velocidade limite
indicada, quando a visibilidade é o valor de VMA ou menos, por exemplo a
distancia visual é de 33m e a velocidade
indicada é de 70 km (VMA, 86m), entretanto o limite de velocidade indicada deve
ser reduzida para 40 km ou menos.
3 – Efetuar o comboio com carro
líder (polícia), para tráfego parado por fechamento da estrada, quando a
proporção de visibilidade atual para o
VMA é a metade ou inferior, por exemplo, a distância visual é de 15 m e o
limite de velocidade indicada é de 40 km, mas pela tabela do VMA a distância é
de 33 m. No sistema Anchieta-Imigrantes, a polícia rodoviária utiliza desse
método há vários anos, quando a
distância visual está crítica.
4 – Quando a proporção da
visibilidade atual para o VMA é inferior a 35 m, fechamento total da estrada
(quando não existe comboio, com carro líder)
Fonte: Highway Minimum Acceptable Visibility
HISTÓRICO
18/08/2013 - Trinta e quatro veículos se envolveram em um
acidente no Paraná. O engavetamento foi na BR 277, em São Luiz do Purunã, na
região dos Campos Gerais, a 50 quilômetros de Curitiba. Segundo a Polícia
Rodoviária Federal, a neblina na rodovia pode ter dificultado a visibilidade
dos motoristas. A estrada ficou interditada nos dois sentidos durante quatro
horas, causando um engarrafamento de 20 quilômetros, entre Curitiba e Ponta
Grossa. Três pessoas ficaram feridas.
20/04/2013 - Um engavetamento na BR 290 em Eldorado do Sul,
município vizinho a Porto Alegre, deixou pelo menos 36 feridos na manhã de
sábado. A sequência de acidentes aconteceu na ponte do Jacuí, na divisa entre
os municípios de Eldorado do Sul e Porto Alegre e envolveu 14 veículos.
De acordo com a Polícia Rodoviária, a forte neblina no local
é a provável causa do engavetamento. A rodovia ficou parcialmente bloqueada por
mais de três horas e o congestionamento chegou aos sete quilômetros.
15/11/2011 - Engavetamento na Imigrantes devido a forte
neblina, envolve cerca de 50 carros. O acidente aconteceu por volta das 12h45,
na altura do km 41, na Represa do Alvarenga, em São Bernardo do Campo, no
sentido São Paulo.
De acordo com os bombeiros, pelo menos 15 pessoas ficaram
levemente feridas e outras duas morreram.
24/05/2008 - Cerca de 17 veículos, na maioria caminhões e
carretas,sendo dois carros de passeio e uma viatura da Concessionária Via
Oeste, envolveram-se em um engavetamento na madrugada de sábado (24/05), por
volta das 4h21, no km 52 da rodovia Castelo Branco, sentido capital, na região
de Araçariguama.
Treze pessoas ficaram feridas. O engavetamento aconteceu
devido à forte neblina que
tomava conta da estrada no horário do acidente.
05/07/2002 - Pelo menos 14 pessoas morreram e mais de 20
ficaram feridas num engavetamento envolvendo cerca de vinte veículos na manhã
desta sexta-feira na Rodovia Castelo, no quilômetro 82, na região de Sorocaba,
interior do Estado de São Paulo.
Marcadores: transito

0 Comments:
Postar um comentário
<< Home